Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

10 dicas para te preparares para os exames

0
0
0
s2sdefault

Estamos no último período, com os exames nacionais à porta. Mas como gerir o tempo até aos exames nacionais? Aqui vão umas dicas.

1. Gere o teu tempo online

Provavelmente já reparaste que, de vez em quando, vais ao insta ou ao Twitter "dar uma olhadela” e, de repente, lá se foram algumas horas em frente ao ecrã. Não que não te possas divertir com as redes sociais, mas aprender a gerir o teu tempo online é um passo fundamental.

Podes usar “o lado bom” da internet e dedicares-te a aprender coisas novas, ver TED talks, tentar aprender uma nova língua, conhecer um novo país, aprender mais a respeito do corpo humano, etc...

2. Aponta tudo 

Tens acesso a um número muito grande de informação todos os dias, por isso não adianta pensar que vais conseguir lembrar-te de tudo o que o professor disser. Quando alguma coisa for realmente importante, como por exemplo, fórmulas importantes ou algum tópico importante que pode sair no exame, aponta no caderno ou escreve no Post-It. 

3. Faz uma lista das tarefas que fizeste 

Ser confiante e feliz é sinal de inteligência, e uma boa forma de te tornares confiante é lembrares-te das coisas que já conquistaste. As notas, as pequenas conquistas pessoais, a matéria que já conseguiste estudar. 

4. Joga mais

Os jogos mais recomendados para treinar o teu cérebro são o xadrez, alguns jogos de cartas e, claro, as famosas palavras cruzadas. Tudo que envolve planeamento estratégico e memória é uma boa ideia. 

5. Escolhe bem a tua companhia

Não é novidade que as pessoas com as quais te relacionas podem influenciar os teus hábitos e as tuas decisões.  Este conselho serve para a vida inteira: é sempre bom ter por perto uma pessoa inteligente tanto na questão racional quanto na emocional.

6. Lê bem!

Este é um conselho muito batido e, para alguns, um pouco chato. Ainda assim, é preciso reforçar o poder da leitura, principalmente no tempos das redes sociais, quando passamos mais tempo em contacto com conteúdos rasos do que com uma boa narrativa literária, por exemplo.

Cientificamente falando, a leitura tem o poder de dar aquele impulso que o teu cérebro precisa de vez em quando, sem contar com o facto de que é um ótimo exercício para a criatividade também. Não precisas de começar a ler a obra completa de Dostoiévski, mas pode criar o hábito de ler jornal e, quem sabe, aquele livro que faz mais o seu estilo. O importante é ler bastante e sempre.

7. Relaxa

Depois de um dia corrido, de todas as tarefas cumpridas, de começar a ler um novo livro e de aprender um pouco mais sobre o mugido das vacas, relaxa, respira e fica um tempo em silêncio, sem fazer nada, concentrando-se apenas no seu corpo e na sua respiração.

Esses minutos de calma são muito úteis para que o teu cérebro assimile tudo o que fizeste e para que o teu corpo recomponha as energias. Se és do tipo que vive muito stressado e irritado, experimenta fazer um pouco de meditação todos os dias e, com certeza, vais perceber que a sensação de irritação vai começar a diminuir.

Marcações: Escola, Valores, Exames

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.