5 grandes questões que a Ciência ainda não conseguiu responder

0
0
1
s2smodern

Um investigador científico sabe: trabalhar na área da ciência não significa obter resposta corretas e inquestionáveis. Muitas vezes significa uma vida inteira dedicada a responder a uma questão, que se vai multiplicando em novas perguntas e hipóteses.

No princípio era ... o quê?

Se considerarmos a cronologia da vida, do Universo, o primeiro grande enigma é: o que existia antes do Big Bang?

Há várias teorias. Pode ser que o nosso Universo tenha originado a partir de outro, que se retraiu ao ponto de singularidade — algo como um buraco negro, explodindo novamente. Mas pode ser que o fenómeno já existisse, mas num estado de dormência. Ou ainda que o Big Bang tenha sido um choque entre espaços tridimensionais que vagavam por uma quarta dimensão.

A verdade é que dificilmente vamos conseguir uma resposta. Por isso é que vale a pena acompanharmos as respostas que vão surgindo! 

Quem/ o quê acabou com os dinossauros?

Sabemos que, num determinado momento da história, existiram dinossauros, Sabemos também que, sem qualquer explicação aparente, desvaneceram da face da Terra. Uma das informações relevantes da altura é que o clima global mudou bastante, acabando com 70% da vida terrestre. 

É aqui que surgem os debates. Por um lado, há quem defenda que o movimento das placas tectónicas, somado à ação devastadora dos vulcões, terá acabado com boa parte dos animais marinhos e dos répteis gigantes. Outros acreditam que foi um meteorito enorme que caiu na Terra, contaminando a atmosfera de uma forma mortal.

O facto é que algo aconteceu e que existem muitas perguntas por responder. 

O que define a morte?

Determinar que alguém morreu pode não ser tão simples quanto parece. Alguns casos desafiam os critérios dito clássicos, como a insuficiência circulatória e respiratória.

A morte cerebral, por exemplo. Embora os órgãos tendam a falhar algumas horas depois do sucedido, há casos de pessoas que mantiveram a função de todos durante semanas e até décadas. Isso significa que as pessoas estariam vivas ou não? E se dependessem de equipamentos hospitalares para manterem-se assim, isso mudaria seu estado?

Os vírus tem vida própria?

Se foste afetado pelo vírus da gripe recentemente, deves pensar que ele existe mesmo como uma pessoa. O facto é que é verdade. Por exemplo: os vírus reproduzem-se, como outros seres fazem para perpetuar a espécie.

Porém, só conseguem fazer porque os parasitas aproveitam-se do hospedeiro. Por esse motivo, há quem os chame de “entidades” infecciosas.

Planeta ou não? Eis a questão ...

Foi uma comoção quando, em 2006, foi anunciado que, devido a uma redefinição do termo “planeta”, Plutão não se encaixava mais nesta categoria. Claro está que nem todos os estudiosos concordaram com a mudança.

De acordo com Alan Stern e David Grinspoon, cientistas que publicaram um livro sobre a experiência do projeto New Horizons (sonda espacial que capturou materiais sobre Plutão e o Cinturão de Kuiper), o astro possui diversas características que o identificam como um planeta, como montanhas de gelo, glaciares de nitrogénio e gravidade suficiente para ter um formato esférico.

Para eles, a nova definição ficou longe do ideal, apesar de ter sido baseada num importante dilema sobre como definir objetos encontrados fora do Sistema Solar. Chegou-se à conclusão que apenas os corpos que orbitam o Sol e conseguem livrar-se dos detritos ao seu redor entram nesta "dança". E o debate continua…

Marcações: Ecologia, Ciência, Ambiente, Terra, Planetas, Seres humanos

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Para alguns, Deus é simplesmente algo misterioso. Para outros, é um velhote de barbas brancas sentado no Céu, que está bem longe do que se passa na Terra.

  • Como sei que é meu amigo?

    Como sei que é meu amigo?

    Espera, antes disso. Quais as qualidades e características que uma pessoa tem de ter para a considerares tua Amiga? A importância que quem está à tua volta tem na tua vida é determinante!

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    A paz recebida de Jesus transforma-se em missão. Outrora, o Pai confiara a Jesus uma missão (ser portador da salvação de Deus à nova humanidade); agora é Jesus que envia os seus a serem portadores desta mensagem de vida nova a todos os homens.

  • James Bay: Uma boa surpresa para a tua

    James Bay: Uma boa surpresa para a tua "playlist"

    "Sem expectativas" - é o meu lema para os concertos. No Domingo fui assistir ao concerto de Ed Sheeran, que contava com 3 concertos de abertura. Mais uma vez, fui sem expectativas, sem preparação. E fui surpreendida. 

  • 7 factos sobre Ed Sheeran

    7 factos sobre Ed Sheeran

    No fim de semana em que o cantor vem a Portugal para dois concertos, damos-te a conhecer algumas curiosidades do cantautor inglês. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Jesus sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome serão pregados a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados. São as últimas palavras de Jesus, o seu testamento. Agora somos nós que temos de continuar o Seu legado. Jesus confia-nos três tarefas, que se resumem em três elementos.

  • Filmes com

    Filmes com "cheiro a Verão"

    Férias de verão significa ir até à praia, piscina, estar o maior tempo ao sol. Com a escola quase a terminar, há muito tempo livre para ocupar, e porque não com filmes? Aqui vão algumas sugestões:

  • Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    O mar mediterrâneo comunica-se com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar e banha incontáveis praias pitorescas do norte da África, da Europa e da Ásia, cobrindo uma área de aproximadamente 2,5 milhões de quilómetros quadrados.

  • Fake News: Como detetar

    Fake News: Como detetar "bots" no Twitter?

    "Marcus099875 retwittou..." Um nome seguido de vários números aleatórios pode ser uma indicação de bot no Twitter. Contudo, o padrão não é regra e é preciso aprofundar um pouco mais. Investigadores do site Recorded Future deram uma palestra sobre este fenómeno na Security Analyst Summit deste ano. A ideia é mostrar porque é que os bots são utilizados.

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.