Premios Sophia: O melhor da cultura portuguesa que deves conhecer!

0
0
1
s2smodern

A longa-metragem de Sérgio Tréfaut, que adapta o romance 'Seara de Vento', de Manuel da Fonseca,ganhou onten seis prémios Sophia, entre os quais o de melhor atriz principal, Isabel Ruth, melhor ator principal, Hugo Bentes, melhor ator secundário, Adriano Luz, e melhor fotografia, Acácio de Almeida.

Filmado no Alentejo, a preto e branco, 'Raiva' conquistou ainda o prémio de melhor argumento adaptado, para Sérgio Tréfaut e Fátima Ribeiro, conseguindo assim a vitória na quase totalidade das principais categorias. 

Na contabilidade da noite, seguem-se os cinco prémios de 'Soldado Milhões', de Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles, sobre o soldado Aníbal Milhais, que combateu na Primeira Guerra Mundial. O filme conseguiu o prémio de melhor argumento original (Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha), melhor montagem (João Braz), melhor som (Pedro Melo, Elsa Ferreira, Branko e Ivan Neskov), melhor direção artística (Joana Cardoso) e melhores efeitos especiais (Filipe Pereira e Manuel Jorge).

'Parque Mayer', de António-Pedro Vasconcelos, um filme de época sobre o teatro de revista e o Estado Novo, liderava a lista de nomeações, ao ser indicado para 15 prémios, mas conseguiu três: melhor maquilhagem e cabelos (Abigail Machado e Mário Leal) e melhor guarda roupa (Maria Gonzaga), além de melhor realização.

Na sétima edição dos prémios Sophia, 'Sleepwalk', de Filipe Melo, venceu o Sophia de melhor curta-metragem de ficção. Rodado nos Estados Unidos, o filme baseia-se numa banda desenhada concebida por Filipe Melo e Juan Cavia, para a revista Granta.

Como curta-metragem de animação foi distinguida 'Entre Sombras', de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos. O filme foi nomeado para os Césares do cinema francês, em janeiro.

A série Sara, de Marco Martins e Bruno Nogueira, com Beatriz Batarda, exibida na RTP2 no ano passado, venceu o prémio de melhor produção televisiva de ficção.

Os filmes vencedores (melhor filme, documentário de longa-metragem, melhores 'curtas' e prémio Sophia Estudante) serão exibidos na primeira edição da Festa do Cinema, a ocorrer em todo o país, nos dias 13 a 15 de maio.

A Festa do Cinema, com preços reduzidos em sala, terá este ano uma segunda edição, em outubro.

Marcações: Cinema, Portugal, Prémios

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias