As novidades de 2017 na música

0
0
1
s2smodern

O habitual artigo sobre o lançamento do mês, desta vez, e porque o ano mudou, apresenta três revelações/confirmações da música portuguesa. Os artistas aqui apresentados talvez sejam pouco conhecidos da maioria do público, mas são presença em quase todos os top’s de álbuns nacionais editados em 2017. Por isso, aqui fica o merecido destaque e o convite a escutá-los.

Ermo – Lo-Fi Moda

 O duo de música eletrónica, proveniente de Braga, mete neste Lo-Fi Moda um misto de hip hop, pop, …, um bocado de tudo, numa busca de qualquer coisa de novo. Uma busca conseguida! Este disco parece realmente transportar a uma outra dimensão em alguns momentos e deixar-nos suspensos entre o gostar ou odiar. É um disco que primeiro se estranha e depois se entranha. Ouvindo este trabalho, podemos só ter uma certeza: os Ermo, depois de Vem por Aqui (2014), chegaram com este Lo-Fi Moda para conquistarem um lugar de destaque no panorama da música nacional e falada em português.

Surma – Antwerpen

Ter um álbum de estreia com as críticas positivas e o sucesso deste Antwerpen de Surma não é para todos, mas neste caso é mais do que merecido. Débora Umbelino, Surma de nome artístico, é uma verdadeira faz-tudo: compõe, toca, canta… E no meio disto tudo, conseguiu trazer claramente uma sonoridade nova à música portuguesa. Num estilo introspetivo, capaz de transportar a imaginação a vários ambientes, as 10 canções de Antwerpen merecem ser escutadas e apreciadas uma por uma.

Luís Severo – Luís Severo

O trabalho de Luís Severo, que tem como título o seu próprio nome, é claramente uma afirmação de identidade do artista que se estreou em 2015 com Cara d’Anjo, e que agora começa a ser cada vez mais reconhecido. Confesso que a primeira audição não me suscitou grande interesse, mas ficou a vontade de dar-lhe uma segunda parte, por tentar fazer algo de novo às fórmulas já mais que vistas. Depois disso, descobri neste álbum algo que me soa sempre familiar, que não destoa mais, que merece ser escutado como uma daquelas histórias que o amigo que já não vês há alguns anos tem para te contar. O seu estilo indie pop acústico, que há o poder de nos transporta ao passado, mostra que o futuro de Luís Severo será seguramente risonho.

Marcações: Portugal, Música, CD's, Artistas

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Para alguns, Deus é simplesmente algo misterioso. Para outros, é um velhote de barbas brancas sentado no Céu, que está bem longe do que se passa na Terra.

  • Como sei que é meu amigo?

    Como sei que é meu amigo?

    Espera, antes disso. Quais as qualidades e características que uma pessoa tem de ter para a considerares tua Amiga? A importância que quem está à tua volta tem na tua vida é determinante!

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    A paz recebida de Jesus transforma-se em missão. Outrora, o Pai confiara a Jesus uma missão (ser portador da salvação de Deus à nova humanidade); agora é Jesus que envia os seus a serem portadores desta mensagem de vida nova a todos os homens.

  • James Bay: Uma boa surpresa para a tua

    James Bay: Uma boa surpresa para a tua "playlist"

    "Sem expectativas" - é o meu lema para os concertos. No Domingo fui assistir ao concerto de Ed Sheeran, que contava com 3 concertos de abertura. Mais uma vez, fui sem expectativas, sem preparação. E fui surpreendida. 

  • 7 factos sobre Ed Sheeran

    7 factos sobre Ed Sheeran

    No fim de semana em que o cantor vem a Portugal para dois concertos, damos-te a conhecer algumas curiosidades do cantautor inglês. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Jesus sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome serão pregados a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados. São as últimas palavras de Jesus, o seu testamento. Agora somos nós que temos de continuar o Seu legado. Jesus confia-nos três tarefas, que se resumem em três elementos.

  • Filmes com

    Filmes com "cheiro a Verão"

    Férias de verão significa ir até à praia, piscina, estar o maior tempo ao sol. Com a escola quase a terminar, há muito tempo livre para ocupar, e porque não com filmes? Aqui vão algumas sugestões:

  • Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    O mar mediterrâneo comunica-se com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar e banha incontáveis praias pitorescas do norte da África, da Europa e da Ásia, cobrindo uma área de aproximadamente 2,5 milhões de quilómetros quadrados.

  • Fake News: Como detetar

    Fake News: Como detetar "bots" no Twitter?

    "Marcus099875 retwittou..." Um nome seguido de vários números aleatórios pode ser uma indicação de bot no Twitter. Contudo, o padrão não é regra e é preciso aprofundar um pouco mais. Investigadores do site Recorded Future deram uma palestra sobre este fenómeno na Security Analyst Summit deste ano. A ideia é mostrar porque é que os bots são utilizados.

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.