Música e desporto: A combinação perfeita para a tua saúde

0
0
1
s2smodern

Sabes aquelas cenas de filme em que a pessoa corre com os auriculares em passada lenta? A verdade é que a música não melhora apenas o bem-estar, mas também contribui para que treines mais e melhor.

Pesquisas sobre este tema são feitas desde 1911, quando se descobriu que os ciclistas pedalavam mais rápido quando acompanhados por música do que em silêncio. Desde então, percebeu-se que as pessoas que praticam exercício físico enquanto ouvem música apresentam níveis menores de cansaço, conseguem treinar durante mais tempo, melhoram a sua performance e mantêm o bom humor. Não é à toa que os ginásios têm uma playlist a tocar ininterruptamente!

Contudo, não é qualquer melodia que provoca estes efeitos; por isso, revelamos a seguir os três passos essenciais para criar a playlist perfeita:

Cria a tua playlist

Claro que é mais fácil recorrer a playlists prontas no Spotify ou noutros serviços de streaming — até porque há muita gente que dedica boas horas da vida para criar playlists incríveis. Porém, de acordo com as pesquisas, o que mais motiva quem vai correr no parque ou fazer exercícios no ginásio são músicas escolhidas pela própria pessoa, que tenham alguma relevância particular.

Por isso, o ideal é passar algum tempo desenvolvendo a seleção ideal para você, com itens que estejam de acordo com o seu gosto e/ou tenham algum significado especial. Aliás, quem faz uma pode já fazer duas ou três, para não enjoar e ter opções para exercícios/objetivos diferentes.

Está atento ao tempo das músicas

A ideia geral é que músicas rápidas e barulhentas são a melhor escolha para exercícios aeróbicos (aqueles que usam oxigénio para gerar energia nos músculos, como correr, nadar ou pedalar). São elas que te motivam a aumentar o ritmo do exercício, aumentando também o número de batimentos cardíacos por minuto até atingir o objetivo do treino.

No entanto, podes criar uma playlist com o objetivo de sincronizar os teus movimentos com a música. Para isso, é podes usar alguns recursos online, como os indicados pelo site Popular Science: um guia da run2rhythm, que ensina a harmonizar o treino com o som e a determinar o teu próprio ritmo (ou seja, quantas vezes por minuto o teu coração deverá bater enquanto você fazes exercício), e o SongBPM, que apresenta o tempo da música no compasso do coração.

Pensa na mensagem da música

Um estudo de 2009 descobriu que não era só o ritmo que influenciava o desempenho de atletas: a letra também teria papel importante. Conforme a pesquisa, canções com mensagens motivacionais são aquelas que fazem com que as pessoas se esforcem mais durante seus treinos. Assim, é interessante dar preferência às músicas que seguem esse estilo.

Por isso aqui vai uma música para te inspirares:

Agora a sério, não basta pensar só nas palavras: é preciso refletir sobre os equipamentos que vais usar. O ideal, principalmente para quem se exercita ao ar livre, é utilizar um auricular de que permita a percepção de ruídos externos — caso contrário, a atividade pode tornar-se num risco para o próprio indivíduo.

Pensa também na hipótese de teres uma braçadeira ou cinto desportivo para colocar o telemóvel ou MP3 enquanto treinas.

Marcações: Desporto, Saúde , Música, Exercício, Músculos, Treino

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Depois de ter passado uma noite em oração e de ter escolhido os doze, Jesus encontra agora dois grupos de pessoas: numerosos discípulos e uma grande multidão. A multidão sente-se desorientada e procura Jesus por dois motivos: quer ouvir a sua Palavra e ser curada dos seus males.

  • "Tolkien": Uma viagem pela mente do criador de "O Senhor dos Anéis"

    A pergunta mais velha do mundo que se faz a qualquer mente criativa é: "Como é que surgiu esta ideia?". Pois este ano vamos poder conhecer uma das mais brilhantes mentes do século XX. 

  • Música: porque gostamos tanto dela?

    Música: porque gostamos tanto dela?

    Independentemente do teu estilo musical favorito, com uma coisa podemos concordar: ouvir música faz bem e deixa-nos felizes. Companheira de viagens, caminhadas e, para os mais sortudos, presente também na hora do trabalho, a música é algo que tem a capacidade de melhorar o nosso humor e, inclusive, fazer com que a nossa concentração melhore, mas já te perguntaste como é que isto é possível?

  • Will Smith em tons de azul - o novo trailer de

    Will Smith em tons de azul - o novo trailer de "Aladdin"

    Durante  a cerimónia dos Grammys 2019 foi divulgado um novo trailer do remake do filme "Aladdin" da Disney. 

  • Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Ontem à noite decorreu a 61ª edição dos prémios Grammy, que distingue o que de melhor se fez na música no ano que passou.

  • Escuta, Arrisca e ... Confia!

    Escuta, Arrisca e ... Confia!

    No Evangelho deste Domingo, Pedro tem um gesto de confiança: Pela tua palavra, porque és Tu a dizê-lo, para Te dar um prazer, por Ti … lanço as redes.

  • O capitalismo: O que é?

    O capitalismo: O que é?

    Provavelmente já ouviste algumas pessoas falarem sobre esta coisa chamada capitalismo. Se já ouviste os teus pais a reclamar sobre o capitalismo ou algum dos teus professores a abordar este assunto, hoje explicamos-te este tema de uma forma simples. 

  • Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Quer estejas a planear algo especial com o teu namorado(a) ou um jantar com as amigas, aqui vão algumas ideias.

  • Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Jesus está no início da sua vida pública. Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e actualiza-a, aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão.

  • A ansiedade nas palavras deles

    A ansiedade nas palavras deles

    Tem sido crescente a atenção dos media para as questões relacionadas com a saúde mental. Também algumas figuras públicas aproveitam o espaço que lhes é dado para falar destas questões e como as ultrapassaram. 

  • Porque é que os casais dão as mãos?

    Porque é que os casais dão as mãos?

    Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

  • O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    Toda a gente nas redes sociais participou no “Desafio dos 10 Anos”, a brincadeira que, basicamente, consiste em partilhar uma foto atual ao lado de uma de há 10 anos atrás para mostrar o quanto ou o quão pouco mudamos ao longo da última década, certo?