Espécies em vias de extinção

0
0
0
s2sdefault

Se falarmos sobre os habitats e comportamentos de respeito pelo ambiente, estás prestes a fechar este separador no teu broswer de tanto que já ouviste falar do tema. Mas será que sabes que espécies é que estão a ser afetadas pelas nossas atitudes para com o ambiente?

Regra geral, a incapacidade de um ser vivo adaptar-se às mudanças limita a sua capacidade de reprodução. Como consequência, cada geração terá cada vez menos espécies, levando à sua extinção. Parece uma resposta simples, mas a verdade é que o aquecimento global, a poluição, a subida do nível médio das águas do mar, a caça e pesca aumentam a probabilidade de extinção de determinadas espécies. 

Um relatório recente mostra que a taxa de extinção de espécies é 100 vezes mais rápida do que no passado, sendo que no futuro aumentará 10%. Fica com algumas espécies em risco de extinção:

Urso Polar

Resultado de imagem para polar bear

O urso polar é uma espécie que vive no ártico e tem sido das principais vítimas do aquecimento global. O aumento das temperaturas, fruto do aquecimento global, e consequente degelo dos icebergs faz com que esta espécie esteja em vias de extinção. 

Elefante Africano

Resultado de imagem para african elephant

O elefante africano é o maior mamífero terrestre e vive na bacia do Congo e na zona Leste do Continente Africano. É uma espécie que garabte a sobrevivência dos habitats, sobretudo algumas espécies arbóreas e animais que vivem naquela zona. A caça intensiva e a destruição dos rescursos naturais do seu habitat fazem com que esta espécie seja alvo de importantes organizações de preservação de espécies. 

Panda Vermelho

Imagem relacionada

Tal como o nome, a extinção desta espécie é mesmo preocupante para os ambientalistas. Típica dos Himalaias, o panda vermelho tem um regime alimentar baseado em espécies vegetais e animais daquela zona. A desfragmentação do seu habitat, assim como a caça intensiva desta espécie por causa da sua pele única, colocam em risco a continuidade desta espécie. 

Lobo Ibérico

Resultado de imagem para lobo iberico

O lobo ibérico é uma espécie típica da península ibérica (que grande novidade, não?). Até ao século XX estava presente em quase todo o território ibérico, mas era conhecido como uma espécie feroz e aniquiladora de outras espécies, sendo alvo de muitas caçadas, o que faz com que hoje em dia esta espécie ocupe pouco mais de 20% do território e tenha um centro de recuperação da sua espécie. Para além da caça, a construção de estradas e consequente destruição do meio onde vive faz com que, especialmente no norte de Portugal, existam mesmo àreas reservadas à reprodução da espécie. 

O que fazer para ajudar?

As nossas ações têm um impacto no nosso planeta, quer positivo ou negativo. Muitas ações humanas têm causado a destruição de muitos habitats e a sobreutilização de recursos, o que leva a que percamos aquilo que torna o nosso planeta Terra tão bonito - a diversidade. Claro que podes juntar-te a grupos ligados à preservação ambiental e animal, mas também em casa podes fazer a tua parte, com pequenas ações, como não deitar lixo nas florestas, não desperdiçar água no banho ou indo de transportes públicos para a escola em vez de carro. 

Marcações: Ciência, Oceanos, Ambiente, Poluição, Animais, Consciência, Respeito

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.