O que é isso do "Momo Challenge"?

0
0
1
s2smodern

A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

O que é o desafio MOMO?

Segundo relatos, o desafio MOMO é uma forma de cyberbullying em plataformas como o WhatsApp e o YouTube. Se enviares mensagem a um determinado número via sms ou Whatsapp, podes começar a receber mensagens vinculadas a fotografias de uma criatura assustadora chamada "Momo" que foi criada por uma empresa japonesa de efeitos especiais. As mensagens incluem avisos violentos sobre esfaquear pessoas, tomar comprimidos e até suicidar-se.

É um desafio novo?

Na verdade não. O "MOMO Challenge" chegou às manchetes em 2018, quando uma menina argentina de 12 anos se suicidou por causa do "Momo Game" que estava a jogar. As autoridades em Buenos Aires nunca confirmaram se o suicídio da rapariga estava realmente ligada ao jogo online.

Nutros relatórios da Índia e da Colômbia começaram a chegar casos de adolescentes que supostamente se terão suicidado por causa do jogo.

As notícias do desafio ameaçador continuaram em 2019 depois que Free Hess, uma mãe da Flórida, disse à CNN que viu vídeos no YouTube e YouTube Kids que deram instruções às crianças sobre como se matar.

"Isto deixa-me irritado, triste e frustrado", disse Hess à CNN no dia 25 de fevereiro. "Eu sou pediatra, e vejo cada vez mais crianças a mutilar-se e  a tentar o suicídio. Não duvido que os media e coisas como esta imagem estejam a contribuir."

É mesmo a sério?

Como a ligação entre e as mortes relatadas e o desafio é pouco evidente, as pessoas começaram perguntar-se se isto não se tratará de uma farsa.A notícia deste desafio Momo está tão difundida que, quer represente ou não uma ameaça real, o assunto gerou rumores de que pode ser motivo de preocupação entre as crianças, disseram eles.

O que posso fazer?

É muito simples ... Se vires essa imagem nas redes sociais, denuncia-a! Se não existir essa possibilidade, fala com os teus pais, para poderem juntos falar com as autoridades. 

Marcações: Valores, Redes Sociais, Desafios, Pais, Filhos, Suicídio

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias