
De mochila às costas
Com o início das aulas, os adolescentes carregam todos os dias de casa para a escola e da escola para casa mochilas demasiado pesadas. Trata-se de um problema de saúde.
A pé, de autocarro, de metro, no carro dos pais, lá vão eles vergados ao peso da sabedoria. Além dos livros grandes e pesados, é necessário acrescentar o restante material escolar. O peso das mochilas e sacos não deveria exceder os dez por cento do peso do adolescente. Quem pesa quarenta quilos, não deveria acarretar mais do que quatro quilos.
A ajuda dos pais
O excesso de peso e a sua má gestão podem ser prejudiciais á saúde, numa altura em que a massa muscular e óssea está em crescimento, pode ficar moldada de forma deficiente.
Os pais estarão atentos a este aspeto, pois as alterações não surgem de um dia para o outro, nem provocam queixas agudas que chamariam mais à atenção. Verifiquem se levam apenas o necessário para esse dia. E podem ajudá-los a arrumar o material escolar de modo equitativo pelos vários compartimentos da mochila.
Dicas
Repensar cada dia o que é necessário levar para a escola. Não necessitamos de andar carregados com uma biblioteca.
As tiras da mochila devem ser largas e não estar dobradas, para que a circulação sanguínea ou os nervos não sofram compressões.
A mochila deve ter uma pasta rígida (a que confirma com as costas) para que o aluno não se possa magoar ou ferir com objetos pontiagudos que estejam dentro.
O peso da mochila deve ser dividido. Deve ser usada com as duas alças bem centradas, e não assente num só ombro; O ideal será colocar o material mais pesado perto das costas, para não forçar tanto as costas.
Marcações: Escola, Saúde , Livros, Mochila, Cadernos, Material Escolar, Circulação, Autocarro, Metro, Carro