6 truques para usar a câmara do telemóvel como um profissional

0
0
1
s2smodern

Lá porque o telemóvel é inteligente, isso não quer dizer que basta só "apontar e carregar". Tirar uma fotografia pode ser simples, mas nem sempre fica tão bonita quanto desejaríamos.  

Não basta pensar num bom enquadramento; saber usar as ferramentas que estão ao teu dispor na câmara pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma boa foto. 

1. Controla o foco

O primeiro passo para as tuas fotos parecerem mais profissionais é não teres a câmara no modo automático.

 

A câmara do telemóvel permite que direciones o foco da imagem para onde quiseres, de forma a conseguires um registo com mais nitidez daquilo que de facto quiseres mostrar.

2. Usa o HDR

Este recurso está mesmo à mão e pode fazer toda a diferença quando se trata de uma fotografia em que há muita luminosidade. O HDR ajuda a controlar a quantidade de luz que entra na câmara e equilibrar melhor os tons claros e escuros. O resultado traduz-se em fotografias com mais detalhes, cores vivas e menos "escuridão" em fotos contra a luz.

 

3. O formato da fotografia

É verdade! As fotografias podem estar numa grande variedade de formatos: JPG, PNG, GIF, entre outros. Quando o click é feito por uma câmara profissional, os fotógrafos preferem normalmente manter o arquivo no formato RAW, que é basicamente a foto em bruto, com todas as informações originais de cores e iluminação; assim, é muito mais editável do que as que ficam em JPG.

 

Telemóveis mais modernos e algumas apps específicas oferecem a opção DNG - Digital Negative - que permite ao aparelho guardar a versão bruta ao mesmo tempo, para aquelas fotos mais artísticas que queiras editar depois.

4. Velocidade do obturador

Um lema fundamental da fotografia é que, quanto mais rápido a fotografia for capturada, existirá menos distorção na imagem, se a luz estiver adequada. É possível controlar isso através da velocidade do obturador. Mas distorção pode ser uma coisa boa se quiseres este efeito:

Se definires uma velocidade menor, a câmara vai  deixar a luz entrar por mais tempo, então, e se essa luz estiver em movimento, o efeito será o de continuidade como na imagem acima. O contrário também é válido: quando precisamos capturar algo em movimento sem que pareça desfocado, basta acelerar a velocidade do obturador.

5. ISO

Iluminação é tudo quando se fala de fotografia. A luz certa é decisiva entre uma foto terrível e uma incrível, e um dos fatores que controla isso é o ISO. Quanto maior for o ISO, mais luz a câmera capta; o problema é que, ao tirar fotografias com o telemóvel,  poderá causar alguma distorção ou a falta de iluminação pode ainda causar um efeito granulado.

Para conseguires uma boa fotografia à noite com o ruído reduzido, podes também usar um tripé e manter o ISO mais baixo, mas com uma velocidade de obturador mais lento.

6. Profundidade de campo

Uma boa parte do charme de uma foto profissional vem de um fator chamado "profundidade de campo", que é basicamente dar mais destaque ao objeto ou à pessoa que está em primeiro plano, de forma que o fundo da imagem pareça desfocado.

Mas como fazer isto? Este efeito é possível com aqueles telemóveis que possuem duas camaras, e o próprio software faz isso automaticamente, detetando qual o objeto que está em primeiro plano e qual não está. O resultado é incrível! 

Marcações: Valores, Arte, Fotografia, Telemóveis, Artistas, Telemóvel, Dicas

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias