Vida para além da Terra - é possível?

0
0
1
s2smodern

A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

 

Durante as pesquisas, os cientistas observam três principais requisitos para a existência de vida fora do nosso planeta: água em forma líquida, matéria orgânica e uma fonte de energia.

Com custos altos e sob o risco de contaminar outros planetas com micróbios terrestres, as pesquisas neste âmbito da exploração espacial caminham a passos lentos e resumem-se ao envio de sondas.

Os indícios observados, no entanto, são vários – por isso, trouxemos uma lista de cinco lugares no Sistema Solar que apresentam elementos para a existência de vida fora da Terra:

Marte

Este ano foi agitado para Marte - em julho, um grupo de cientistas identificou moléculas complexas de carbono, classificadas como matéria orgânica. As mesmas foram encontradas em pedaços de lama solidificada, formadas há cerca de 3,5 mil milhões de anos. O material foi recolhido em 2015, no que costumava ser o leito de um grande lago: a cratera Gale.

Outra descoberta que entusiasmou os cientistas foi a constatação da existência de um grande lago sob uma calota de gelo em Marte. Investigadores italianos anunciaram a descoberta de um reservatório subterrâneo com quase 20 quilómetros de extensão em junho deste ano.

Embora não sejam provas definitivas, são dois pontos na escala de elementos indispensáveis à vida em Marte!

Europa

Calma, não é a Europa que estás a pensar! Estamos a falar de uma das luas de Júpiter, e não do continente europeu! Embora seja menor do que a Terra, os cientistas estimam que o mar que a envolve contém um volume de água duas vezes maior do que os nossos oceanos. A existência de água sob a crosta de gelo é o que coloca esse satélite na lista de lugares extraterrestes “mais habitáveis” no Sistema Solar.

Encélado

Seguimos agora para um dos satélites de Saturno. A 500 quilómetros de distância do planeta, Encélado também é uma lua coberta por uma crosta de gelo. Em 2015, um grupo de cientistas descobriu um grande oceano salgado dob as calotas. Assim como Marte, este satélite apresentou – em pesquisas mais recentes – material orgânico complexo, composto de carbono. Anteriormente, metano e outros elementos orgânicos mais simples já haviam sido detectados na sexta maior lua de Saturno.

Titã

Integrando a lista de possíveis concorrentes a apresentarem vida fora da Terra, está outra lua de Saturno: neste caso, a maior dela. Denonimada Titã, esta é – na verdade – a segunda maior lua do Sistema Solar, com o dobro do tamanho da nossa. Este satélite é o único local, além do planeta Terra, que apresenta massas líquidas estáveis à superfície.

No entanto, seus rios, lagos e até mesmo oceanos não são compostos por água, mas sim por metano. O elemento, gasoso na nossa atmosfera, acaba por ficar líquido sob as temperaturas de -179 ºC. Cientistas especulam que, embora diferente da vida no nosso planeta, o satélite pode abrigar outras formas, ainda semelhantes às terrestres, que poderiam usar o metano líquido como substituto da água.

Ganímedes

Maior satélite do Sistema Solar, Ganímedes é uma das luas de Júpiter. Em 2015, o telescópio espacial Hubble confirmou a existência de um oceano salgado sob os mais de 150 quilómetros de crosta gelada. Os investigadores acreditam que este teria uma massa seis vezes maior de água do que a do nosso planeta – o que renderia ao satélite o título de objeto com mais água do Sistema Solar. A descoberta aconteceu por meio da observação do comportamento das auroras, fenómeno similar ao que acontece na Terra.

Marcações: Planetas, NASA, Sistema Solar, Satélite

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Depois de ter passado uma noite em oração e de ter escolhido os doze, Jesus encontra agora dois grupos de pessoas: numerosos discípulos e uma grande multidão. A multidão sente-se desorientada e procura Jesus por dois motivos: quer ouvir a sua Palavra e ser curada dos seus males.

  • "Tolkien": Uma viagem pela mente do criador de "O Senhor dos Anéis"

    A pergunta mais velha do mundo que se faz a qualquer mente criativa é: "Como é que surgiu esta ideia?". Pois este ano vamos poder conhecer uma das mais brilhantes mentes do século XX. 

  • Música: porque gostamos tanto dela?

    Música: porque gostamos tanto dela?

    Independentemente do teu estilo musical favorito, com uma coisa podemos concordar: ouvir música faz bem e deixa-nos felizes. Companheira de viagens, caminhadas e, para os mais sortudos, presente também na hora do trabalho, a música é algo que tem a capacidade de melhorar o nosso humor e, inclusive, fazer com que a nossa concentração melhore, mas já te perguntaste como é que isto é possível?

  • Will Smith em tons de azul - o novo trailer de

    Will Smith em tons de azul - o novo trailer de "Aladdin"

    Durante  a cerimónia dos Grammys 2019 foi divulgado um novo trailer do remake do filme "Aladdin" da Disney. 

  • Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Ontem à noite decorreu a 61ª edição dos prémios Grammy, que distingue o que de melhor se fez na música no ano que passou.

  • Escuta, Arrisca e ... Confia!

    Escuta, Arrisca e ... Confia!

    No Evangelho deste Domingo, Pedro tem um gesto de confiança: Pela tua palavra, porque és Tu a dizê-lo, para Te dar um prazer, por Ti … lanço as redes.

  • O capitalismo: O que é?

    O capitalismo: O que é?

    Provavelmente já ouviste algumas pessoas falarem sobre esta coisa chamada capitalismo. Se já ouviste os teus pais a reclamar sobre o capitalismo ou algum dos teus professores a abordar este assunto, hoje explicamos-te este tema de uma forma simples. 

  • Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Quer estejas a planear algo especial com o teu namorado(a) ou um jantar com as amigas, aqui vão algumas ideias.

  • Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Jesus está no início da sua vida pública. Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e actualiza-a, aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão.

  • A ansiedade nas palavras deles

    A ansiedade nas palavras deles

    Tem sido crescente a atenção dos media para as questões relacionadas com a saúde mental. Também algumas figuras públicas aproveitam o espaço que lhes é dado para falar destas questões e como as ultrapassaram. 

  • Porque é que os casais dão as mãos?

    Porque é que os casais dão as mãos?

    Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

  • O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    Toda a gente nas redes sociais participou no “Desafio dos 10 Anos”, a brincadeira que, basicamente, consiste em partilhar uma foto atual ao lado de uma de há 10 anos atrás para mostrar o quanto ou o quão pouco mudamos ao longo da última década, certo?