Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma | Domingo III da Quaresma

0
0
1
s2smodern

Jesus conta agora uma parábola. A figueira é uma das plantas mais comuns e generosas da Palestina. Geralmente é plantada no meio das vinhas e produz fruto sem cessar. O dono da vinha procura fruto, mas nada encontra.

 DOMINGO III DA QUARESMA |  Lc 13, 1-9 

Uma árvore assim deve ser substituída por outra que dê fruto em abundância.

Uma figueira torna-se símbolo de mudança. Deus é o dono do terreno em que vivemos. Procura fruto na nossa vida.

Estamos dispostos a mudar, a dar fruto? … amanhã, mais tarde?

Quero libertar-me do egoísmo, de todas as coisas que me atam, das incertezas, da mentira. Mas … é preciso coragem e esforço para uma verdadeira conversão. Uma conversão que é, acima de tudo, colocar em séria discussão o que somos, pensamos e vivemos.

Jesus é o vinhateiro desta parábola.

Serve de mediador entre Deus e a figueira sem frutos o que somos nós. O objetivo é substituir a árvore que não dá frutos, por outra que os dê. O povo de Deus não estava a dar o fruto que Deus esperava … Depois de três anos, depois de várias oportunidades, é preciso fazer alguma coisa…

A figueira não dá fruto; e ocupa um lugar que pode ser dado a outra árvore que dê melhores frutos. Deus dá-nos o protagonismo no nosso existir e mais do que uma oportunidade para a mudança. Como ouvimos a Sua voz? Como correspondemos às oportunidades que nos oferece?

Está atento à Sua voz!

Bom domingo!

Marcações: Valores, Evangelho, Jesus , Quaresma

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias