Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

0
0
1
s2smodern

Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

 Um dia, ao chegar a um verde oásis, notou a presença de uma pequena e graciosa palmeira. Encontrou-a particularmente antipática para os seus gostos. Sem pensar duas vezes, decidiu humilhá-la, atando uma grande pedra aos seus ramos. Satisfeito com a sua obra, subiu para o camelo e continuou a sua caminhada pelo deserto. 

A pequena palmeira sentiu-se oprimida por aquele peso e tentou libertar-se dele agitando-se vigorosamente. Mas a pedra estava tão bem metida entre os seus ramos, que permaneceu nessa posição sem se mover. 

Passaram os anos. A palmeira afundava cada vez mais as raízes no terreno sob o peso da pedra. E, com grande surpresa sua, desceram tão fundo que encontraram a veia de água do oásis. Alimentada pela água e pelo sol, a pequena palmeira transformou-se numa árvore encantadora e majestosa.

Ben Sadok voltou um dia a passar por aquele oásis com a intenção de encontrar a palmeira com a pedra. Procurou-a inutilmente entre as plantas mais pequenas. Já estava para partir, desiludido, quando uma palmeira gigante lhe barrou o caminho. Era a pequena planta em cujos ramos Ben tinha metido uma pedra. A palmeira disse-lhe:

- Escuta, Ben Sadok! Foi graças à pedra que tu maldosamente me colocaste em cima que me tornei esta palmeira grande e bela que vês agora. 

Quantas vezes encaramos as críticas dos outros como uma pedra? Quantas vezes ficamos a pensar se de facto será ou não verdade aquilo que de menos bom nos apontam? 

Mais importante do que deixar-se abater com as coisas menos boas que nos dizem e/ou acontecem, é saber retirar lições de todos esses momentos e coisas menos boas. Dizem os especialistas em gestão que não existem dificuldades, mas desafios. 

Porque não encarar assim as coisas menos boas que te acontecem? Pode ser que consigas descobrir à tua volta, ou mesmo em ti, uma veia de água que te ajudará a crescer e a ultrapassar todas as pedras que te coloquem no caminho!

Marcações: Valores, Amizade, Adolescentes, Histórias , Desafios

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias