Vida para além da Terra - é possível?

0
0
1
s2smodern

A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

 

Durante as pesquisas, os cientistas observam três principais requisitos para a existência de vida fora do nosso planeta: água em forma líquida, matéria orgânica e uma fonte de energia.

Com custos altos e sob o risco de contaminar outros planetas com micróbios terrestres, as pesquisas neste âmbito da exploração espacial caminham a passos lentos e resumem-se ao envio de sondas.

Os indícios observados, no entanto, são vários – por isso, trouxemos uma lista de cinco lugares no Sistema Solar que apresentam elementos para a existência de vida fora da Terra:

Marte

Este ano foi agitado para Marte - em julho, um grupo de cientistas identificou moléculas complexas de carbono, classificadas como matéria orgânica. As mesmas foram encontradas em pedaços de lama solidificada, formadas há cerca de 3,5 mil milhões de anos. O material foi recolhido em 2015, no que costumava ser o leito de um grande lago: a cratera Gale.

Outra descoberta que entusiasmou os cientistas foi a constatação da existência de um grande lago sob uma calota de gelo em Marte. Investigadores italianos anunciaram a descoberta de um reservatório subterrâneo com quase 20 quilómetros de extensão em junho deste ano.

Embora não sejam provas definitivas, são dois pontos na escala de elementos indispensáveis à vida em Marte!

Europa

Calma, não é a Europa que estás a pensar! Estamos a falar de uma das luas de Júpiter, e não do continente europeu! Embora seja menor do que a Terra, os cientistas estimam que o mar que a envolve contém um volume de água duas vezes maior do que os nossos oceanos. A existência de água sob a crosta de gelo é o que coloca esse satélite na lista de lugares extraterrestes “mais habitáveis” no Sistema Solar.

Encélado

Seguimos agora para um dos satélites de Saturno. A 500 quilómetros de distância do planeta, Encélado também é uma lua coberta por uma crosta de gelo. Em 2015, um grupo de cientistas descobriu um grande oceano salgado dob as calotas. Assim como Marte, este satélite apresentou – em pesquisas mais recentes – material orgânico complexo, composto de carbono. Anteriormente, metano e outros elementos orgânicos mais simples já haviam sido detectados na sexta maior lua de Saturno.

Titã

Integrando a lista de possíveis concorrentes a apresentarem vida fora da Terra, está outra lua de Saturno: neste caso, a maior dela. Denonimada Titã, esta é – na verdade – a segunda maior lua do Sistema Solar, com o dobro do tamanho da nossa. Este satélite é o único local, além do planeta Terra, que apresenta massas líquidas estáveis à superfície.

No entanto, seus rios, lagos e até mesmo oceanos não são compostos por água, mas sim por metano. O elemento, gasoso na nossa atmosfera, acaba por ficar líquido sob as temperaturas de -179 ºC. Cientistas especulam que, embora diferente da vida no nosso planeta, o satélite pode abrigar outras formas, ainda semelhantes às terrestres, que poderiam usar o metano líquido como substituto da água.

Ganímedes

Maior satélite do Sistema Solar, Ganímedes é uma das luas de Júpiter. Em 2015, o telescópio espacial Hubble confirmou a existência de um oceano salgado sob os mais de 150 quilómetros de crosta gelada. Os investigadores acreditam que este teria uma massa seis vezes maior de água do que a do nosso planeta – o que renderia ao satélite o título de objeto com mais água do Sistema Solar. A descoberta aconteceu por meio da observação do comportamento das auroras, fenómeno similar ao que acontece na Terra.

Marcações: Planetas, NASA, Sistema Solar, Satélite

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.