5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

0
0
1
s2smodern

O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

 

A psicóloga Sonja Lyubomirsky explica no seu livro “The How of Happiness: A New Approach to Getting the Life You Want” que a felicidade depende 50% da genética, 10% das circunstâncias e os 40% restantes dependem apenas da vontade de cada um de nós em mudar.

Enquanto alguns esperam a felicidade bater à porta, outros preferem correm atrás do que faz bem. Se fazes parte do segundo grupo, vê esta lista que preparámos!

1. Desenhar comidas

Não há dúvida de que um belo pedaço de pizza pode deixar-nos mais feliz. Mas talvez o facto de não ser um alimento lá muito saudável, além de ter uma grande quantidade de calorias, pode acabar com a alegria na mesma proporção.

No entanto, existe uma alternativa muito mais saudável para deixar você feliz: desenhar! Por mais estranho que pareça, um estudo publicado no Journal of Behavioral and Brain Science descobriu que desenhar comidas calóricas – como um bolo ou uma pizza – ou doces pode melhorar o sentido de humor.

E não importa se estás ou não com fome, os investigadores desvendaram que o impacto positivo da imagem no sentido de humor depende de outros fatores. Já estás com papel e caneta na mão?

2. Ser otimista e realista

Não basta apenas acreditar num futuro melhor ou ser realista sobre a tua vida. A psicóloga Sophia Chou defende que as pessoas mais felizes são aquelas que conseguem equilibrar o otimismo e a realidade.

Os chamados “realistas-otimistas” são a combinação perfeita dos tipos de personalidade que podem levar alguém ao sucesso. Ao contrário dos idealistas, as pessoas com este perfil de personalidade desejam encarar situações desafiadoras com a clareza da realidade e, para isso, usam a criatividade e o seu lado mais positivo para resolver os problemas e ser mais feliz.

3. Sujar as mãos

Talvez isso explique porque as crianças parecem tão alegres e satisfeitas quando reviram a terra em uma brincadeira qualquer. Um estudo buscou entender porque ficamos tão felizes ao sentirmos o cheiro de terra molhada de chuva e descobriu que existe uma bactéria no solo que tem a capacidade de produzir efeitos semelhantes aos antidepressivos.

A pesquisa sugere que a bactéria Mycobacterium vaccae estimula a libertação de seratonina no cérebro e sabe-se que baixos níveis de seratonina podem causar depressão. P

4. Trabalhar com flores

Se algum dia pensares largar tudo e mudar de profissão, considera a possibilidade de ser florista ou jardineiro. Talvez por influência da mesma bactéria que comentamos no tópico anterior, os profissionais que trabalham com flores e plantas foram considerados os mais felizes pela organização vocacional City and Guilds.

Entre os pontos positivos da profissão, mais de 80% dos floristas e jardineiros entrevistados revelaram que consideram o seu trabalho útil e recompensador, além de se sentirem reconhecidos e afirmarem que as suas habilidades são exploradas diariamente.

5. Arrumar a cama

Queres ser feliz de uma maneira rápida e simples? Então arruma a tua cama!

Gretchen Rubin, criadora do The Happiness Project, defende que arrumar a cama é “um dos passos mais fáceis e rápidos de cultivar um sentido de ordem” e, segundo a mesma, a organização contribui para a paz interior. Ao fazer a cama, recuperamos a sensação de controlo e sentimo-nos mais leves, defende a profissional.

Graham Hill, fundador do TreeHugger.com, sugere uma atividade com efeito semelhante. De acordo com a sua palestra TED, é preciso esvaziar o quarto. Quanto menos coisas estiverem a ocupar espaço, mais feliz serás.

 

Marcações: Valores, Felicidade, Amigos, Feliz

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.