
Como cuidar da pele nos meses mais frios
É oficial! Com o início dos dias frios, o verão já se tornou mais uma caixinha de memórias distantes no tempo. As madeixas criadas naturalmente pelo sol começam a escurecer, a pele bronzeada fica mais clara e torna-se necessário ter cuidados redobrados, especialmente com o nosso rosto, à medida que o inverno se aproxima.
Das peles mais claras às mais escuras, todas são afetadas pelas condições meteorológicas, especialmente pelos dias mais frios que fazem com que a nossa camada protetora fique desidratada e sensível mais rapidamente.
A palavra chave para a entrada nas estações do ano que exigem mais agasalhos é hidratação. Para as peles tipicamente oleosas da adolescência esta pode ser uma palavra assustadora, mas a verdade é que, independentemente do tipo de pele, é sempre importante manter o rosto hidratado. Se não obtiver os óleos de que necessita, a pele vai tentar compensar essa falha, produzindo mais óleos naturalmente, o que aumenta a oleosidade e, consequentemente, o aparecimento de acne.
Deixamos-te, por isso, passo a passo, algumas das medidas que deves tomar durante o tempo mais frio:
Passo 1: Limpeza da pele
Com o ambiente mais agressivo característico das estações mais frias, é importante, no final de cada dia, “despir” a nossa pele da poluição e stress. Existem no mercado vários produtos que ajudam a limpar a tua pele, desde bálsamos para as peles mais secas, a texturas de gel para as peles mais oleosas. Se usares maquilhagem, podes, para além do produto de limpeza, usar ainda uma água micelar para retirar os produtos completamente. Para peles secas e sensíveis, tens este creme que é sustentável e feito sem quaisquer testes em animais. Se preferes produtos mais acessíveis e fáceis de encontrar, há águas micelares que encontras no supermercado. Tanto a primeira como a segunda opção são de marcas conhecidas.
Para peles mistas e oleosas, esta é a opção que te recomendo. Há também produtos semelhantes que atingem o mesmo objetivo, como este gel e esta água micelar.
Passo 2: Introduzir um tónico na rotina diária
O tónico funciona como um passo intermédio na rotina de cuidado de pele. Este produto pode ter várias funções, conforme os ingredientes que o compõem. O propósito principal de um tónico é complementar a limpeza total do rosto, contribuindo para a eliminação da poluição, óleos e impurezas. No entanto, e antes do terceiro passo, que ajudará a devolver a hidratação à cara, o tónico funciona também como uma base hidratante e/ou calmante para a pele. Para peles secas e sensíveis, aconselho este tónico de uma marca bem conhecida e facilmente disponível, assim como este que de certeza encontras bem ao lado do anterior.
Passo 3: Hidratação da pele
Finalmente, depois de retirar todas as impurezas do rosto, é altura de devolver a tão importante hidratação à nossa pele. Tal como nos outros passos, também para este existem produtos apropriados para cada tipo de pele e, por isso, até as peles mais oleosas podem, e devem, apostar num creme hidratante para usar diariamente. Para estas peles com tendência acneica, sugiro este hidratante. Na linha de produtos fáceis de encontrar, há ainda este creme e de certeza que este também deve estar ao lado.
Já para peles secas e sensíveis, tens este creme como uma boa opção, assim como esta água floral.