Vida para além da Terra - é possível?

0
0
1
s2smodern

A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

 

Durante as pesquisas, os cientistas observam três principais requisitos para a existência de vida fora do nosso planeta: água em forma líquida, matéria orgânica e uma fonte de energia.

Com custos altos e sob o risco de contaminar outros planetas com micróbios terrestres, as pesquisas neste âmbito da exploração espacial caminham a passos lentos e resumem-se ao envio de sondas.

Os indícios observados, no entanto, são vários – por isso, trouxemos uma lista de cinco lugares no Sistema Solar que apresentam elementos para a existência de vida fora da Terra:

Marte

Este ano foi agitado para Marte - em julho, um grupo de cientistas identificou moléculas complexas de carbono, classificadas como matéria orgânica. As mesmas foram encontradas em pedaços de lama solidificada, formadas há cerca de 3,5 mil milhões de anos. O material foi recolhido em 2015, no que costumava ser o leito de um grande lago: a cratera Gale.

Outra descoberta que entusiasmou os cientistas foi a constatação da existência de um grande lago sob uma calota de gelo em Marte. Investigadores italianos anunciaram a descoberta de um reservatório subterrâneo com quase 20 quilómetros de extensão em junho deste ano.

Embora não sejam provas definitivas, são dois pontos na escala de elementos indispensáveis à vida em Marte!

Europa

Calma, não é a Europa que estás a pensar! Estamos a falar de uma das luas de Júpiter, e não do continente europeu! Embora seja menor do que a Terra, os cientistas estimam que o mar que a envolve contém um volume de água duas vezes maior do que os nossos oceanos. A existência de água sob a crosta de gelo é o que coloca esse satélite na lista de lugares extraterrestes “mais habitáveis” no Sistema Solar.

Encélado

Seguimos agora para um dos satélites de Saturno. A 500 quilómetros de distância do planeta, Encélado também é uma lua coberta por uma crosta de gelo. Em 2015, um grupo de cientistas descobriu um grande oceano salgado dob as calotas. Assim como Marte, este satélite apresentou – em pesquisas mais recentes – material orgânico complexo, composto de carbono. Anteriormente, metano e outros elementos orgânicos mais simples já haviam sido detectados na sexta maior lua de Saturno.

Titã

Integrando a lista de possíveis concorrentes a apresentarem vida fora da Terra, está outra lua de Saturno: neste caso, a maior dela. Denonimada Titã, esta é – na verdade – a segunda maior lua do Sistema Solar, com o dobro do tamanho da nossa. Este satélite é o único local, além do planeta Terra, que apresenta massas líquidas estáveis à superfície.

No entanto, seus rios, lagos e até mesmo oceanos não são compostos por água, mas sim por metano. O elemento, gasoso na nossa atmosfera, acaba por ficar líquido sob as temperaturas de -179 ºC. Cientistas especulam que, embora diferente da vida no nosso planeta, o satélite pode abrigar outras formas, ainda semelhantes às terrestres, que poderiam usar o metano líquido como substituto da água.

Ganímedes

Maior satélite do Sistema Solar, Ganímedes é uma das luas de Júpiter. Em 2015, o telescópio espacial Hubble confirmou a existência de um oceano salgado sob os mais de 150 quilómetros de crosta gelada. Os investigadores acreditam que este teria uma massa seis vezes maior de água do que a do nosso planeta – o que renderia ao satélite o título de objeto com mais água do Sistema Solar. A descoberta aconteceu por meio da observação do comportamento das auroras, fenómeno similar ao que acontece na Terra.

Marcações: Planetas, NASA, Sistema Solar, Satélite

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!