
A magia da rádio
A rádio é um dos meios de comunicação que faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Neste Dia Mundial da Música, falamos de um dos meios onde muitas músicas se ouvem pela primeira vez.
O nascimento da Rádio
Tudo começou com uma invenção de Marconi, italiano, nos finais do século XIX, e aperfeiçoada por outros cientistas. A primeira transmissão foi feita em 1906, nos Estados Unidos da América. A Rádio foi-se espalhando pelo mundo na década de 1920. Os anos 30 e 40 foram a idade de ouro da Rádio. Em 1948 apareceu o transístor.
Chegaram depois sempre novas tecnologias e a Rádio adaptou-se à actual era digital.
A Rádio em Portugal
A Rádio foi criada em Portugal em Agosto de 1934 com o nome de Emissora Nacional e depressa se tornou popular. As crianças interrogavam-se: Quem é que está dentro dessa caixa a falar ou a cantar? Como cabe lá dentro? Actualmente, chama-se RDP-Antena 1. Em Portugal, cerca de 4 milhões e 900 mil pessoas escutam em média a Rádio por dia, durante cerca de três horas. Destes ouvintes, há cerca de 700 mil jovens até aos 24 anos. Alguns ouvem-na pela Internet ou pelo telemóvel.
Não é a mesma coisa
Temos atualmente os jornais e revistas, a televisão, a Internet, as redes sociais. Mas a Rádio sobrevive a estes meios de comunicação, porque é especial. Dá-nos o que outros meios não têm. Ela não é a mesma coisa. A Rádio põe-nos em contacto à distância com locutores que nos dão os bons dias, nos animam a começar bem o dia, nos fazem sorrir, nos dão as últimas notícias, escutam os nossos telefonemas e falam-nos de amigo para amigo. Não vemos os locutores mas a nossa imaginação encarrega- se de nos dar o seu retrato. A Rádio acompanha-nos, onde quer que estejamos.