
Da ficção para a realidade: invenções saídas dos "livros"
Telemóveis, cartões de crédito e submarinos. Há uma quantidade enorme de coisas que foram pensadas para a ficção científica e que se tornaram realidade com o passar dos anos. A ficção não só imaginou e previu, mas serviu como ponto de partida para pesquisas e estudos sobre a viabilidade de algumas ideias.
Impressoras 3D
Na série Star Trek, usavam dispositivos que materializavam qualquer coisa com um comando bem simples, os replicadores.
Mesmo sabendo que as impressoras 3D não criam algo do nada, funcionam de forma bem semelhante: reproduzem jóias, armas, alimentos e até partes do corpo humano.
Ciberespaço
William Gibson previu uma rede mundial de computadores, realidade virtual e o ciberespaço, tudo no clássico Neuromancer, um romance de ficção de 1984 e uma década adiantado.
Alguns nomes ligados ao setor da inovação e tecnologia até apontam a obra como um grande estímulo para o desenvolvimento do ciberespaço.
Armas de energia
De fato, nós ainda estamos muito longe de desenvolver armas a laser, mas temos o Active Denial System, ADS, que é uma arma moderna usada para o controle de multidões (ideia dos EUA). Ela não é letal e funciona a base micro-ondas, que aquecem o corpo do alvo sob sua pele provocam um desconforto extremo.
Marcações: Ciência, Invenções, Ficção Científica