A Páscoa dos Judeus

0
0
1
s2smodern

Estamos a preparar-nos para celebrar a Páscoa, ou seja, para fazer memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus. No entanto a Páscoa já existia antes de Cristo. É uma festa do povo hebreu celebrada desde a libertação do povo do Egipto. É a festa mais importante dos hebreus e o centro e fundamento de toda a sua fé.

 

Os hebreus celebram a Páscoa numa refeição, como foi mandado por Deus a Moisés (ler Ex 12,1-11.14). Nessa refeição, feita em família, o povo recorda primeiro tudo aquilo que aconteceu quando Deus libertou Israel do Egipto, e depois dão-lhe graças por todas as maravilhas que Ele fez. A Páscoa dos hebreus é celebrada na noite do dia catorze do primeiro mês do ano judaico que que é o mês de Nísan. É sempre na noite da primeira Lua Cheia da primavera. Os judeus não contam o tempo como nós. Para nós um mês tem trinta oi trinta e um dias enquanto que para eles tem quatro luas. O Mês começa na Lua nova e termina na Lua nova seguinte, logo, a Lua cheia é o meio do mês.

Resultado de imagem para jews calendar

O calendário judeu
Fonte: https://www.hebrew4christians.com/Holidays/Calendar/calendar.html

Os judeus recordam este evento da Páscoa todas as semanas, ao sábado, dia sagrado para o povo. É o dia em que a família se reúne e ninguém trabalha. Os judeus ortodoxos têm até um limite de passos que podem dar durante esse dia onde ninguém faz trabalho algum: não se cozinha, não se limpa, não se passeia, não se pode nem sequer usar guarda-chuva.

O momento mais importante do dia é a Ceia Pascal em que os judeus cumprem todas as normas que Deus mandou ao povo. A Ceia Pascal judaica dura várias horas, até ao amanhecer. São muitos os ritos que fazem parte desta Ceia: conta-se como Deus libertou o povo do Egito; come-se o cordeiro pascal, assado no fogo, com pães ázimos e ervas amargas; bebem-se quatro cálices de vinho (ler Ex 12,8) que representam as alianças de Deus com o Seu povo.

Jesus conhecia bem cada pormenor da Ceia Pascal do seu povo, pois celebrava-a todos os anos como bom hebreu. Foi, como dizem os evangelhos, numa Ceia como esta que Jesus instituiu a Eucaristia.

A Páscoa de Jesus acontece na altura da Páscoa dos Hebreus. É a nova libertação.

Mas para perceber melhor isso terás de ler o próximo artigo…

Marcações: Valores, Jesus , Cultura, Páscoa, Quaresma, Judeus, Mundos

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias