Isto não é amor!

0
0
1
s2smodern

Hoje o país está de luto nacional por todas as vítimas de violência doméstica. Os números de vítimas mortais são assustadores, por isso queremos deixar-te hoje um alerta para veres o que NÃO é o amor!

O amor pode deixar-nos cegos para todos os sinais de que estamos numa má relação. É difícil aceitar o facto de que os amores da nossa vida também podem possuir qualidades terríveis, às vezes perigosas.

Como é que uma pessoa pode parecer tão fantástica, e no minuto a seguir ser tão má? Ninguém é perfeito, e as pessoas crescem e mudam, por isso esperamos que qualquer problema na tua relação não seja complicado e possa ser resolvido.

No entanto, outros problemas só podem ser resolvidos terminando o relacionamento e quebrando todos os laços até então criados.

Quais são então os problemas que nunca deves tolerar num relacionamento? Muitos dos comportamentos intoleráveis ​​decorrem da insegurança e do desejo de controlar a relação. O teu mais que tudo pode fazer comentários cruéis sobre as tuas metas e conquistas, ou tentar convencer-te de que as tuas queixas são o reflexo do teu próprio complexo de inferioridade. Às vezes, o comportamento controlador de teu parceiro pode aumentar para a violência. Essa violência tanto pode física, emocional, psicológica e / ou sexual.

E isso nunca deves suportar. Nunca deves tolerar um parceiro que te faz você sentir pequeno ou indigno. Nunca deves tolorar abusos do teu parceiro.

Violência verbal ou emocional

Muitos de nós aceitam a violência emocional sem perceber. A violência física implica hematomas que podes ver, mas o abuso emocional é caracterizado por comentários manipuladores e comportamentos controladores que causam insegurança.

O comportamento dos agressores emocionais pode parecer insignificante no início, mas o tratamento degradante continuamente é representativo de uma questão muito mais profunda. Comportamentos para ficares atento incluem humilhar-te à frente de familiares, amigos ou colegas de trabalho, forçando-te você a pedir autorização antes de poder ir a algum lugar, descontando em ti a raiva de qualquer problema, insultando-te e chamando-te de nomes cruéis, ameaçando-te para te controlares - e a lista continua.

O abuso emocional a longo prazo leva a uma baixa autoestima, afastamento da família e dos amigos, depressão, doença, ansiedade. Não mereces esse tratamento, mas reconhecer e afastar-te um agressor emocional é um processo que demora. Recorre à tua família e aos teus amigos para teres a ajuda necessária para saíres dessa relação.

Agressão física

Se o teu parceiro está a maltratar-te fisicamente, reúne a coragem, força e capacidade de sair. Sê bom para contigo, reconhecendo também que não mereces esse tratamento e que tens todo o direito de deixar essa relação. Quando decidires que estás preparado para sair, há precauções e etapas a serem tomadas para tornar a tua transição mais fácil e segura. Isso inclui falar com os teus pais ou então, com a APAV que te ajudará a tomar as devidas decisões.

Humilhação

Quando o teu parceiro te envergonha pelo teu peso, aparência, etc., não se trata apenas de crueldade, imaturidade, mas também pode ser uma maneira manipuladora de convencer-te de que  nunca serás bom o suficiente ; que não podes deixar a vossa relação, porque mais ninguém te vai amar. É um método doentio de estabelecer domínio e controlo num relacionamento. Tu és lindo(a). Os teus amigos e família sabem que és linda(o). Não tens de ficar com apenas uma pessoa que te tenta convencer do contrário. 

 

Marcações: Valores, Relações, Violência, Namoro, Não Violência, Relacionamento

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.

  • Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

  • O que é isso do

    O que é isso do "Momo Challenge"?

    A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

  • Vem aí uma série sobre

    Vem aí uma série sobre "O Senhor dos Anéis"

    Se antes os nossos pais tinham de comprar pacotes de canais televisivos da mesma operadora, hoje temos de pedir para aderir a mais do que um serviço de streaming. A Amazon Prime está a preparar uma das séries mais caras de sempre - Senhor dos Anéis. 

  • 40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    Há pouco tempo acompanhei uma missão juvenil e um dos missionários perguntou-me, mais ou menos com estas palavras: “Não se podia resolver isto da preparação para a Páscoa mais depressa? Sei lá…uma novena (9 dias) ou um tríduo (3 dias)?”. Eu respondi exatamente com estas palavras: “poder, podia…mas não era a mesma coisa!”

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    O deserto é um lugar misterioso, onde tanto a sobrevivência como a morte caminham lado a lado. Um lugar desafiante, onde também Deus conduz os profetas para lhes poder falar ao coração, onde caminha com o povo hebreu, partilhando a sua vida.