As novidades de 2017 na música

0
0
1
s2smodern

O habitual artigo sobre o lançamento do mês, desta vez, e porque o ano mudou, apresenta três revelações/confirmações da música portuguesa. Os artistas aqui apresentados talvez sejam pouco conhecidos da maioria do público, mas são presença em quase todos os top’s de álbuns nacionais editados em 2017. Por isso, aqui fica o merecido destaque e o convite a escutá-los.

Ermo – Lo-Fi Moda

 O duo de música eletrónica, proveniente de Braga, mete neste Lo-Fi Moda um misto de hip hop, pop, …, um bocado de tudo, numa busca de qualquer coisa de novo. Uma busca conseguida! Este disco parece realmente transportar a uma outra dimensão em alguns momentos e deixar-nos suspensos entre o gostar ou odiar. É um disco que primeiro se estranha e depois se entranha. Ouvindo este trabalho, podemos só ter uma certeza: os Ermo, depois de Vem por Aqui (2014), chegaram com este Lo-Fi Moda para conquistarem um lugar de destaque no panorama da música nacional e falada em português.

Surma – Antwerpen

Ter um álbum de estreia com as críticas positivas e o sucesso deste Antwerpen de Surma não é para todos, mas neste caso é mais do que merecido. Débora Umbelino, Surma de nome artístico, é uma verdadeira faz-tudo: compõe, toca, canta… E no meio disto tudo, conseguiu trazer claramente uma sonoridade nova à música portuguesa. Num estilo introspetivo, capaz de transportar a imaginação a vários ambientes, as 10 canções de Antwerpen merecem ser escutadas e apreciadas uma por uma.

Luís Severo – Luís Severo

O trabalho de Luís Severo, que tem como título o seu próprio nome, é claramente uma afirmação de identidade do artista que se estreou em 2015 com Cara d’Anjo, e que agora começa a ser cada vez mais reconhecido. Confesso que a primeira audição não me suscitou grande interesse, mas ficou a vontade de dar-lhe uma segunda parte, por tentar fazer algo de novo às fórmulas já mais que vistas. Depois disso, descobri neste álbum algo que me soa sempre familiar, que não destoa mais, que merece ser escutado como uma daquelas histórias que o amigo que já não vês há alguns anos tem para te contar. O seu estilo indie pop acústico, que há o poder de nos transporta ao passado, mostra que o futuro de Luís Severo será seguramente risonho.

Marcações: Portugal, Música, CD's, Artistas

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Consegues rir de ti próprio?

    Consegues rir de ti próprio?

    No Dia Internacional do Riso, desafiamos-te a quebrar as regras e rires-te de ti próprio. Enfrentar os nossos erros, dando uma gargalhada, pode ser uma boa terapia também!

  • Dia Internacional do Riso

    Dia Internacional do Riso

    Não se sabe muito bem quem organizou este dia, mas porque não falar da importância do riso? Sabias que quando rimos o nosso corpo pode chegar a movimentar cerca de 80 músculos?

  • Jovens (beatos) que mudaram o mundo: José Luís Sánchez Del Río

    Jovens (beatos) que mudaram o mundo: José Luís Sánchez Del Río

    Hoje vamos até ao México de 1925 conhecer o testemunho de um jovem que deu a sua vida pelos valores em que acreditava. 

  • 14 formas de aprender algo novo

    14 formas de aprender algo novo

    É muito bonito estudar, mas cá para nós: a vida é mais do que isso! Mesmo na escola, as disciplinas que mais gostas poderão ser um bom ponto de partida. De certeza que tens alguma coisa que gostes de fazer, porque não explorar isso?

  • "Solo: A Star Wars Story" - a história revelada, sem spoilers!

    Não há trailer. Ainda não houve uma nota para anunciar Solo: A Star Wars Story, o filme sobre Han Solo que chega aos cinemas norte-americanos no dia 25 de maio. Provavelmente devido a todas as mudanças da equipa e à mudança da equipa de realização, os detalhes foram bastante difíceis de descobrir até agora.

  • O risco de

    O risco de "pensar pequeno"

    No geral, apreciamos enredos multidimensionais que desafiam as nossas mentes e coração. As nossas mentes parece que se focam em pensar em grandes coisas. Para não sermos singulares, míopes, minúsculos.

  • 6 maneiras de encontrar o livro certo para ler

    6 maneiras de encontrar o livro certo para ler

    Quando as pessoas se lamentam que ler é uma chatice é porque ainda não encontraram o livro certo. Como encontrar o livro certo?

  • Um rapaz e uma rapariga podem ser amigos?

    Um rapaz e uma rapariga podem ser amigos?

    De certeza que já passaste por situações em que tens um amigo(a) em quem confias bastante, e pouco tempo depois começa o burburinho sobre a possibilidade de se passar a fronteira da amizade. Mas será que isso acontece em todos os casos?

  • Cristãos perseguidos

    Cristãos perseguidos

    As perseguições fazem parte da história dos cristãos desde a primeira hora. O primeiro a ser morto foi Santo Estevão, no tempo dos apóstolos. Hoje ainda há mártires. E são milhões em todo o mundo.

  • 10 maneiras de ser inteligente

    10 maneiras de ser inteligente

    As escolas só costumam olhar para duas competências: os bons em línguas e os bons em matemática. Muitas vezes é apenas sobre essas competências que somos avaliados. Mas há quem julgue que há mais formas de inteligência. Quais são as tuas?

  • 5 Hábitos que atrapalham a tua autoestima

    5 Hábitos que atrapalham a tua autoestima

    Muitas vezes perguntamo-nos qual será a fórmula para se ser feliz, para nos sentirmos melhor connosco próprios e com aquilo que temos. Bom, aqui vão 5 coisas que deves deixar de fazer se queres aumentar a confiança em ti próprio.

  • Fala-me Direito: O Direito aos Saldos

    Fala-me Direito: O Direito aos Saldos

    Depois do Natal e do Ano Novo só nos vem uma coisa à cabeça. O quê? Saaldooooooos! Pois é, mas e então o que é que os saldos têm a ver com o Direito?