Inovações que vão mudar o mundo

0
0
1
s2smodern

2017 foi um ano difícil, com alguns marcos importantes, mas há muita coisa boa que começou a ser desenvolvida e que nos vai maravilhar este ano. Afinal, não é para isso que a tecnologia serve? Vamos conhecer alguns exemplos?

Um pedaço de papel que ajuda a diagnosticar doenças

Esta engenhoca de papel, que tem um custo de produção de apenas 20 cêntimos, pode ajudar cientistas e doutores a diagnosticar doenças como a malária e a SIDA, em apenas pouco minutos. A melhor parte? Não depende de eletricidade!

O Paperfuge foi desenvolvido por um professor assistente da Universidade de Stanford, nos EUA. O bioengenheiro Manu Prakash inspirou-se em brinquedos de papel. Este dispositivo pode armazenar amostras de sangue num disco e, ao puxar as cordas para trás e para a frente, faz girar as amostras numa velocidade tão grande que permite separar o sangue do plasma, preparando-o para fazer testes de algumas doenças. 

Esta invenção pode revolucionar algumas áreas rurais dos países em desenvolvimento, e salvar vidas no processo.

Um bot do Facebook que traduz mensagens para refugiados

Tarjimly  é um bot tradutor do Facebook que liga refugiados a tradutoresa voluntários, onde quer que estejam no mundo. Quando precisam de falar médicos, especialistas em recrutamento, representantes legais ou outros serviços, os utilizadores podem usar o poder do Facebook Messenger para aceder a informação em tempo real, que potencialmente salvará vidas. 

Ambulâncias-taxi na Tanzânia

A Vodafone desenvolveu um programa de táxi ambulância numa zona rural da Tanzânia, baseado em telemóveis. O programa ajuda mulheres grávidas em situações de emergência médicas. através da marcação de um número de telefone específico, através do qual profissionais de saúde estabelecem ligação com taxistas avaliados, que poderão levar estas mulheres rapidamente a clínicas onde existem poucas ambulâncias disponíveis. 

Os motoristas são pagos pela empresa de comunicações móveis M-Pesa, por isso é grátis ligar para estes números. 

Uma app que te põe a mexer - e ajuda outras crianças

A aplicação UNICEF Kid Power app é uma aplicação desta fundação que promove o exercício físico e a solidariedade. Os passos diários são convertidos em alimentação para crianças subnutridas de países em desenvolvimento. A app conta os teus passos e, a cada 2500 passos ganhas um ponto e desbloqueias um kit de comida terapêutica que a própria UNICEF e os seus patrocinadores se encarregam de entregar a uma criança com graves problemas de nutrição.   

Marcações: Valores, EUA , Tecnologia, Mundo, Telemóveis, Computador, Engenharia

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Santíssima Trindade

    Para alguns, Deus é simplesmente algo misterioso. Para outros, é um velhote de barbas brancas sentado no Céu, que está bem longe do que se passa na Terra.

  • Como sei que é meu amigo?

    Como sei que é meu amigo?

    Espera, antes disso. Quais as qualidades e características que uma pessoa tem de ter para a considerares tua Amiga? A importância que quem está à tua volta tem na tua vida é determinante!

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo de Pentecostes

    A paz recebida de Jesus transforma-se em missão. Outrora, o Pai confiara a Jesus uma missão (ser portador da salvação de Deus à nova humanidade); agora é Jesus que envia os seus a serem portadores desta mensagem de vida nova a todos os homens.

  • James Bay: Uma boa surpresa para a tua

    James Bay: Uma boa surpresa para a tua "playlist"

    "Sem expectativas" - é o meu lema para os concertos. No Domingo fui assistir ao concerto de Ed Sheeran, que contava com 3 concertos de abertura. Mais uma vez, fui sem expectativas, sem preparação. E fui surpreendida.

  • 7 factos sobre Ed Sheeran

    7 factos sobre Ed Sheeran

    No fim de semana em que o cantor vem a Portugal para dois concertos, damos-te a conhecer algumas curiosidades do cantautor inglês. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Ascensão do Senhor

    Jesus sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome serão pregados a todos os povos a conversão e o perdão dos pecados. São as últimas palavras de Jesus, o seu testamento. Agora somos nós que temos de continuar o Seu legado. Jesus confia-nos três tarefas, que se resumem em três elementos.

  • Filmes com

    Filmes com "cheiro a Verão"

    Férias de verão significa ir até à praia, piscina, estar o maior tempo ao sol. Com a escola quase a terminar, há muito tempo livre para ocupar, e porque não com filmes? Aqui vão algumas sugestões:

  • Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    Uma ilha no Mediterrâneo formada por ... lixo?

    O mar mediterrâneo comunica-se com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar e banha incontáveis praias pitorescas do norte da África, da Europa e da Ásia, cobrindo uma área de aproximadamente 2,5 milhões de quilómetros quadrados.

  • Fake News: Como detetar

    Fake News: Como detetar "bots" no Twitter?

    "Marcus099875 retwittou..." Um nome seguido de vários números aleatórios pode ser uma indicação de bot no Twitter. Contudo, o padrão não é regra e é preciso aprofundar um pouco mais. Investigadores do site Recorded Future deram uma palestra sobre este fenómeno na Security Analyst Summit deste ano. A ideia é mostrar porque é que os bots são utilizados.

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.