A Noruega é o primeiro país do mundo em que mais de metade dos carros são elétricos

0
0
1
s2smodern

A Noruega é um país impressionante, principalmente no que diz respeito a bater os seus próprios recordes. Desta vez, o assunto são os carros elétricos. Há um ano atrás, os jornais veicularam a informação de que em 2017, 52% dos carros vendidos no país eram híbridos elétricos. No início deste ano, os números já ultrapassavam os 60%.

 

Agora que a Noruega é oficialmente o primeiro país do mundo em que mais da metade dos carros vendidos são elétricos, é momento de deixar os híbridos. 

Nesta última segunda-feira (01/04), a Federação Norueguesa de Rodovias (NRF) divulgou a notícia dos números na adoção de carros elétricos no final de março: 58,4% dos carros vendidos eram elétricos. A evolução no período de um ano foi muito expressiva. A título de comparação, em 2017, o país teve uma taxa de 20,8% na venda destet tipo de veículo. Num ano, os números tiveram um crescimento de 31,2%.

Por esse motivo, as expectativas para o primeiro trimestre de 2019 estavam bem altas: estimava-se que as vendas alcançariam 48%. Mas, para a surpresa de muitos, a percentagem foi muito maior.

O fator essencial para a mudança

As empresas Nissan e Tesla entraram no jogo e colocaram cartas muito importantes na mesa. O carro Leaf, da Nissan, foi o carro melhor cotado no ano de 2018 na Noruega. Além disso, a Tesla introduziu o Modelo 3 no país. Estes fatores não estavam previstos e dispararam os números para os vendedores — o que estourou todas as metas estimadas.

Nos primeiros três meses desse ano, a Tesla vendeu nada menos que 5.822 veículos na Noruega — dos quais 5.312 do Modelo 3. Isso significa que, atualmente, a empresa possui 31,7% do mercado de carros elétricos do país.

Vale dizer que essas empresas não foram as únicas responsáveis pela mudança que ocorreu no mercado automobilístico norueguês. Afinal, o governo do país tem sido responsável por promover diversas ações nesse sentido, com o objetivo de bater records. Por exemplo, existem grandes incentivos para aqueles que adquirem um veículo automático, como acesso a faixas especiais e isenção no pagamento de determinados impostos.

Para além disso, o país tem o objetivo de construir um sistema de carregamento que inclua pelo menos duas estações a cada 50 quilómetros, facilitando a vida dos adeptos dos modelos automáticos. Este é apenas mais um ponto do plano agressivo de implementação: a estimativa é de que até o ano de 2025, todos os carros vendidos no território norueguês sejam elétricos.

Marcações: Ciência, Ambiente, Noruega, Automóvel, Eletricidade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Para alguns, Deus é simplesmente algo misterioso. Para outros, é um velhote de barbas brancas sentado no Céu, que está bem longe do que se passa na Terra.

  • Como sei que é meu amigo?

    Como sei que é meu amigo?

    Espera, antes disso. Quais as qualidades e características que uma pessoa tem de ter para a considerares tua Amiga? A importância que quem está à tua volta tem na tua vida é determinante!

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    A paz recebida de Jesus transforma-se em missão. Outrora, o Pai confiara a Jesus uma missão (ser portador da salvação de Deus à nova humanidade); agora é Jesus que envia os seus a serem portadores desta mensagem de vida nova a todos os homens.

  • James Bay: Uma boa surpresa para a tua

    James Bay: Uma boa surpresa para a tua "playlist"

    "Sem expectativas" - é o meu lema para os concertos. No Domingo fui assistir ao concerto de Ed Sheeran, que contava com 3 concertos de abertura. Mais uma vez, fui sem expectativas, sem preparação. E fui surpreendida.

  • 7 factos sobre Ed Sheeran

    7 factos sobre Ed Sheeran

    No fim de semana em que o cantor vem a Portugal para dois concertos, damos-te a conhecer algumas curiosidades do cantautor inglês. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Jesus sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome serão pregados a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados. São as últimas palavras de Jesus, o seu testamento. Agora somos nós que temos de continuar o Seu legado. Jesus confia-nos três tarefas, que se resumem em três elementos.

  • Filmes com

    Filmes com "cheiro a Verão"

    Férias de verão significa ir até à praia, piscina, estar o maior tempo ao sol. Com a escola quase a terminar, há muito tempo livre para ocupar, e porque não com filmes? Aqui vão algumas sugestões:

  • Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    O mar mediterrâneo comunica-se com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar e banha incontáveis praias pitorescas do norte da África, da Europa e da Ásia, cobrindo uma área de aproximadamente 2,5 milhões de quilómetros quadrados.

  • Fake News: Como detetar

    Fake News: Como detetar "bots" no Twitter?

    "Marcus099875 retwittou..." Um nome seguido de vários números aleatórios pode ser uma indicação de bot no Twitter. Contudo, o padrão não é regra e é preciso aprofundar um pouco mais. Investigadores do site Recorded Future deram uma palestra sobre este fenómeno na Security Analyst Summit deste ano. A ideia é mostrar porque é que os bots são utilizados.

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.