As cores da Quaresma

0
0
1
s2smodern

Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

Os primeiros cristãos não usavam cores precisas para as celebrações. A primeira vez que se refere uma cor usada especificamente na celebração é num escrito do sec. IV que diz que os sacerdotes usavam uma veste cândida para celebrar a Ceia do Senhor.

De facto, o branco sempre foi a cor preferencial da liturgia por fazer lembrar a veste dos mártires (cf. Ap 6, 11), a virtude da pureza e a santidade de vida e costumes. A partir do sec. IX começou-se a usar outras cores e somente em 1173 o Papa Inocêncio III define o cânone das cores litúrgicas. São Pio V, em 1570, define que na liturgia se podiam usar somente o branco, o vermelho, o verde, o preto, o roxo e o rosa com normas fixas acerca dos dias específicos para cada cor.

O roxo passou a ser, então, a cor predominante na quaresma. Usa-se esta cortodos os dias da quaresma exceto no quarto domingo e nas solenidades que normalmente acontecem neste tempo – São José e a Anunciação do Senhor.

Não é fácil saber os motivos da escolha do roxo para os tempos de penitência e de luto mas a mais provável é ser uma influência dos romanos que usavam esta cor para um antigo ritual de expiação das más ações, o ver sacrum. É também usado por ser uma cor sóbria, que não chama à atenção, como deve ser o tempo da quaresma.

No quarto domingo da quaresma a liturgia veste-se duma cor diferente: o rosa. Isto acontece porque aquele domingo é uma espécie de paragem nas boxes durante a quaresma. A Igreja diz-nos com isso que ainda não é Páscoa, mas que está quase a ser… o rosa, de facto, é a mistura do roxo (da penitência quaresmal) como branco (da festa pascal).

As cores litúrgicas são, sobretudo, litúrgicas. Isto quer dizer que não é necessário os cristãos andarem vestidos conforme as cores do tempo (ou passaríamos a maior parte do ano vestidos de verde…) nem que outras coisas tenham de ter essa cor. Ás vezes vê-se na igreja que almofadas, cortinas, véus e outros objetos mudam de cor conforme o tempo e isso não é necessário. A cor litúrgica serve para que a celebração assuma o tom próprio do tempo!

 

corquaresma

Marcações: Valores, Jesus , Mensagem, Quaresma, Cores, Padres

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias