Quaresma - Só mais um esforço!

0
0
1
s2smodern

Para viver melhor a Quaresma como tempo de conversão, mais orientado para Deus e assim experimentar uma relação mais próxima com Ele, depois do Jejum e da esmola, a Igreja diz-nos que neste tempo devemos cultivar outra atitude fundamental dos cristãos: a oração!

A oração é vital para os cristãos. A oração é a nossa relação com Deus. É o tempo que lhe damos para o diálogo, para a escuta, para a contemplação… sem oração não existe vida de fé. Se não rezamos, não crescemos na nossa relação com Deus e, por isso, tudo se torna seco, frio e sem sentido. Mesmo a participação nos sacramentos, como a eucaristia e a confissão, é muito mais proveitosa quando preparada e acompanhada de uma boa oração pessoal.

Se isto é verdade em todos os tempos e lugares da nossa vida, torna-se ainda mais importante no tempo da quaresma em que o apelo a rezar é ainda mais forte, em que se multiplicam nas paróquias as iniciativas de oração, em que grupos e movimentos lançam planos de oração tão originais e exigentes.

Na sua mensagem para esta quaresma, o Papa Francisco, ao seu estilo, faz um ótimo resumo do significado da oração neste tempo de quaresma: Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia.

De facto, a grande experiência de oração que nos pede a quaresma é que, rezando, sejamos capazes de reconhecer que somos frágeis, que pecamos, que sozinhos não somos capazes de avançar no caminho do bem.

Que precisamos de Deus!

Podemos dizer que, na quaresma, o grande objetivo da oração é fazer-nos encontrar a bondade de Deus e a sua misericórdia no sacramento da reconciliação. Não pode passar a quaresma sem todos se terem confessado e assim experimentado o amor de Deus e a sua oferta de um novo começo. Só assim a quaresma será realmente autêntica e, só assim, faremos uma verdadeira experiência de proximidade com Deus..

O que se pede então na quaresma?

Que rezemos mais! Durante o dia cada um deve escolher uma forma de rezar mais um pouco do que reza normalmente. Se já rezo de manhã, passo a rezar também à noite. Se só rezo à noite, encontro outro momento no dia para visitar uma igreja e estar um pouco diante de Jesus no sacrário. Se já vou à missa todos os domingos, posso tentar ir mais um dia na semana. Se não vou normalmente à missa, começo a ir. É ó isto… Só mais um esforço…

Experimenta! A tua relação com Deus vai fortalecer-se e vais sentir isso!

Lê também: 

Quaresma - Dar a vida em esmola 

Quaresma - Vamos fazer jejum? 

24h

Marcações: Valores, Jesus , Deus, Esmola, Oração, Quaresma, Jejum

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias