
Os cães falam connosco?
Ainda que não fale português, se tens um cão, o melhor será dizer-te que ele poderá estar a comunicar contigo, mais do que pensas. Um novo estudo da universidade de Portsmouth (Reino Unido) descobriu que estes animais têm determinadas expressões faciais como uma tentativa de se ligar ao seu dono, independentemente de teres comida para oferecer.
Como é que isto aconteceu? Os investigadores tiveram 24 cães no seu laboratório. Foram postos num quarto, cada um à vez, colocados no mesmo sítio para ganharem afeição ao quarto. Depois o investigador entrava no quarto e ficava em quatro posições, como vês na imagem:
Os investigadores tinham uma câmara focada no focinho do animal durante cada teste e observaram as suas expressões e movimentos.
Os cães envolvidos no estudo fazem expressões faciais mais intensas quando o pesquisador o olha, independentemente de ter comida. Aliás, a comida não afetou a expressão ou comportamento do cão.
Os cães produziram duas expressões faciais significativas. A primeira é aquela a que se chama em inglês puppy eyes, que está ilustrada na imagem B.
Esta expresão na imagem B é um sucesso com humanos, porque faz com que os seus olhos pareçam maiores. No estudo publicado na Science Alert , explica-se que esta atitude é inata ao cão, é uma resposta intuitiva à raiva.
De acordo com o mesmo estudo, cães que fazem expressões faciais parecidas com esta, têm uma maior probabilidade de serem adoptadas nos abrigos. Outra expressão que os cães fizeram é a de mostrar a língua, que pode significar várias coisas como stress, calor ou até mesmo relaxamento.
Se calhar os cães um dia aprendem a nossa língua, mas para já temos de estudar a linguagem corporal e as suas expressões faciais para perceber o que nos estão a dizer.
Marcações: Animais, Cães, Língua, Expressão Facial