Dinamarca: descobriram "livros venenosos" numa biblioteca

0
0
1
s2smodern

Já alguma vez viste o filme "O Nome da Rosa?" Esta história é semelhante!

Adaptado a partir de uma obra do italiano Umberto Eco com o mesmo título, a história decorre num mosteiro beneditino do século 14 no qual um frade franciscano — interpretado por Sean Connery — recebe a missão de investigar o estranho falecimento de sete monges. No fim, o frade descobre que as mortes tem a ver com o contacto com livros da biblioteca local, que foram envenenados propositadamente por serem consideradas “proibidas” pela Igreja.

O Nome da Rosa

O "filme da vida real"

Pois, curiosamente, uma equipa de especialistas descobriu que, às vezes, a vida imita a arte — já que, acidentalmente, encontraram três livris numa biblioteca na Dinamarca cujas capas são “venenosas”! Mais especificamente, os livros fazem parte do acervo da biblioteca da Universidade do Sul da Dinamarca e contém quantidades significativas de arsénico nas capas.

Segundo explicaram os investigadores Jakob Povl Holck e Kaare Lund Rasmussen num artigo do site The Conversation, a descoberta aconteceu quando bibliotecários da instituição submeteram alguns volumes raros a raio - X e identificaram a presença da substância em três obras publicadas entre os séculos 16 e 17.

Livro venenoso

O arsénico é extremamente tóxico e pode ser letal, mas, durante o século 19, por exemplo, durante vários anos, as pessoas sabiam que o consumo da substância podia ser bastante perigoso, mas era  frequentemente usado como pigmento de tecidos e papéis. O arsénico era usado como ingrediente de tintas da cor verde, para prolongar a duração dos tons, e foi muito usado na fabricação de roupas e inclusive na produção de selos. 

No caso dos livros descobertos na biblioteca na Dinamarca, os especialistas acreditam que o veneno foi usado para evitar que as obras fossem danificadas por insetos e outros bichos. Em Portugal usa-se outra técnica - na biblioteca Joanina, em Coimbra, recorre-se a um bando de morcegos para resolver este problema. 

Livro venenoso

Marcações: Ciência, Livros, Portugal, Arte, Dinamarca

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!