Música e desporto: A combinação perfeita para a tua saúde

0
0
1
s2smodern

Sabes aquelas cenas de filme em que a pessoa corre com os auriculares em passada lenta? A verdade é que a música não melhora apenas o bem-estar, mas também contribui para que treines mais e melhor.

Pesquisas sobre este tema são feitas desde 1911, quando se descobriu que os ciclistas pedalavam mais rápido quando acompanhados por música do que em silêncio. Desde então, percebeu-se que as pessoas que praticam exercício físico enquanto ouvem música apresentam níveis menores de cansaço, conseguem treinar durante mais tempo, melhoram a sua performance e mantêm o bom humor. Não é à toa que os ginásios têm uma playlist a tocar ininterruptamente!

Contudo, não é qualquer melodia que provoca estes efeitos; por isso, revelamos a seguir os três passos essenciais para criar a playlist perfeita:

Cria a tua playlist

Claro que é mais fácil recorrer a playlists prontas no Spotify ou noutros serviços de streaming — até porque há muita gente que dedica boas horas da vida para criar playlists incríveis. Porém, de acordo com as pesquisas, o que mais motiva quem vai correr no parque ou fazer exercícios no ginásio são músicas escolhidas pela própria pessoa, que tenham alguma relevância particular.

Por isso, o ideal é passar algum tempo desenvolvendo a seleção ideal para você, com itens que estejam de acordo com o seu gosto e/ou tenham algum significado especial. Aliás, quem faz uma pode já fazer duas ou três, para não enjoar e ter opções para exercícios/objetivos diferentes.

Está atento ao tempo das músicas

A ideia geral é que músicas rápidas e barulhentas são a melhor escolha para exercícios aeróbicos (aqueles que usam oxigénio para gerar energia nos músculos, como correr, nadar ou pedalar). São elas que te motivam a aumentar o ritmo do exercício, aumentando também o número de batimentos cardíacos por minuto até atingir o objetivo do treino.

No entanto, podes criar uma playlist com o objetivo de sincronizar os teus movimentos com a música. Para isso, é podes usar alguns recursos online, como os indicados pelo site Popular Science: um guia da run2rhythm, que ensina a harmonizar o treino com o som e a determinar o teu próprio ritmo (ou seja, quantas vezes por minuto o teu coração deverá bater enquanto você fazes exercício), e o SongBPM, que apresenta o tempo da música no compasso do coração.

Pensa na mensagem da música

Um estudo de 2009 descobriu que não era só o ritmo que influenciava o desempenho de atletas: a letra também teria papel importante. Conforme a pesquisa, canções com mensagens motivacionais são aquelas que fazem com que as pessoas se esforcem mais durante seus treinos. Assim, é interessante dar preferência às músicas que seguem esse estilo.

Por isso aqui vai uma música para te inspirares:

Agora a sério, não basta pensar só nas palavras: é preciso refletir sobre os equipamentos que vais usar. O ideal, principalmente para quem se exercita ao ar livre, é utilizar um auricular de que permita a percepção de ruídos externos — caso contrário, a atividade pode tornar-se num risco para o próprio indivíduo.

Pensa também na hipótese de teres uma braçadeira ou cinto desportivo para colocar o telemóvel ou MP3 enquanto treinas.

Marcações: Desporto, Saúde , Música, Exercício, Músculos, Treino

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?