Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

6 truques para usar a câmara do telemóvel como um profissional

0
0
0
s2sdefault

Lá porque o telemóvel é inteligente, isso não quer dizer que basta só "apontar e carregar". Tirar uma fotografia pode ser simples, mas nem sempre fica tão bonita quanto desejaríamos.  

Não basta pensar num bom enquadramento; saber usar as ferramentas que estão ao teu dispor na câmara pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma boa foto. 

1. Controla o foco

O primeiro passo para as tuas fotos parecerem mais profissionais é não teres a câmara no modo automático.

 

A câmara do telemóvel permite que direciones o foco da imagem para onde quiseres, de forma a conseguires um registo com mais nitidez daquilo que de facto quiseres mostrar.

2. Usa o HDR

Este recurso está mesmo à mão e pode fazer toda a diferença quando se trata de uma fotografia em que há muita luminosidade. O HDR ajuda a controlar a quantidade de luz que entra na câmara e equilibrar melhor os tons claros e escuros. O resultado traduz-se em fotografias com mais detalhes, cores vivas e menos "escuridão" em fotos contra a luz.

 

3. O formato da fotografia

É verdade! As fotografias podem estar numa grande variedade de formatos: JPG, PNG, GIF, entre outros. Quando o click é feito por uma câmara profissional, os fotógrafos preferem normalmente manter o arquivo no formato RAW, que é basicamente a foto em bruto, com todas as informações originais de cores e iluminação; assim, é muito mais editável do que as que ficam em JPG.

 

Telemóveis mais modernos e algumas apps específicas oferecem a opção DNG - Digital Negative - que permite ao aparelho guardar a versão bruta ao mesmo tempo, para aquelas fotos mais artísticas que queiras editar depois.

4. Velocidade do obturador

Um lema fundamental da fotografia é que, quanto mais rápido a fotografia for capturada, existirá menos distorção na imagem, se a luz estiver adequada. É possível controlar isso através da velocidade do obturador. Mas distorção pode ser uma coisa boa se quiseres este efeito:

Se definires uma velocidade menor, a câmara vai  deixar a luz entrar por mais tempo, então, e se essa luz estiver em movimento, o efeito será o de continuidade como na imagem acima. O contrário também é válido: quando precisamos capturar algo em movimento sem que pareça desfocado, basta acelerar a velocidade do obturador.

5. ISO

Iluminação é tudo quando se fala de fotografia. A luz certa é decisiva entre uma foto terrível e uma incrível, e um dos fatores que controla isso é o ISO. Quanto maior for o ISO, mais luz a câmera capta; o problema é que, ao tirar fotografias com o telemóvel,  poderá causar alguma distorção ou a falta de iluminação pode ainda causar um efeito granulado.

Para conseguires uma boa fotografia à noite com o ruído reduzido, podes também usar um tripé e manter o ISO mais baixo, mas com uma velocidade de obturador mais lento.

6. Profundidade de campo

Uma boa parte do charme de uma foto profissional vem de um fator chamado "profundidade de campo", que é basicamente dar mais destaque ao objeto ou à pessoa que está em primeiro plano, de forma que o fundo da imagem pareça desfocado.

Mas como fazer isto? Este efeito é possível com aqueles telemóveis que possuem duas camaras, e o próprio software faz isso automaticamente, detetando qual o objeto que está em primeiro plano e qual não está. O resultado é incrível! 

Marcações: Valores, Arte, Fotografia, Telemóveis, Artistas, Telemóvel, Dicas

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.