Filmes que Desafiam: "The True Cost"

0
0
1
s2smodern

O filme desta semana, garantimos-te, não te deixa indiferente à forma como consomes, especialmente as roupas. Este documentário vai descobrir as origens da chamada "fast-fashion". 

 

De uma forma muito sucinta, este documentário aborda um assunto importante - o impacto do consumo exagerado de produtos de moda em termos ambientais e humanos.

Qual o verdadeiro custo das camisolas que custam 4€? Qual o verdadeiro custo da moda descartável? O que está por detrás de um consumo de moda que cresceu 500% nos últimos 20 anos com produtos cada vez mais baratos, ano após ano?

Os operários dos países em desenvolvimento realmente precisam trabalhar sob condições tão precárias? A forma como as coisas se fazem hoje é a única solução existente?

Andrew Morgan, o diretor do documentário, nunca tinha dado muita atenção às roupas que comprava. Até 2013, quando numa manhã viu a capa do The New York Times, sobre o colapso de uma fábrica de produtos texteis no Bangladesh e a morte de grande parte dos seus operários. 

O acidente em questão era o do colapso do Rana Plaza, que aconteceu em 2013, logo depois de um incêndio noutra fábrica que produzia roupas para grandes marcas de moda. Dois acidentes marcantes que ganharam as manchetes do mundo. De facto, o Rana Plaza foi uma espécie de wake-up call , que fez com que muita gente começasse a prestar atenção aos problemas da indústria da moda que aconteciam desde 1980, mas até então passavam despercebidos.

Diante de tantas perguntas e acontecimentos, o diretor resolveu visitar e conversar com pessoas diferentes da indústria global da moda, desde os trabalhadores que ganham 2 dólares por dia, aos donos das fábricas têxteis, aos produtores de algodão, aos ativistas pelos direitos humanos, aos economistas que são a favor ou contra o sistema. Só não conseguiu conversar com as grandes varejistas, que recusaram ceder entrevistas. Curiosamente, foram as grandes marcas que se recusaram a dar entrevistas. Porque será?

O verdadeiro impacto está no momento "pós-filme" - como te queres posicionar nesta sociedade de consumo desenfreado? Vais comprar porque precisas ou porque "é barato"? Que escolhas tens feito quando compras algo? Tens consciência de toda a cadeia de produção que existe por trás? 

Marcações: Valores, Ecologia, Ambiente, Reciclagem , Mundo, Moda, Filme, Consumo, Consumismo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Para alguns, Deus é simplesmente algo misterioso. Para outros, é um velhote de barbas brancas sentado no Céu, que está bem longe do que se passa na Terra.

  • Como sei que é meu amigo?

    Como sei que é meu amigo?

    Espera, antes disso. Quais as qualidades e características que uma pessoa tem de ter para a considerares tua Amiga? A importância que quem está à tua volta tem na tua vida é determinante!

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    A paz recebida de Jesus transforma-se em missão. Outrora, o Pai confiara a Jesus uma missão (ser portador da salvação de Deus à nova humanidade); agora é Jesus que envia os seus a serem portadores desta mensagem de vida nova a todos os homens.

  • James Bay: Uma boa surpresa para a tua

    James Bay: Uma boa surpresa para a tua "playlist"

    "Sem expectativas" - é o meu lema para os concertos. No Domingo fui assistir ao concerto de Ed Sheeran, que contava com 3 concertos de abertura. Mais uma vez, fui sem expectativas, sem preparação. E fui surpreendida.

  • 7 factos sobre Ed Sheeran

    7 factos sobre Ed Sheeran

    No fim de semana em que o cantor vem a Portugal para dois concertos, damos-te a conhecer algumas curiosidades do cantautor inglês. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Jesus sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome serão pregados a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados. São as últimas palavras de Jesus, o seu testamento. Agora somos nós que temos de continuar o Seu legado. Jesus confia-nos três tarefas, que se resumem em três elementos.

  • Filmes com

    Filmes com "cheiro a Verão"

    Férias de verão significa ir até à praia, piscina, estar o maior tempo ao sol. Com a escola quase a terminar, há muito tempo livre para ocupar, e porque não com filmes? Aqui vão algumas sugestões:

  • Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    O mar mediterrâneo comunica-se com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar e banha incontáveis praias pitorescas do norte da África, da Europa e da Ásia, cobrindo uma área de aproximadamente 2,5 milhões de quilómetros quadrados.

  • Fake News: Como detetar

    Fake News: Como detetar "bots" no Twitter?

    "Marcus099875 retwittou..." Um nome seguido de vários números aleatórios pode ser uma indicação de bot no Twitter. Contudo, o padrão não é regra e é preciso aprofundar um pouco mais. Investigadores do site Recorded Future deram uma palestra sobre este fenómeno na Security Analyst Summit deste ano. A ideia é mostrar porque é que os bots são utilizados.

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.