Google: a máquina poderosa

0
0
1
s2smodern

Toda a gente conhece o Google! Este motor de pesquisa faz parte da nossa vida. Revelamos-te alguns factos curiosos:

A Web é uma imensa rede de biliões de páginas, onde aparecem biliões de sites. Para ter acesso a eles, é preciso utilizar um motor de busca como este. O nome inspira-se na palavra googol, um número gigante (1 seguido de cem zeros).Existem outros, mas este é o mais popular. De três internautas, dois utilizam-no. Está nas línguas de todos os continentes. O Google faz de tal maneira parte da nossa vida, que o verbo googlar já entrou no nosso vocabulário: Com que frequência googlas? Um imenso sucesso!

Os fundadores

 O Google é muito recente. Foi inventado por dois jovens em 1998. Larrry Page e Sergey Brin, estudantes americanos de 24 anos, tiveram a ideia genial de classificar toda a informação da Web mundial, graças a um cálculo matemático. Eles próprios executaram o sistema numa garagem da Califórnia. Poucos anos depois, a sua invenção fez deles milionários.

Motor de busca poderoso

Todos os dias recebe biliões de buscas e responde num quarto de segundo. Isso é possível graças a uma fórmula matemática mantida em segredo. Milhões de servidores e de supercomputadores instalados em todo o mundo mantêm o Google atualizado. Recebida uma palavra chave, aparecem imediatamente os sites onde está essa palavra. Mas cada página está classificada segundo o seu grau de "popularidade". Por isso, mostra em primeiro lugar as dez mais procuradas.

Gmail, G. Books, Google+

A empresa Google lançou, em 2004, o serviço de correio electrónico gratuito. É o Gmail, utilizado por muita gente. A Google tem também como projeto formar a maior biblioteca da história da humanidade. O seu catálogo já contém milhões de obras, sobretudo em inglês. Um outro projecto é o de rivalizar com o Facebook, tendo já criado o Google+, uma nova rede social, mas falta-lhe a popularidade.

Google Maps e G. Earth

Um outro serviço importante consiste em dizer onde fica qualquer lugar do mundo: auto-estrada, rua, campo, lago, montanha... Observa-se tudo graças a imagens via satélite ou a fotografias. O maps pode indicar o caminho a quem quer ir da sua terra para qualquer cidade do mundo. Com o Google Earth podem admirar-se todos os recantos da Terra, vista do céu. Até se podem observar os planetas (Google sky).

YouTube

 A televisão tradicional parece estar em risco, tantos são os vídeos que estão na Internet. O YouTube foi o primeiro serviço mundial de partilha de vídeos através da Internet, graças ao Google.

Marcações: Internacional, Internet, Web, Livros, Redes Sociais, Videos, Google

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias