Praticar desporto... sem lesões

0
0
1
s2smodern

Independentemente de qual seja o objetivo – emagrecer ou ter melhor qualidade de vida –, a prática de qualquer desporto ou atividade requer informações e preparação prévia para evitar lesões.

A atividade física previne uma série de doenças, ajuda no controlo do peso e promove o bem-estar, mas a prática incorreta pode levar a dores e distensões musculares, se não houver cuidados prévios, e também aquecimento e alongamento adequados. Nem sempre o corpo dá sinais de que tem algum problema, por isso é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer atividade física.

Aqui vão alguns desportos e o tipo de lesões mais comuns:

Futebol

Neste desporto, os movimentos são bastante complexos, pois são realizados com os pés, para várias direções e com cargas variadas. Quem joga costuma sofrer entorses distensões e contusões, principalmente nos tornozelos, joelhos e perna de apoio. O aquecimento devido e a postura correta são os principais aspetos a ter cuidado.

Ginástica artística 

Os casos de dores são mais frequentes no punho e na região lombar da coluna. O tornozelo é apontado também como uma das articulações de traumas mais frequentes. A alimentação saudável e o aquecimento são essenciais nesta modalidade.

Natação

As lesões causadas pela natação são mais frequentes em quem mantém uma rotina intensa de treinos, mas de forma inadequada, e as regiões do corpo mais propensas a lesões são os ombros e a lombar.

Voleibol 

A entorse do tornozelo é a lesão traumática aguda mais comum na modalidade, porque podes tocar o pé na linha central da quadra, aumentando o risco de choques com o adversário, bem como e pisar no companheiro após saltar para executar qualquer movimento.

Andebol

O ombro, o joelho e o tornozelo são os principais locais que deves ter cuidadp. As mãos e os dedos também são bastante afetados, visto que o andebol, assim como o basquetebol, é um desporto de altíssimo contato físico entre jogadores, geralmente grandes e fortes.

 

O ideal será, antes de iniciar qualquer tipo de atividade desporyiva, procurar um médico para uma avaliação prévia, como um checkup, e tomar os devidos cuidados para evitar lesões ou outros riscos à saúde. Desta forma, a prática desportiva passa a fazer parte da rotina do indivíduo de uma maneira segura, equilibrada e saudável. E já sabes: alimentação saudável em primeiro lugar! 

Marcações: Desporto, Tempos Livres, Educação

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?