Filmes que Desafiam: "The True Cost"

0
0
1
s2smodern

O filme desta semana, garantimos-te, não te deixa indiferente à forma como consomes, especialmente as roupas. Este documentário vai descobrir as origens da chamada "fast-fashion". 

 

De uma forma muito sucinta, este documentário aborda um assunto importante - o impacto do consumo exagerado de produtos de moda em termos ambientais e humanos.

Qual o verdadeiro custo das camisolas que custam 4€? Qual o verdadeiro custo da moda descartável? O que está por detrás de um consumo de moda que cresceu 500% nos últimos 20 anos com produtos cada vez mais baratos, ano após ano?

Os operários dos países em desenvolvimento realmente precisam trabalhar sob condições tão precárias? A forma como as coisas se fazem hoje é a única solução existente?

Andrew Morgan, o diretor do documentário, nunca tinha dado muita atenção às roupas que comprava. Até 2013, quando numa manhã viu a capa do The New York Times, sobre o colapso de uma fábrica de produtos texteis no Bangladesh e a morte de grande parte dos seus operários. 

O acidente em questão era o do colapso do Rana Plaza, que aconteceu em 2013, logo depois de um incêndio noutra fábrica que produzia roupas para grandes marcas de moda. Dois acidentes marcantes que ganharam as manchetes do mundo. De facto, o Rana Plaza foi uma espécie de wake-up call , que fez com que muita gente começasse a prestar atenção aos problemas da indústria da moda que aconteciam desde 1980, mas até então passavam despercebidos.

Diante de tantas perguntas e acontecimentos, o diretor resolveu visitar e conversar com pessoas diferentes da indústria global da moda, desde os trabalhadores que ganham 2 dólares por dia, aos donos das fábricas têxteis, aos produtores de algodão, aos ativistas pelos direitos humanos, aos economistas que são a favor ou contra o sistema. Só não conseguiu conversar com as grandes varejistas, que recusaram ceder entrevistas. Curiosamente, foram as grandes marcas que se recusaram a dar entrevistas. Porque será?

O verdadeiro impacto está no momento "pós-filme" - como te queres posicionar nesta sociedade de consumo desenfreado? Vais comprar porque precisas ou porque "é barato"? Que escolhas tens feito quando compras algo? Tens consciência de toda a cadeia de produção que existe por trás? 

Marcações: Valores, Ecologia, Ambiente, Reciclagem , Mundo, Moda, Filme, Consumo, Consumismo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias