Dia Mundial de luta contra a SIDA

0
0
1
s2smodern

Celebra-se hoje o Dia Mundiald da Luta Contra a Sida. Desde 1988 que no primeiro dia de dezembro se recordam todas as vítimas desta doença, alertando para a prevenção da mesma. 

 

Em 2015 o acesso ao tratamento da SIDA atingiu 15 milhões de pessoas, mas mais de 60% das pessoas com VIH continuam sem acesso à terapia anti-retroviral. O objetivo é chamar a atenção para este problema de saúde e para a discriminação que muitos doentes sofrem. Desde 1981 até hoje, já matou cerca de 20 milhões de pessoas e deixou 14 milhões de órfãos. Calcula-se que, nos próximos 20 anos, morrerão 70 milhões de pessoas.

O que é a SIDA? 

A Síndrome de Imunodeficiência (SIDA) é um vírus que debilita o sistema imunológico do corpo, destruindo os glóbulos brancos do sangue. O doente perde as defesas para combater as doenças. A SIDA foi identificada nos inícios dos anos 80, mas os primeiros casos registaram-se nos anos 50 em África.

Trasmite-se atracés dos fluidos corporais: sangue, sémen, fluidos vaginais e leite materno. A forma mais comum é o contágio através de relações sexuais, da partilha de sangue, ou de mãe para filho. Também se pode adquirir através de transfusões de sangue contaminado.

Os sintomas descobrem-se apenas através da análise do sangue. Só por meio dela se pode detectar a presença do vírus, que pode manter-se oculto por muitos anos. No caso de se desenvolver, pode manifestar-se de várias formas: perda de peso, tosse seca, febre, cansaço e diarreia.

Qual a cura?

Apesar dos desenvolvimentos da medicina, ainda não existe qualquer tipo de cura. Nem sequer há vacinas para prevenir a contaminação.

 

Quais as zonas mais afetadas?

Atua com mais força nas zonas onde existe miséria, fome, desnutrição, analfabetismo, exploração das mulheres. Isto acontece sobretudo em África.

 

Marcações: Saúde , Doenças, África, SIDA

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?