
Maior Tiranossauro do Mundo encontrado no Canadá... e tinha 13 metros!
Imagina um animal com 13 metros de comprimento e perto dos 9 mil quilos – com garras, mas ágil para o seu tamanho e dotado de uma mandíbula capaz de rasgar a carne e triturar os ossos das suas presas! Pois esse animal chama-se Scotty e trata-se do maior tiranossauro do mundo.
De acordo com a Fox News, o fóssil foi encontrado por paleontólogos da Universidade de Alberta, no Canadá, e tratava-se de uma criatura monstruosa que deambulava há 66 milhões de anos, mais ou menos, pelo território que hoje corresponde à província de Saskatchewan.
Os ossos de Scotty foram encontrados na verdade no início da década de 90, mas os artefactos encontravam-se encapsulados em arenito, e os cientistas levaram mais de uma década só para remover esse material dos fósseis. Além disso, os paleontólogos tiveram que estudar detalhadamente o material – e agora, que eles finalmente conseguiram montar o esqueleto do dinossauro, a equipa de investigadores anunciou que se trata do maior exemplar de tiranossauro de que tem memória.
As análises aos ossos também revelaram que a criatura devia ter por volta de 30 anos uando morreu – o que também o torna no tiranossauro mais velho já encontrado no mundo. Segundo os investigadores, o lagarto teve uma vida bem mais longa do que o esperado, e os muitos sinais de ferimentos e cicatrizes encontrados nos ossos sugerem que o grandalhão teve uma existência pra lá de violenta.
O carinhoso nome carinhoso "Scotty" deve-se à garrafa de whiskey que os cientistas beberam durante a comemoração da descoberta do fóssil, há algumas décadas, e o tiranossauro deverá fazer parrte de uma nova exposição no Museu Real de Saskatchewan, com data prevista para abertura ao público em maio deste ano.
Marcações: Ciência, Mundo, Canadá, Museu, Dinossauros