Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Samuel Úria: o cantautor que só sabe crescer na música portuguesa.

0
0
0
s2sdefault

Com uma carreira pouco vistosa, mas sólida, Samuel Úria tem-se tornado num dos compositores mais reconhecidos da sua geração na música portuguesa. Fiel praticante da Igreja Batista, admite que muitas das suas letras refletem a sua experiência religiosa.

Exemplo disso é a música É preciso que eu diminua do último CD Carga de ombro, que reflete a frase bíblica de S. João Batista É necessário que Ele cresça e eu diminua (Jo 3:30).

Nascido em Tondela, em 1979, de um pai enfermeiro e mãe professora de música, reconhece que nunca quis seguir os passos da mãe. Confessa até que o facto de a mãe dar aulas de música em casa, o fez desinteressar-se totalmente da teoria musical. Mas, assim que viu a irmã a tocar guitarra, quis pegar nela e tentar tocar por cima das músicas que ia ouvindo.

Seguiram-se as bandas de liceu, que na altura de escolher um curso superior o influenciaram a não ir estudar para Coimbra, para não se afastar de casa. Acabou por tirar o curso de Educação Visual em Viseu. Acabou por se mudar para Lisboa para vir dar aulas, mas depressa percebeu que a música se tornava algo cada vez mais sério e em 2011 deixou o ensino.

Mais reconhecido pela sua capacidade de letrista e compositor do que pela sua qualidade vocal, admite que é por isso que utiliza muitos coros nas suas músicas. As suas letras refletem muito de religioso porque diz ser “um gajo que vive a religião a sério. Se isso me caracteriza, e dado que me vou expor, então é natural que o património lá esteja”.

Com o tema amoroso muitas vezes ausentes da música, admite que prefere falar de compromisso porque sendo casado há 13 anos, apesar de o amor estar sempre presente, as minhas grandes questões amorosas têm que ver com o compromisso porque o compromisso relembra-me o amor. Exemplo disso é a música Carga de ombro.

Afirma não se autocensurar de forma nenhuma pelo seu sucesso, mas confessa que tem medo que este sucesso o faça desenvolver-se e crescer só em torno de si próprio. Por isso, escreveu a música É preciso que eu diminua, porque considera que em tudo o que faz é preciso que eu diminua para que os outros cresçam em mim.

Samuel Úria revela-se assim um autor sem complexos e que promete trazer ainda muita originalidade à música portuguesa. Sem medo de se expor e de expor a sua vida nas suas músicas, a sua autenticidade marca sem dúvida o significado profundo de cada das suas palavras cantadas.

Depois de um verão com vários concertos por todo o país, esta época terminará com um concerto no teatro D. Maria II no dia 16 de Setembro. Não achas que vale a pena dar lá um saltinho?

 

Marcações: Evangelho, Portugal, Música, Concerto, Compositor, Cantor, CD's

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.