
Escuta, Arrisca e Vive a Páscoa! | Domingo II da Páscoa
Jesus respeita a caminhada de Tomé; é Ele próprio que lhe propõe ver e tocar. Tomé, então, proclama o primeiro ato de fé da Igreja: “Meu Senhor e meu DEUS”.
Domingo II da Páscoa | Jo 20, 19-31
Oito dias depois, no dia do Senhor, Tomé estava com os seus amigos. É uma alusão clara ao domingo, dia em que a comunidade é convocada para celebrar a Eucaristia; é no encontro com o amor fraterno, com o perdão dos irmãos, com a Palavra proclamada, com o pão de Jesus partilhado, que se descobre Jesus ressuscitado. A experiência de Tomé não é exclusiva das primeiras testemunhas; mas todos os cristãos de todos os tempos podem fazer esta mesma experiência.
A dúvida faz parte da nossa caminhada de fé; as separações, afastamentos … Importa não fazer desses momentos um fim. É preciso fazer voltar à comunhão com os irmãos, pois a comunidade é o lugar onde fazemos, verdadeiramente, a experiência de Jesus ressuscitado. Não é em experiências pessoais, íntimas, fechadas, egoístas que encontramos Jesus ressuscitado. Encontramo-l’O no diálogo comunitário, nos gestos de amor, partilha, serviço, encontro, de fraternidade; no amor que une os irmãos em comunidade de vida.
E ele não desiste de te encontrar. Apesar das dúvidas, Jesus torna-se próximo e concede-nos sinais que nos movem à fé.
Coloca-te no lugar de Tomé: está atento para perceber e abrir o teu coração a possíveis testemunhos do Senhor ressuscitado a partir das pessoas que te rodeiam. Deixa que Jesus te toque, a fim de cresceres na fé.
Bom Domingo!