Espécies em vias de extinção

0
0
1
s2smodern

Se falarmos sobre os habitats e comportamentos de respeito pelo ambiente, estás prestes a fechar este separador no teu broswer de tanto que já ouviste falar do tema. Mas será que sabes que espécies é que estão a ser afetadas pelas nossas atitudes para com o ambiente?

Regra geral, a incapacidade de um ser vivo adaptar-se às mudanças limita a sua capacidade de reprodução. Como consequência, cada geração terá cada vez menos espécies, levando à sua extinção. Parece uma resposta simples, mas a verdade é que o aquecimento global, a poluição, a subida do nível médio das águas do mar, a caça e pesca aumentam a probabilidade de extinção de determinadas espécies. 

Um relatório recente mostra que a taxa de extinção de espécies é 100 vezes mais rápida do que no passado, sendo que no futuro aumentará 10%. Fica com algumas espécies em risco de extinção:

Urso Polar

Resultado de imagem para polar bear

O urso polar é uma espécie que vive no ártico e tem sido das principais vítimas do aquecimento global. O aumento das temperaturas, fruto do aquecimento global, e consequente degelo dos icebergs faz com que esta espécie esteja em vias de extinção. 

Elefante Africano

Resultado de imagem para african elephant

O elefante africano é o maior mamífero terrestre e vive na bacia do Congo e na zona Leste do Continente Africano. É uma espécie que garabte a sobrevivência dos habitats, sobretudo algumas espécies arbóreas e animais que vivem naquela zona. A caça intensiva e a destruição dos rescursos naturais do seu habitat fazem com que esta espécie seja alvo de importantes organizações de preservação de espécies. 

Panda Vermelho

Imagem relacionada

Tal como o nome, a extinção desta espécie é mesmo preocupante para os ambientalistas. Típica dos Himalaias, o panda vermelho tem um regime alimentar baseado em espécies vegetais e animais daquela zona. A desfragmentação do seu habitat, assim como a caça intensiva desta espécie por causa da sua pele única, colocam em risco a continuidade desta espécie. 

Lobo Ibérico

Resultado de imagem para lobo iberico

O lobo ibérico é uma espécie típica da península ibérica (que grande novidade, não?). Até ao século XX estava presente em quase todo o território ibérico, mas era conhecido como uma espécie feroz e aniquiladora de outras espécies, sendo alvo de muitas caçadas, o que faz com que hoje em dia esta espécie ocupe pouco mais de 20% do território e tenha um centro de recuperação da sua espécie. Para além da caça, a construção de estradas e consequente destruição do meio onde vive faz com que, especialmente no norte de Portugal, existam mesmo àreas reservadas à reprodução da espécie. 

O que fazer para ajudar?

As nossas ações têm um impacto no nosso planeta, quer positivo ou negativo. Muitas ações humanas têm causado a destruição de muitos habitats e a sobreutilização de recursos, o que leva a que percamos aquilo que torna o nosso planeta Terra tão bonito - a diversidade. Claro que podes juntar-te a grupos ligados à preservação ambiental e animal, mas também em casa podes fazer a tua parte, com pequenas ações, como não deitar lixo nas florestas, não desperdiçar água no banho ou indo de transportes públicos para a escola em vez de carro. 

Marcações: Ciência, Oceanos, Ambiente, Poluição, Animais, Consciência, Respeito

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.