Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

A Noruega é o primeiro país do mundo em que mais de metade dos carros são elétricos

0
0
0
s2sdefault

A Noruega é um país impressionante, principalmente no que diz respeito a bater os seus próprios recordes. Desta vez, o assunto são os carros elétricos. Há um ano atrás, os jornais veicularam a informação de que em 2017, 52% dos carros vendidos no país eram híbridos elétricos. No início deste ano, os números já ultrapassavam os 60%.

 

Agora que a Noruega é oficialmente o primeiro país do mundo em que mais da metade dos carros vendidos são elétricos, é momento de deixar os híbridos. 

Nesta última segunda-feira (01/04), a Federação Norueguesa de Rodovias (NRF) divulgou a notícia dos números na adoção de carros elétricos no final de março: 58,4% dos carros vendidos eram elétricos. A evolução no período de um ano foi muito expressiva. A título de comparação, em 2017, o país teve uma taxa de 20,8% na venda destet tipo de veículo. Num ano, os números tiveram um crescimento de 31,2%.

Por esse motivo, as expectativas para o primeiro trimestre de 2019 estavam bem altas: estimava-se que as vendas alcançariam 48%. Mas, para a surpresa de muitos, a percentagem foi muito maior.

O fator essencial para a mudança

As empresas Nissan e Tesla entraram no jogo e colocaram cartas muito importantes na mesa. O carro Leaf, da Nissan, foi o carro melhor cotado no ano de 2018 na Noruega. Além disso, a Tesla introduziu o Modelo 3 no país. Estes fatores não estavam previstos e dispararam os números para os vendedores — o que estourou todas as metas estimadas.

Nos primeiros três meses desse ano, a Tesla vendeu nada menos que 5.822 veículos na Noruega — dos quais 5.312 do Modelo 3. Isso significa que, atualmente, a empresa possui 31,7% do mercado de carros elétricos do país.

Vale dizer que essas empresas não foram as únicas responsáveis pela mudança que ocorreu no mercado automobilístico norueguês. Afinal, o governo do país tem sido responsável por promover diversas ações nesse sentido, com o objetivo de bater records. Por exemplo, existem grandes incentivos para aqueles que adquirem um veículo automático, como acesso a faixas especiais e isenção no pagamento de determinados impostos.

Para além disso, o país tem o objetivo de construir um sistema de carregamento que inclua pelo menos duas estações a cada 50 quilómetros, facilitando a vida dos adeptos dos modelos automáticos. Este é apenas mais um ponto do plano agressivo de implementação: a estimativa é de que até o ano de 2025, todos os carros vendidos no território norueguês sejam elétricos.

Marcações: Ciência, Ambiente, Noruega, Automóvel, Eletricidade

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.