Fusos horários - 7 curiosidades

0
0
1
s2smodern

Durante muitos séculos, as principais e únicas ferramentas de localização eram as cartas náuticas, utilizadas pelas grandes navegações. Para os navegadores, que exploravam o desconhecido, essas cartas eram uma fonte de informação imprescindível. Um dos principais problemas nessa fase, no entanto, era a falta de padronização. Cada país ou navegador poderia utilizar o seu próprio método para demarcar as regiões e criar a sua própria carta de navegação.

 

Antes do meridiano de Greenwich ser declarado oficialmente, em 1884, as principais linhas utilizadas como marco zero eram os meridianos de Paris, Coimbra e Cádiz. Após a convenção, os fuso horários ficaram padronizados, e mesmo cada país podendo escolher seguir ou não o acordo, a maioria fá-lo. 

1. A Linha Ferroviária dos EUA forçou a criação do fuso horário

Antes da linha ferroviária sair do papel no continente norte-americano, cada local utilizava o seu próprio fuso horário, deixando as coisas um tanto complicadas, especialmente para quem é fanático pela organização. Com as linhas de comboio concluídas, as empresas forçaram o governo a estabelecer regras, até mesmo para que o cronograma dos comboios fosse seguido corretamente.

2. França tem a maior quantidade de fusos horários

 

A explicação está nas suas colónias, com territórios espalhados na América do Sul, Central e do Norte, África, Oceania e Antártida. A França possui 12 marcações de zonas horárias distintas devido a todos esses locais.

3. A China possui apenas um horário oficial

Teoricamente, quatro linhas meridionais cruzam o país, o que deveria significar pelo menos cinco diferentes horários. Porém, em 1949 Mao Zedong substituiu tudo isto por um horário único: o de Pequim, na China inteira. Ou seja, na região mais a leste, o sol não nasce antes das 10 da manhã. Uma loucura!

4. Pólos Norte e Sul não tem fusos horários

Como o Planeta Terra se assemelha muito ao formato de um globo (apesar de algumas teorias sugerirem algo diferente), o fim das linhas meridionais acontece em cada extremo do planeta; ou seja, nos polos. Neste caso, quando alguém vai visitar o local, acaba por usar o fuso horário do país. 

5. O ser humano envelhece mais devagar no espaço do que na Terra

Quanto mais próximo do centro do planeta Terra um objeto ou uma pessoa estiver, mais devagar o tempo deve passar. Isto acontece devido à ação da gravidade. Basicamente, os teus pés envelhecem mais devagar que sua cabeça, mas é óbvio que isso se dá em escala quase insignificante.

Teoricamente, se seguirmos apenas essa variável, no espaço qualquer ser humano ficaria mais velho rapidamente. Todavia, com a ação da velocidade, se pegarmos alguém que esteja na estação espacial, por exemplo, a pessoa vai envelhecer cerca de 0.005 segundos mais devagar devido à velocidade a que a estação viaja em torno da Terra.

6. Arizona e Hawai não seguem horário de verão 

Os habitantes dos estados norte-americanos de Arizona e do Hawai não tem o problema de se perguntar se a hora muda ou não. Nesses locais, que são naturalmente muito quentes e ensolarados, a mudança não faz muito sentido, já que os benefícios são o aproveitamento da luz do Sol por mais tempo e a melhor distribuição do uso da energia elétrica.

7. Jet lag afeta quem viaja para Leste 

Se viajas com frequência, já deves ter notado que ir para Oeste é mais “fácil” do que para Leste, pois os sintomas do jet leg são mais amenos. Isso foi comprovado por investigadores da Universidade de Maryland, que descobriram que o corpo se adapta melhor a dias mais longos (o que acontece quando viajamo para Oeste).

 

Marcações: Viagens , Verão, Mundo, Horário, Relógio

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.