Jovens que mudaram o Mundo: Malala Yousafzai

0
0
0
s2sdefault

A jovem que te queremos apresentar hoje de certeza que já a conheces: Malala Yousafzai, natural de Mingora, mas que desde cedo procurou defender os direitos das meninas do seu país. 

 No passado dia 12 de Julho, Malala celebrou 20 anos. Mas logo com 11 anos, começa a escrever o blog "Diário de uma estudante paquistanesa", onde contava a sua vida e as dificuldades que as meninas tinham em estudar por causa dos talibãs, na altura. Graças à Internet e ao apoio que recebia das pessoas, começou a ficar cada vez mais conhecida e a dar entrevistas e a falar da realidade em que vivia, sem medo. 

Com 15 anos, quando voltava da escola, foi baleada por dois jovens talibãs que estavam no mesmo autocarro que Malala. A situação de perigo eminente que vivia levou a que fosse transportada para Inglaterra para recuperar e depois passou a viver em Birmingham e a frequentar um colégio inglês. 

Um ano depois, discursou na Assembleia das Nações Unidas, em Nova Yorque, estando presentes, além dos governantes e diplomatas, centenas de estudantes de mais de 80 países. Disse: “Estou aqui para defender o direito à educação de todas as crianças." Recebeu no mesmo ano o Prémio Sakarov, atribuído pelo Parlamento Europeu.

Com apenas 17 anos  foi escolhida para Prémio Nobel da Paz, pela sua luta pelo direito de todas as crianças e jovens à educação. Foi a mais jovem galardoada com este Prémio. Apesar do reconhecimento, Malala ainda recebe ameaças dos talibãs do Paquistão.

Nas várias entrevistas que dá, Malala diz que sonha com um país onde, com uma caneta para todos, tudo poderá mudar. E acredita que um dia ainda poderá voltar a viver no seu país. "Sermos arrancados do país que amamos é algo que não desejo a ninguém".

Malala aproveitou a sua popularidade para criar um fundo que possa ajudar meninas de todo o mundo a terem acesso à escola. Qualquer pessoa poderá contribuir, ajudar e ver os resultados dos seus donativos. 

 Se quiseres conhecer melhor a sua história, há um documentário sobre a sua vida realizado em 2015, onde podes ver aqui o trailer:

Marcações: JOvens, Valores, Mundo

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.