Enfrentar as fobias

0
0
1
s2smodern

Perante uma aranha, uma serpente ou um precipício, algumas pessoas entram em pânico. São confrontadas com a sua fobia. É importante compreendê-las e encontrar soluções.

A fobia é uma perturbação psicológica. Na presença de uma situação que assusta, essa perturbação manifesta-se com ataques de pânico, que se manifesta com choro, palpitações, tremores, dores de barriga, vertigens ou náuseas. É um pânico incontrolável, que pode tornar a vida muito complicada. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 10 a 12 por cento da população sofre de fobias. Não se sabe explicar bem a sua origem. Existem fobias simples e fobias complexas. Indicamos as mais comuns, mas existem outras, algumas muito estranhas.

Claustrofobia

O medo dos espaços fechados como, por exemplo, um elevador, um comboio, um avião ou até um pequeno quarto. Só em pensar nisso, a pessoa sente-se mal.

Zoofobia

O medo dos animais: aranhas, serpentes, gatos, ratos… Perante certos animais, que para alguns são amigos, o medo ou a fobia vê neles inimigos.

Hematofobia

O medo do sangue, das agulhas. Ao ver uma agulha nas mãos da enfermeira, ao receber uma picadela ou injecção, ao ver uma gota de sangue, a pessoa quase desmaia.

Fobia social

O inferno são os outros! É o medo de ser ridículo, de ser humilhado, de ficar embaraçado. Isto leva a pessoa a isolar-se e a evitar a presença dos outros.

Agorafobia

O medo dos espaços abertos. A pessoa tem um sentimento de insegurança nos grandes espaços ou em lugares públicos. Por isso, refugia-se em casa.

Fobia escolar

O medo de ir à escola. Ir ao colégio ou à escola pode levar o aluno a ficar em pânico ou até a ficar doente. Felizmente, esta fobia é rara.

Como domesticar as Fobias?

As fobias simples podem ser vencidas com algum esforço e até podem passar com o tempo. Deste modo, poderemos, se necessário, ir vencendo certos medos, pois não têm razão para nos assustar. Contudo, as fobias complexas necessitam de um tratamento especial. O médico de família indicará um especialista, que aconselhará qual a melhor terapia. Cada caso é diferente.

 

Marcações: Escola, Saúde , Animais, Medo, Fobias, Espaços, Psicologia, Mente

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias