Música e desporto: A combinação perfeita para a tua saúde

0
0
1
s2smodern

Sabes aquelas cenas de filme em que a pessoa corre com os auriculares em passada lenta? A verdade é que a música não melhora apenas o bem-estar, mas também contribui para que treines mais e melhor.

Pesquisas sobre este tema são feitas desde 1911, quando se descobriu que os ciclistas pedalavam mais rápido quando acompanhados por música do que em silêncio. Desde então, percebeu-se que as pessoas que praticam exercício físico enquanto ouvem música apresentam níveis menores de cansaço, conseguem treinar durante mais tempo, melhoram a sua performance e mantêm o bom humor. Não é à toa que os ginásios têm uma playlist a tocar ininterruptamente!

Contudo, não é qualquer melodia que provoca estes efeitos; por isso, revelamos a seguir os três passos essenciais para criar a playlist perfeita:

Cria a tua playlist

Claro que é mais fácil recorrer a playlists prontas no Spotify ou noutros serviços de streaming — até porque há muita gente que dedica boas horas da vida para criar playlists incríveis. Porém, de acordo com as pesquisas, o que mais motiva quem vai correr no parque ou fazer exercícios no ginásio são músicas escolhidas pela própria pessoa, que tenham alguma relevância particular.

Por isso, o ideal é passar algum tempo desenvolvendo a seleção ideal para você, com itens que estejam de acordo com o seu gosto e/ou tenham algum significado especial. Aliás, quem faz uma pode já fazer duas ou três, para não enjoar e ter opções para exercícios/objetivos diferentes.

Está atento ao tempo das músicas

A ideia geral é que músicas rápidas e barulhentas são a melhor escolha para exercícios aeróbicos (aqueles que usam oxigénio para gerar energia nos músculos, como correr, nadar ou pedalar). São elas que te motivam a aumentar o ritmo do exercício, aumentando também o número de batimentos cardíacos por minuto até atingir o objetivo do treino.

No entanto, podes criar uma playlist com o objetivo de sincronizar os teus movimentos com a música. Para isso, é podes usar alguns recursos online, como os indicados pelo site Popular Science: um guia da run2rhythm, que ensina a harmonizar o treino com o som e a determinar o teu próprio ritmo (ou seja, quantas vezes por minuto o teu coração deverá bater enquanto você fazes exercício), e o SongBPM, que apresenta o tempo da música no compasso do coração.

Pensa na mensagem da música

Um estudo de 2009 descobriu que não era só o ritmo que influenciava o desempenho de atletas: a letra também teria papel importante. Conforme a pesquisa, canções com mensagens motivacionais são aquelas que fazem com que as pessoas se esforcem mais durante seus treinos. Assim, é interessante dar preferência às músicas que seguem esse estilo.

Por isso aqui vai uma música para te inspirares:

Agora a sério, não basta pensar só nas palavras: é preciso refletir sobre os equipamentos que vais usar. O ideal, principalmente para quem se exercita ao ar livre, é utilizar um auricular de que permita a percepção de ruídos externos — caso contrário, a atividade pode tornar-se num risco para o próprio indivíduo.

Pensa também na hipótese de teres uma braçadeira ou cinto desportivo para colocar o telemóvel ou MP3 enquanto treinas.

Marcações: Desporto, Saúde , Música, Exercício, Músculos, Treino

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    6 dicas para se tornar num bom ouvinte

    Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

  • Os melhores livros para se ler na toalha!

    Os melhores livros para se ler na toalha!

    Pode custar acreditar, mas não há muito tempo atrás as pessoas iam para a praia sem os telemóveis. "Mas o que é que faziam na praia então?" - isto que te vamos sugerir.

  • Espreita as primeiras imagens do novo filme

    Espreita as primeiras imagens do novo filme "Mulan"

    A primeira fotografia da próxima adaptação do filme "Mulan" da Disney está aqui. Lançada nas redes na passada segunda-feira, a produtora apresentou a atriz protagonista. 

  • Ter uma atitude positiva ... Como?

    Ter uma atitude positiva ... Como?

    O ser humano não foi feito para estar isolado, mas culpar as pessoas e a sociedade por quem és ou pelas tuas falhas e fracassos não é a melhor opção. Uma atitude positiva pode mudar a tua perspetiva em relação à vida e às pessoas que te rodeiam. 

  • Não ter impressões digitais - é possível?

    Não ter impressões digitais - é possível?

    És daquelas pessoas que tem problemas quando te pedem as tuas impressões digitais? De facto há pessoas que não tem uma impressão digital clara, mas não inexistentes. No entanto, estudos constatam que há quem fuja à regra.

  • Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Pixar: os estúdios onde a magia acontece

    Atire a primeira pedra quem não goste de ver  um bom filme de animação. Não adianta: é praticamente unânime. Quem não se ri da Dory ou não se emociona com os velhinhos do “Up – Altamente"?

  • Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Ler livros - 5 benefícios para a tua mente!

    Quando foi a última vez que leste um livro ou um bom artigo? Os teus hábitos diários de leitura estão centrados nos tweets, atualizações no Facebook ou receitas de panquecas "fit"? Isto é para ti!

  • Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Filmes que Desafiam: A vida de Pi

    Para o serão de hoje convidamos-te a ver um filme que te vai deixar a refletir o resto da semana. 

  • Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Telescópio Tess captura imagens de um cometa no sistema solar

    Queres mais uma prova do quanto a tecnologia dos equipamentos de observação espacial avançou nos últimos anos? 

  • O sol e a pele

    O sol e a pele

    Chegou o calor e com este a vontade de ir à praia. Voltamos a puder passear junto ao mar, jogar futebol ou voleibol o dia todo, dormir uma boa sesta com o som das ondas a baterem na areia, ou simplesmente estar deitados ao Sol a bronzear. Tudo isto nos sabe bem e faz-nos recordar tantos Verões que já passaram. No entanto, nesta altura é frequente também que nos relembrem da importância de nos “protegermos” do Sol e não é raro ouvir os pais, avós ou tios a dizerem: “Não te esqueças de pôr protetor solar”. E tudo isto porquê?

  • 5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    5 paisagens surreais trabalhadas pela natureza

    Existem alguns lugares espalhados pelo planeta Terra que, de tão incríveis e estranhos, não parecem paisagens naturais. Estes locais dão a impressão de terem saído de alguma obra de ficção.

  • O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    O que acontece no nosso cérebro quando nos apaixonamos?

    Já deves ter ouvido a expressão que "o amor é uma droga". Não é à toa, e hoje explicamos-te porquê!