Inovações que vão mudar o mundo

0
0
1
s2smodern

2017 foi um ano difícil, com alguns marcos importantes, mas há muita coisa boa que começou a ser desenvolvida e que nos vai maravilhar este ano. Afinal, não é para isso que a tecnologia serve? Vamos conhecer alguns exemplos?

Um pedaço de papel que ajuda a diagnosticar doenças

Esta engenhoca de papel, que tem um custo de produção de apenas 20 cêntimos, pode ajudar cientistas e doutores a diagnosticar doenças como a malária e a SIDA, em apenas pouco minutos. A melhor parte? Não depende de eletricidade!

O Paperfuge foi desenvolvido por um professor assistente da Universidade de Stanford, nos EUA. O bioengenheiro Manu Prakash inspirou-se em brinquedos de papel. Este dispositivo pode armazenar amostras de sangue num disco e, ao puxar as cordas para trás e para a frente, faz girar as amostras numa velocidade tão grande que permite separar o sangue do plasma, preparando-o para fazer testes de algumas doenças. 

Esta invenção pode revolucionar algumas áreas rurais dos países em desenvolvimento, e salvar vidas no processo.

Um bot do Facebook que traduz mensagens para refugiados

Tarjimly  é um bot tradutor do Facebook que liga refugiados a tradutoresa voluntários, onde quer que estejam no mundo. Quando precisam de falar médicos, especialistas em recrutamento, representantes legais ou outros serviços, os utilizadores podem usar o poder do Facebook Messenger para aceder a informação em tempo real, que potencialmente salvará vidas. 

Ambulâncias-taxi na Tanzânia

A Vodafone desenvolveu um programa de táxi ambulância numa zona rural da Tanzânia, baseado em telemóveis. O programa ajuda mulheres grávidas em situações de emergência médicas. através da marcação de um número de telefone específico, através do qual profissionais de saúde estabelecem ligação com taxistas avaliados, que poderão levar estas mulheres rapidamente a clínicas onde existem poucas ambulâncias disponíveis. 

Os motoristas são pagos pela empresa de comunicações móveis M-Pesa, por isso é grátis ligar para estes números. 

Uma app que te põe a mexer - e ajuda outras crianças

A aplicação UNICEF Kid Power app é uma aplicação desta fundação que promove o exercício físico e a solidariedade. Os passos diários são convertidos em alimentação para crianças subnutridas de países em desenvolvimento. A app conta os teus passos e, a cada 2500 passos ganhas um ponto e desbloqueias um kit de comida terapêutica que a própria UNICEF e os seus patrocinadores se encarregam de entregar a uma criança com graves problemas de nutrição.   

Marcações: Valores, EUA , Tecnologia, Mundo, Telemóveis, Computador, Engenharia

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Consegues rir de ti próprio?

    Consegues rir de ti próprio?

    No Dia Internacional do Riso, desafiamos-te a quebrar as regras e rires-te de ti próprio. Enfrentar os nossos erros, dando uma gargalhada, pode ser uma boa terapia também!

  • Dia Internacional do Riso

    Dia Internacional do Riso

    Não se sabe muito bem quem organizou este dia, mas porque não falar da importância do riso? Sabias que quando rimos o nosso corpo pode chegar a movimentar cerca de 80 músculos?

  • Jovens (beatos) que mudaram o mundo: José Luís Sánchez Del Río

    Jovens (beatos) que mudaram o mundo: José Luís Sánchez Del Río

    Hoje vamos até ao México de 1925 conhecer o testemunho de um jovem que deu a sua vida pelos valores em que acreditava. 

  • 14 formas de aprender algo novo

    14 formas de aprender algo novo

    É muito bonito estudar, mas cá para nós: a vida é mais do que isso! Mesmo na escola, as disciplinas que mais gostas poderão ser um bom ponto de partida. De certeza que tens alguma coisa que gostes de fazer, porque não explorar isso?

  • "Solo: A Star Wars Story" - a história revelada, sem spoilers!

    Não há trailer. Ainda não houve uma nota para anunciar Solo: A Star Wars Story, o filme sobre Han Solo que chega aos cinemas norte-americanos no dia 25 de maio. Provavelmente devido a todas as mudanças da equipa e à mudança da equipa de realização, os detalhes foram bastante difíceis de descobrir até agora.

  • O risco de

    O risco de "pensar pequeno"

    No geral, apreciamos enredos multidimensionais que desafiam as nossas mentes e coração. As nossas mentes parece que se focam em pensar em grandes coisas. Para não sermos singulares, míopes, minúsculos.

  • 6 maneiras de encontrar o livro certo para ler

    6 maneiras de encontrar o livro certo para ler

    Quando as pessoas se lamentam que ler é uma chatice é porque ainda não encontraram o livro certo. Como encontrar o livro certo?

  • Um rapaz e uma rapariga podem ser amigos?

    Um rapaz e uma rapariga podem ser amigos?

    De certeza que já passaste por situações em que tens um amigo(a) em quem confias bastante, e pouco tempo depois começa o burburinho sobre a possibilidade de se passar a fronteira da amizade. Mas será que isso acontece em todos os casos?

  • Cristãos perseguidos

    Cristãos perseguidos

    As perseguições fazem parte da história dos cristãos desde a primeira hora. O primeiro a ser morto foi Santo Estevão, no tempo dos apóstolos. Hoje ainda há mártires. E são milhões em todo o mundo.

  • 10 maneiras de ser inteligente

    10 maneiras de ser inteligente

    As escolas só costumam olhar para duas competências: os bons em línguas e os bons em matemática. Muitas vezes é apenas sobre essas competências que somos avaliados. Mas há quem julgue que há mais formas de inteligência. Quais são as tuas?

  • 5 Hábitos que atrapalham a tua autoestima

    5 Hábitos que atrapalham a tua autoestima

    Muitas vezes perguntamo-nos qual será a fórmula para se ser feliz, para nos sentirmos melhor connosco próprios e com aquilo que temos. Bom, aqui vão 5 coisas que deves deixar de fazer se queres aumentar a confiança em ti próprio.

  • Fala-me Direito: O Direito aos Saldos

    Fala-me Direito: O Direito aos Saldos

    Depois do Natal e do Ano Novo só nos vem uma coisa à cabeça. O quê? Saaldooooooos! Pois é, mas e então o que é que os saldos têm a ver com o Direito?