Filmes que Desafiam: "The True Cost"

0
0
1
s2smodern

O filme desta semana, garantimos-te, não te deixa indiferente à forma como consomes, especialmente as roupas. Este documentário vai descobrir as origens da chamada "fast-fashion". 

 

De uma forma muito sucinta, este documentário aborda um assunto importante - o impacto do consumo exagerado de produtos de moda em termos ambientais e humanos.

Qual o verdadeiro custo das camisolas que custam 4€? Qual o verdadeiro custo da moda descartável? O que está por detrás de um consumo de moda que cresceu 500% nos últimos 20 anos com produtos cada vez mais baratos, ano após ano?

Os operários dos países em desenvolvimento realmente precisam trabalhar sob condições tão precárias? A forma como as coisas se fazem hoje é a única solução existente?

Andrew Morgan, o diretor do documentário, nunca tinha dado muita atenção às roupas que comprava. Até 2013, quando numa manhã viu a capa do The New York Times, sobre o colapso de uma fábrica de produtos texteis no Bangladesh e a morte de grande parte dos seus operários. 

O acidente em questão era o do colapso do Rana Plaza, que aconteceu em 2013, logo depois de um incêndio noutra fábrica que produzia roupas para grandes marcas de moda. Dois acidentes marcantes que ganharam as manchetes do mundo. De facto, o Rana Plaza foi uma espécie de wake-up call , que fez com que muita gente começasse a prestar atenção aos problemas da indústria da moda que aconteciam desde 1980, mas até então passavam despercebidos.

Diante de tantas perguntas e acontecimentos, o diretor resolveu visitar e conversar com pessoas diferentes da indústria global da moda, desde os trabalhadores que ganham 2 dólares por dia, aos donos das fábricas têxteis, aos produtores de algodão, aos ativistas pelos direitos humanos, aos economistas que são a favor ou contra o sistema. Só não conseguiu conversar com as grandes varejistas, que recusaram ceder entrevistas. Curiosamente, foram as grandes marcas que se recusaram a dar entrevistas. Porque será?

O verdadeiro impacto está no momento "pós-filme" - como te queres posicionar nesta sociedade de consumo desenfreado? Vais comprar porque precisas ou porque "é barato"? Que escolhas tens feito quando compras algo? Tens consciência de toda a cadeia de produção que existe por trás? 

Marcações: Valores, Ecologia, Ambiente, Reciclagem , Mundo, Moda, Filme, Consumo, Consumismo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!