Um dia sem água

0
0
1
s2smodern

Mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável. Todas as manhãs, mulheres e crianças têm de ir a um poço. Se tiverem pouca sorte, terão de andar quilómetros para encontrar água.

Imaginas o que seria se, ao levantares-te, não tivesses água? E como seria um dia sem água? Pensa nisto para veres como é importante a água. 

07h30

Toca o despertador e vais tomar um duche. Um banho de 5 minutos gasta cerca de 100 a 170 litros de água. Depois escolhes os jeans preferidos para ir para a escola. Para fazer essa peça de roupa foram necessários mais de 10.800 litros de água.

08h00

É a hora do pequeno almoço.
Para fabricar um litro de leite são necessários cerca de 1.000 litros de água.

 09h00

Chegaste à escola. Utilizas cadernos e livros.
Não devemos desperdiçar papel, pois para o fabricar é preciso derrubar muitas árvores das florestas. Para fazer um quilo de papel são precisos cerca de 200 litros de água.

10h30

É a hora do recreio. Vais jogar com os amigos e certamente comer uma maçã que levas de casa.
A maçã precisou de cerca de 70 litros de água.

13h00

É a hora de almoço. Supondo que comes um hambúrguer, ficas a saber que para o fazer foram necessários 2.400 litros de água. Se o acompanhas com batatas fritas, terás de somar mais 185 litros.

17h00

Estás em casa a fazer os deveres. A tua mãe chega com a merenda e uns refrescos. Cada dia, fabricam-se 300.000 litros de refrescos em todo o mundo, e para isso utilizam-se 1,5 milhões de litros de água.

18h00

Há muita roupa suja e é preciso ser lavada.
A máquina gasta mais de 100 litros de água.

19h30

Chegou a hora de jantar. Estiveste à mesa com os teus familiares e agora é preciso lavar a louça. Ao lavar os pratos e os talheres e os copos, gastarás sempre muitos litros de água.

Ao chegar ao fim do dia, como mínimo, teremos consumido 55 litros por pessoa: 5 litros de bebida, 25 em saneamentos, 15 em higiene e mais 10 para preparar os alimentos. A superfície da Terra é 70% de água.

Mas a água doce ocupa apenas 0,5% do total, e 97% dessa água é subterrânea.
Não desperdicemos a água, pois ela é essencial à vida. Podemos viver um mês sem comer, mas apenas uma semana sem beber.

Marcações: Ciência, Ambiente, Poluição, Terra, Vida, Água, Planeta

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.