Inovações que vão mudar o mundo

0
0
1
s2smodern

2017 foi um ano difícil, com alguns marcos importantes, mas há muita coisa boa que começou a ser desenvolvida e que nos vai maravilhar este ano. Afinal, não é para isso que a tecnologia serve? Vamos conhecer alguns exemplos?

Um pedaço de papel que ajuda a diagnosticar doenças

Esta engenhoca de papel, que tem um custo de produção de apenas 20 cêntimos, pode ajudar cientistas e doutores a diagnosticar doenças como a malária e a SIDA, em apenas pouco minutos. A melhor parte? Não depende de eletricidade!

O Paperfuge foi desenvolvido por um professor assistente da Universidade de Stanford, nos EUA. O bioengenheiro Manu Prakash inspirou-se em brinquedos de papel. Este dispositivo pode armazenar amostras de sangue num disco e, ao puxar as cordas para trás e para a frente, faz girar as amostras numa velocidade tão grande que permite separar o sangue do plasma, preparando-o para fazer testes de algumas doenças. 

Esta invenção pode revolucionar algumas áreas rurais dos países em desenvolvimento, e salvar vidas no processo.

Um bot do Facebook que traduz mensagens para refugiados

Tarjimly  é um bot tradutor do Facebook que liga refugiados a tradutoresa voluntários, onde quer que estejam no mundo. Quando precisam de falar médicos, especialistas em recrutamento, representantes legais ou outros serviços, os utilizadores podem usar o poder do Facebook Messenger para aceder a informação em tempo real, que potencialmente salvará vidas. 

Ambulâncias-taxi na Tanzânia

A Vodafone desenvolveu um programa de táxi ambulância numa zona rural da Tanzânia, baseado em telemóveis. O programa ajuda mulheres grávidas em situações de emergência médicas. através da marcação de um número de telefone específico, através do qual profissionais de saúde estabelecem ligação com taxistas avaliados, que poderão levar estas mulheres rapidamente a clínicas onde existem poucas ambulâncias disponíveis. 

Os motoristas são pagos pela empresa de comunicações móveis M-Pesa, por isso é grátis ligar para estes números. 

Uma app que te põe a mexer - e ajuda outras crianças

A aplicação UNICEF Kid Power app é uma aplicação desta fundação que promove o exercício físico e a solidariedade. Os passos diários são convertidos em alimentação para crianças subnutridas de países em desenvolvimento. A app conta os teus passos e, a cada 2500 passos ganhas um ponto e desbloqueias um kit de comida terapêutica que a própria UNICEF e os seus patrocinadores se encarregam de entregar a uma criança com graves problemas de nutrição.   

Marcações: Valores, EUA , Tecnologia, Mundo, Telemóveis, Computador, Engenharia

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias