Filmes que Desafiam: "The True Cost"

0
0
1
s2smodern

O filme desta semana, garantimos-te, não te deixa indiferente à forma como consomes, especialmente as roupas. Este documentário vai descobrir as origens da chamada "fast-fashion". 

 

De uma forma muito sucinta, este documentário aborda um assunto importante - o impacto do consumo exagerado de produtos de moda em termos ambientais e humanos.

Qual o verdadeiro custo das camisolas que custam 4€? Qual o verdadeiro custo da moda descartável? O que está por detrás de um consumo de moda que cresceu 500% nos últimos 20 anos com produtos cada vez mais baratos, ano após ano?

Os operários dos países em desenvolvimento realmente precisam trabalhar sob condições tão precárias? A forma como as coisas se fazem hoje é a única solução existente?

Andrew Morgan, o diretor do documentário, nunca tinha dado muita atenção às roupas que comprava. Até 2013, quando numa manhã viu a capa do The New York Times, sobre o colapso de uma fábrica de produtos texteis no Bangladesh e a morte de grande parte dos seus operários. 

O acidente em questão era o do colapso do Rana Plaza, que aconteceu em 2013, logo depois de um incêndio noutra fábrica que produzia roupas para grandes marcas de moda. Dois acidentes marcantes que ganharam as manchetes do mundo. De facto, o Rana Plaza foi uma espécie de wake-up call , que fez com que muita gente começasse a prestar atenção aos problemas da indústria da moda que aconteciam desde 1980, mas até então passavam despercebidos.

Diante de tantas perguntas e acontecimentos, o diretor resolveu visitar e conversar com pessoas diferentes da indústria global da moda, desde os trabalhadores que ganham 2 dólares por dia, aos donos das fábricas têxteis, aos produtores de algodão, aos ativistas pelos direitos humanos, aos economistas que são a favor ou contra o sistema. Só não conseguiu conversar com as grandes varejistas, que recusaram ceder entrevistas. Curiosamente, foram as grandes marcas que se recusaram a dar entrevistas. Porque será?

O verdadeiro impacto está no momento "pós-filme" - como te queres posicionar nesta sociedade de consumo desenfreado? Vais comprar porque precisas ou porque "é barato"? Que escolhas tens feito quando compras algo? Tens consciência de toda a cadeia de produção que existe por trás? 

Marcações: Valores, Ecologia, Ambiente, Reciclagem , Mundo, Moda, Filme, Consumo, Consumismo

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Depois de ter passado uma noite em oração e de ter escolhido os doze, Jesus encontra agora dois grupos de pessoas: numerosos discípulos e uma grande multidão. A multidão sente-se desorientada e procura Jesus por dois motivos: quer ouvir a sua Palavra e ser curada dos seus males.

  • "Tolkien": Uma viagem pela mente do criador de "O Senhor dos Anéis"

    A pergunta mais velha do mundo que se faz a qualquer mente criativa é: "Como é que surgiu esta ideia?". Pois este ano vamos poder conhecer uma das mais brilhantes mentes do século XX. 

  • Música: porque gostamos tanto dela?

    Música: porque gostamos tanto dela?

    Independentemente do teu estilo musical favorito, com uma coisa podemos concordar: ouvir música faz bem e deixa-nos felizes. Companheira de viagens, caminhadas e, para os mais sortudos, presente também na hora do trabalho, a música é algo que tem a capacidade de melhorar o nosso humor e, inclusive, fazer com que a nossa concentração melhore, mas já te perguntaste como é que isto é possível?

  • Will Smith em tons de azul - o novo trailer de

    Will Smith em tons de azul - o novo trailer de "Aladdin"

    Durante  a cerimónia dos Grammys 2019 foi divulgado um novo trailer do remake do filme "Aladdin" da Disney. 

  • Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Ontem à noite decorreu a 61ª edição dos prémios Grammy, que distingue o que de melhor se fez na música no ano que passou.

  • Escuta, Arrisca e ... Confia!

    Escuta, Arrisca e ... Confia!

    No Evangelho deste Domingo, Pedro tem um gesto de confiança: Pela tua palavra, porque és Tu a dizê-lo, para Te dar um prazer, por Ti … lanço as redes.

  • O capitalismo: O que é?

    O capitalismo: O que é?

    Provavelmente já ouviste algumas pessoas falarem sobre esta coisa chamada capitalismo. Se já ouviste os teus pais a reclamar sobre o capitalismo ou algum dos teus professores a abordar este assunto, hoje explicamos-te este tema de uma forma simples. 

  • Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Quer estejas a planear algo especial com o teu namorado(a) ou um jantar com as amigas, aqui vão algumas ideias.

  • Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Jesus está no início da sua vida pública. Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e actualiza-a, aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão.

  • A ansiedade nas palavras deles

    A ansiedade nas palavras deles

    Tem sido crescente a atenção dos media para as questões relacionadas com a saúde mental. Também algumas figuras públicas aproveitam o espaço que lhes é dado para falar destas questões e como as ultrapassaram. 

  • Porque é que os casais dão as mãos?

    Porque é que os casais dão as mãos?

    Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

  • O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    Toda a gente nas redes sociais participou no “Desafio dos 10 Anos”, a brincadeira que, basicamente, consiste em partilhar uma foto atual ao lado de uma de há 10 anos atrás para mostrar o quanto ou o quão pouco mudamos ao longo da última década, certo?