
As revelações do ADN
O ADN revela tudo a respeito de nós. Ou quase… Aqui vão algumas dicas para compreenderes um pouco o que é o nosso ADN.
Enciclopédia pessoal
O ADN é uma molécula química descoberta nos meados do século XX. Encontra- se no interior do núcleo das nossas minúsculas células. No coração de cada uma delas existemaproximadamente 90 cm de ADN, contendo uma grande quantidade de informações. Elas compõem a notícia do fabrico do nosso corpo. Como se fosse uma enciclopédia pessoal, no ADN estão, em forma de código, milhares de genes diferentes, herdados dos pais. Eles determinam que tenhamos, como todos os seres humanos, uma cabeça, dois braços, duas pernas… Mas também características próprias: olhos azuis, cabelos ruivos…
Curiosidades
-
O comprimento total do ADN corresponde a cerca de 600 viagens de ida e volta entre a Terra e o Sol.
- Somos todos 99,9% iguais.
-
O genoma humano contêm 3 mil milhões de pares bases de ADN.
-
Um rápido datilógrafo, trabalhando oito horas por dia, levaria 50 anos para escrever o genoma humano.
Impressão genética
No nosso bilhete de identidade temos gravada a impressão digital, que é diferente de qualquer outra pessoa que existiu, exista ou existirá neste planeta. Mas, a partir da descoberta do ADN, a polícia dos diferentes países tem o ficheiro do ADN de muitos milhões de pessoas. Ele ajuda nas descobertas policiais.
Testes de paternidade
Ao contrário do que se vê nas séries de televisão, os testes de paternidade permitem excluir quem é o pai. São baseados na comparação do material genético da mãe, do filho e dos pretensos pais, e, por exclusão de partes, infere-se que a probabilidade de determinado homem ser pai é maior que um determinado valor. É uma realidade muito mais complexa do que parece.
Marcações: Ciência, Curiosidades