6 dicas para tratar da pele no verão

0
0
0
s2sdefault

A sobrexposição da pele aos raios solares pode causar a um envelhecimento prematuro da pele. Como proteger a nossa pela da exposição solar? Aqui vão umas dicas.

1. Tratar da cara

A nossa cara mostra parte da nossa identidade ao mundo. Durante o verão, é importante preservar e cuidar dessa mesma "identidade". Se és daqueles que sua com facilidade e/ou ganha muitas espinhas, assegura que lavas a cara pelo menos três vezes por dia. Não precisas de usar nenhum creme específico, a água basta.

No entanto, se quiseres mesmo cuidar da tua pele, podes esfoliar a cara uma vez por semana. Podes comprar um esfoliante no supermercado ou então podes fazer um esfoliante caseiro.  

2. Usa os "produtos da época"

Os meses de verão fazem com que a pele precise de respirar naturalmente. Opta por loções e séruns leves. Produtos que bloqueiam os poros podem causar problemas

Produtos à base de água resultam melhor em peles normais. Para as peles oleosas, a melhor opção são cremes hidratantes à base de gel. 

Para a pele extra oleosa e com tendência acneica, aplica sprays faciais com minerais. Os hidratantes naturais, como a glicerina e a água de rosas adicionadas à água do banho, ajudam bastante.

3. Nada como os "básicos"

Até podes pensar que a pele pode não secar durante o verão, mas isso é um mito. Basta estares exposto ao ar condicionado.

Isto é aplicável não apenas à cara, mas ao corpo inteiro. Segue o princípio básico de limpeza - tonificação e hidratação -  à noite, antes de dormir. A transpiração pode causar a abertura dos poros da pele. Precisas de um tónico (depois de garantir que a pele esteja limpa) para ajudar a fechar esses poros. Manter a rotina básica durante o verão é ainda mais importante, devido aos raios ultravioleta (UV).

4. Não existe "protetor solar a mais"!

Os raios UV podem ser prejudiciais para a pele em qualquer época do ano, mas mais ainda nos meses de verão, quando os níveis de exposição são mais altos. Escolhe um protetor solar que possa ser absorvido pela tua pele. Esolhe um fator de proteção solar no mínimo de 30 e aplica-o 20 a 30 minutos antes de te expores ao sol. 

5. Hidratantes "naturais"

Limão e tomate são muito bons para manter a pele fresca. Podes fazer sumo de tomate (não adiciones água) e congelar o sumo usando as bandejas de gelo. Usa isso como uma lavagem de pele, dia sim, dia não e deixa o sumo secar na pele antes de lavar. O licopeno do tomate faz maravilhas para a pele.

6. Não te esqueças dos olhos e dos lábios!

Se saíres à rua nas horas de maior calor (entre as 12:00 e as 16:00), confirma que os teus olhos estão protegidos com óculos escuros e os lábios com um bálsamo. Muitas vezes esquecemo-nos que a pele à volta dos olhos é muito delicada e precisa de cuidado extra. Se o calor estiver a queimar-te os olhos, lava-os com água limpa e fria. Um par de discos de algodão frio mergulhados em água pode ser calmante também. Se o problema persistir, consulta um médico.

Marcações: Tempo Livre, Saúde , Pele, ACNE, Pele Seca

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias