Praticar desporto... sem lesões

0
0
1
s2smodern

Independentemente de qual seja o objetivo – emagrecer ou ter melhor qualidade de vida –, a prática de qualquer desporto ou atividade requer informações e preparação prévia para evitar lesões.

A atividade física previne uma série de doenças, ajuda no controlo do peso e promove o bem-estar, mas a prática incorreta pode levar a dores e distensões musculares, se não houver cuidados prévios, e também aquecimento e alongamento adequados. Nem sempre o corpo dá sinais de que tem algum problema, por isso é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer atividade física.

Aqui vão alguns desportos e o tipo de lesões mais comuns:

Futebol

Neste desporto, os movimentos são bastante complexos, pois são realizados com os pés, para várias direções e com cargas variadas. Quem joga costuma sofrer entorses distensões e contusões, principalmente nos tornozelos, joelhos e perna de apoio. O aquecimento devido e a postura correta são os principais aspetos a ter cuidado.

Ginástica artística 

Os casos de dores são mais frequentes no punho e na região lombar da coluna. O tornozelo é apontado também como uma das articulações de traumas mais frequentes. A alimentação saudável e o aquecimento são essenciais nesta modalidade.

Natação

As lesões causadas pela natação são mais frequentes em quem mantém uma rotina intensa de treinos, mas de forma inadequada, e as regiões do corpo mais propensas a lesões são os ombros e a lombar.

Voleibol 

A entorse do tornozelo é a lesão traumática aguda mais comum na modalidade, porque podes tocar o pé na linha central da quadra, aumentando o risco de choques com o adversário, bem como e pisar no companheiro após saltar para executar qualquer movimento.

Andebol

O ombro, o joelho e o tornozelo são os principais locais que deves ter cuidadp. As mãos e os dedos também são bastante afetados, visto que o andebol, assim como o basquetebol, é um desporto de altíssimo contato físico entre jogadores, geralmente grandes e fortes.

 

O ideal será, antes de iniciar qualquer tipo de atividade desporyiva, procurar um médico para uma avaliação prévia, como um checkup, e tomar os devidos cuidados para evitar lesões ou outros riscos à saúde. Desta forma, a prática desportiva passa a fazer parte da rotina do indivíduo de uma maneira segura, equilibrada e saudável. E já sabes: alimentação saudável em primeiro lugar! 

Marcações: Desporto, Tempos Livres, Educação

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias