Música e desporto: A combinação perfeita para a tua saúde

0
0
1
s2smodern

Sabes aquelas cenas de filme em que a pessoa corre com os auriculares em passada lenta? A verdade é que a música não melhora apenas o bem-estar, mas também contribui para que treines mais e melhor.

Pesquisas sobre este tema são feitas desde 1911, quando se descobriu que os ciclistas pedalavam mais rápido quando acompanhados por música do que em silêncio. Desde então, percebeu-se que as pessoas que praticam exercício físico enquanto ouvem música apresentam níveis menores de cansaço, conseguem treinar durante mais tempo, melhoram a sua performance e mantêm o bom humor. Não é à toa que os ginásios têm uma playlist a tocar ininterruptamente!

Contudo, não é qualquer melodia que provoca estes efeitos; por isso, revelamos a seguir os três passos essenciais para criar a playlist perfeita:

Cria a tua playlist

Claro que é mais fácil recorrer a playlists prontas no Spotify ou noutros serviços de streaming — até porque há muita gente que dedica boas horas da vida para criar playlists incríveis. Porém, de acordo com as pesquisas, o que mais motiva quem vai correr no parque ou fazer exercícios no ginásio são músicas escolhidas pela própria pessoa, que tenham alguma relevância particular.

Por isso, o ideal é passar algum tempo desenvolvendo a seleção ideal para você, com itens que estejam de acordo com o seu gosto e/ou tenham algum significado especial. Aliás, quem faz uma pode já fazer duas ou três, para não enjoar e ter opções para exercícios/objetivos diferentes.

Está atento ao tempo das músicas

A ideia geral é que músicas rápidas e barulhentas são a melhor escolha para exercícios aeróbicos (aqueles que usam oxigénio para gerar energia nos músculos, como correr, nadar ou pedalar). São elas que te motivam a aumentar o ritmo do exercício, aumentando também o número de batimentos cardíacos por minuto até atingir o objetivo do treino.

No entanto, podes criar uma playlist com o objetivo de sincronizar os teus movimentos com a música. Para isso, é podes usar alguns recursos online, como os indicados pelo site Popular Science: um guia da run2rhythm, que ensina a harmonizar o treino com o som e a determinar o teu próprio ritmo (ou seja, quantas vezes por minuto o teu coração deverá bater enquanto você fazes exercício), e o SongBPM, que apresenta o tempo da música no compasso do coração.

Pensa na mensagem da música

Um estudo de 2009 descobriu que não era só o ritmo que influenciava o desempenho de atletas: a letra também teria papel importante. Conforme a pesquisa, canções com mensagens motivacionais são aquelas que fazem com que as pessoas se esforcem mais durante seus treinos. Assim, é interessante dar preferência às músicas que seguem esse estilo.

Por isso aqui vai uma música para te inspirares:

Agora a sério, não basta pensar só nas palavras: é preciso refletir sobre os equipamentos que vais usar. O ideal, principalmente para quem se exercita ao ar livre, é utilizar um auricular de que permita a percepção de ruídos externos — caso contrário, a atividade pode tornar-se num risco para o próprio indivíduo.

Pensa também na hipótese de teres uma braçadeira ou cinto desportivo para colocar o telemóvel ou MP3 enquanto treinas.

Marcações: Desporto, Saúde , Música, Exercício, Músculos, Treino

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Para alguns, Deus é simplesmente algo misterioso. Para outros, é um velhote de barbas brancas sentado no Céu, que está bem longe do que se passa na Terra.

  • Como sei que é meu amigo?

    Como sei que é meu amigo?

    Espera, antes disso. Quais as qualidades e características que uma pessoa tem de ter para a considerares tua Amiga? A importância que quem está à tua volta tem na tua vida é determinante!

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    A paz recebida de Jesus transforma-se em missão. Outrora, o Pai confiara a Jesus uma missão (ser portador da salvação de Deus à nova humanidade); agora é Jesus que envia os seus a serem portadores desta mensagem de vida nova a todos os homens.

  • James Bay: Uma boa surpresa para a tua

    James Bay: Uma boa surpresa para a tua "playlist"

    "Sem expectativas" - é o meu lema para os concertos. No Domingo fui assistir ao concerto de Ed Sheeran, que contava com 3 concertos de abertura. Mais uma vez, fui sem expectativas, sem preparação. E fui surpreendida.

  • 7 factos sobre Ed Sheeran

    7 factos sobre Ed Sheeran

    No fim de semana em que o cantor vem a Portugal para dois concertos, damos-te a conhecer algumas curiosidades do cantautor inglês. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Jesus sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome serão pregados a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados. São as últimas palavras de Jesus, o seu testamento. Agora somos nós que temos de continuar o Seu legado. Jesus confia-nos três tarefas, que se resumem em três elementos.

  • Filmes com

    Filmes com "cheiro a Verão"

    Férias de verão significa ir até à praia, piscina, estar o maior tempo ao sol. Com a escola quase a terminar, há muito tempo livre para ocupar, e porque não com filmes? Aqui vão algumas sugestões:

  • Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    O mar mediterrâneo comunica-se com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar e banha incontáveis praias pitorescas do norte da África, da Europa e da Ásia, cobrindo uma área de aproximadamente 2,5 milhões de quilómetros quadrados.

  • Fake News: Como detetar

    Fake News: Como detetar "bots" no Twitter?

    "Marcus099875 retwittou..." Um nome seguido de vários números aleatórios pode ser uma indicação de bot no Twitter. Contudo, o padrão não é regra e é preciso aprofundar um pouco mais. Investigadores do site Recorded Future deram uma palestra sobre este fenómeno na Security Analyst Summit deste ano. A ideia é mostrar porque é que os bots são utilizados.

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.