
Espécies em vias de extinção
Se falarmos sobre os habitats e comportamentos de respeito pelo ambiente, estás prestes a fechar este separador no teu broswer de tanto que já ouviste falar do tema. Mas será que sabes que espécies é que estão a ser afetadas pelas nossas atitudes para com o ambiente?
Regra geral, a incapacidade de um ser vivo adaptar-se às mudanças limita a sua capacidade de reprodução. Como consequência, cada geração terá cada vez menos espécies, levando à sua extinção. Parece uma resposta simples, mas a verdade é que o aquecimento global, a poluição, a subida do nível médio das águas do mar, a caça e pesca aumentam a probabilidade de extinção de determinadas espécies.
Um relatório recente mostra que a taxa de extinção de espécies é 100 vezes mais rápida do que no passado, sendo que no futuro aumentará 10%. Fica com algumas espécies em risco de extinção:
Urso Polar
O urso polar é uma espécie que vive no ártico e tem sido das principais vítimas do aquecimento global. O aumento das temperaturas, fruto do aquecimento global, e consequente degelo dos icebergs faz com que esta espécie esteja em vias de extinção.
Elefante Africano
O elefante africano é o maior mamífero terrestre e vive na bacia do Congo e na zona Leste do Continente Africano. É uma espécie que garabte a sobrevivência dos habitats, sobretudo algumas espécies arbóreas e animais que vivem naquela zona. A caça intensiva e a destruição dos rescursos naturais do seu habitat fazem com que esta espécie seja alvo de importantes organizações de preservação de espécies.
Panda Vermelho
Tal como o nome, a extinção desta espécie é mesmo preocupante para os ambientalistas. Típica dos Himalaias, o panda vermelho tem um regime alimentar baseado em espécies vegetais e animais daquela zona. A desfragmentação do seu habitat, assim como a caça intensiva desta espécie por causa da sua pele única, colocam em risco a continuidade desta espécie.
Lobo Ibérico
O lobo ibérico é uma espécie típica da península ibérica (que grande novidade, não?). Até ao século XX estava presente em quase todo o território ibérico, mas era conhecido como uma espécie feroz e aniquiladora de outras espécies, sendo alvo de muitas caçadas, o que faz com que hoje em dia esta espécie ocupe pouco mais de 20% do território e tenha um centro de recuperação da sua espécie. Para além da caça, a construção de estradas e consequente destruição do meio onde vive faz com que, especialmente no norte de Portugal, existam mesmo àreas reservadas à reprodução da espécie.
O que fazer para ajudar?
As nossas ações têm um impacto no nosso planeta, quer positivo ou negativo. Muitas ações humanas têm causado a destruição de muitos habitats e a sobreutilização de recursos, o que leva a que percamos aquilo que torna o nosso planeta Terra tão bonito - a diversidade. Claro que podes juntar-te a grupos ligados à preservação ambiental e animal, mas também em casa podes fazer a tua parte, com pequenas ações, como não deitar lixo nas florestas, não desperdiçar água no banho ou indo de transportes públicos para a escola em vez de carro.
Marcações: Ciência, Oceanos, Ambiente, Poluição, Animais, Consciência, Respeito