
Problemas de look
Alguns adolescentes, sobretudo raparigas, queixam-se dos pais, porque não lhes compram a roupa da moda . Outros lamentam-se porque na escola se sentem menos respeitados, simplesmente porque não usam roupas de marca ou não andam na moda. São compreensíveis estas queixas. Embora se costuma dizer que o hábito não faz o monge, a realidade é que a nossa forma de vestir é como que uma segunda pele. Pela maneira de nos apresentarmos, pelo nosso «look», revelamos de certo modo a nossa personalidade.
Ter espírito crítico
Certa publicidade faz do uso de algumas marcas uma questão existencial. Quem não se veste ou não usa calçado daquela maneira é como que extraterrestre, fora deste mundo.
Para agravar mais esta pressão, existem os outros membros do grupo. Eles não aceitam bem quem não vestir da mesma maneira. O look é como que um sinal exterior de pertença ao grupo.
Perante esta situação, deves manter um espírito crítico, isto é, pensarás pela tua própria cabeça. Deste modo, afirmarás a tua personalidade, distinguindo-te de quem só sabe imitar os outros.
Dialogar com os teus pais
Os teus pais têm uma palavra a dizer no que diz respeito à tua maneira de vestir e calçar. São eles que terão de pagar os custos.
E, em tempo de crise, certamente nem sempre poderão satisfazer os teus gostos.
Este diálogo ajudará os teus pais a perceberem que já és adolescente, que os teus gostos já não são os mesmos do tempo da infância, que gostarias de te sentir bem com aquilo que vestes ou calças.
Este diálogo ajuda-te a evitar certas maneiras de te apresentar que podem parecer ridículas. Escutando calmamente o que diz a tua mãe ou o teu pai, chegarás a um acordo que te satisfará.
As nossas dicas
1. A simplicidade
Ao escolheres o teu look, procura a simplicidade.
Podem ser os jeans, os ténis, a camisola da época. É o vestuário mais simples e popular.
2. Os pormenores
A beleza na maneira de vestir está, muitas vezes, em pequenos pormenores. Um detalhe muito simples pode fazer toda a diferença, combinando bem com o resto.
3. A escolha
Se fores comprar alguma coisa para ti, pede a ajuda de amigos ou de familiares, mãe e irmãos. No meio de tanta variedade, nem sempre é fácil escolher.
4. Os saldos
Como o dinheiro não é muito, aproveita os saldos. Poderás adquirir a baixo preço aquilo que, em épocas normais, custa muito. Os teus pais agradecerão.
5. A não esquecer
Não te esqueças do seguinte: aquilo que hoje está na moda, amanhã já não o será.
A moda é efémera, como a erva que de manhã floresce e à tarde murcha.