7 curiosidades sobre a Terra

0
0
1
s2smodern

Conheces mesmo o nosso planeta? Aqui vão sete curiosidades que te vão fazer ficar deslumbrado. 

1. Maior montanha

Se respondeste que é o Everest, estás enganado: até pode ser o ponto mais alto da Terra, estando a 8.848 metros acima do nível do mar, mas a maior montanha é Mauna Kea, no Hawai, que tem 10.203 metros de altura, mas apenas 4.205 m estão acima do nível do mar.

 

2. Fronteira do espaço

A linha Kármán é internacionalmente aceite como a “borda” da atmosfera terrestre e está localizada a 100 km de altitude. A atmosfera, na verdade, vai muito além disso, mas essa linha acabou por ser definida como a fronteira entre a mesma e o espaço sideral.

 

3. Lugar mais seco

É comum pensar que o deserto do Atacama, no Chile, onde não chove há milhares de anos, seja o lugar mais seco do nosso planeta, mas a realidade é um “pouco” diferente. Na verdade, os vales de McMurdo, na Antártida, não recebem uma gotinha de chuva há 2 MILHÕES de anos! Outra curiosidade é que os ventos por lá atingem até 320 km/h!

4. As águas

Estima-se que 97% de toda a água na Terra seja salgada e imprópria para consumo. Os outros 3% são de água doce e estão distribuídos em lagos, rios e glaciares. O Lago Baikal, na Rússia, é sétimo maior do mundo em extensão, mas o campeão em volume de água – de facto, 20% de toda a água doce do planeta estão naquele lago!

5. Templo mais antigo

Na região sul da Turquia, os cientistas descobriram o templo Göbekli Tepe, que teria cerca de 11 mil anos de idade. O seu nome significa “Monte com Umbigo” ou “Monte com Barriga”, em turco.

6. Continentes reunidos

Acredita-se que entre 335 milhões a 175 milhões de anos atrás, só existia um continente na Terra, a Pangeia. Passado pouco tempo, a mesma dividiu-se em dois, Laurasia e Gondwana, até dar origem aos sete continentes atuais. Só que as mudanças não param por aqui: cientistas acreditam que, daqui a 250 milhões de anos, voltar-se-à formar um só continente!

7. Escuridão total

Os oceanos ocupam cerca de 71% da superfície terrestre. A luz solar penetra no máximo a 200 metros de profundidade. Assim, não é errado dizer que a maior parte da Terra está em completa escuridão, mesmo à luz do dia!

Marcações: Ciência, Ambiente, Planetas, Planeta Terra

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias