Isto não é amor!

0
0
1
s2smodern

Hoje o país está de luto nacional por todas as vítimas de violência doméstica. Os números de vítimas mortais são assustadores, por isso queremos deixar-te hoje um alerta para veres o que NÃO é o amor!

O amor pode deixar-nos cegos para todos os sinais de que estamos numa má relação. É difícil aceitar o facto de que os amores da nossa vida também podem possuir qualidades terríveis, às vezes perigosas.

Como é que uma pessoa pode parecer tão fantástica, e no minuto a seguir ser tão má? Ninguém é perfeito, e as pessoas crescem e mudam, por isso esperamos que qualquer problema na tua relação não seja complicado e possa ser resolvido.

No entanto, outros problemas só podem ser resolvidos terminando o relacionamento e quebrando todos os laços até então criados.

Quais são então os problemas que nunca deves tolerar num relacionamento? Muitos dos comportamentos intoleráveis ​​decorrem da insegurança e do desejo de controlar a relação. O teu mais que tudo pode fazer comentários cruéis sobre as tuas metas e conquistas, ou tentar convencer-te de que as tuas queixas são o reflexo do teu próprio complexo de inferioridade. Às vezes, o comportamento controlador de teu parceiro pode aumentar para a violência. Essa violência tanto pode física, emocional, psicológica e / ou sexual.

E isso nunca deves suportar. Nunca deves tolerar um parceiro que te faz você sentir pequeno ou indigno. Nunca deves tolorar abusos do teu parceiro.

Violência verbal ou emocional

Muitos de nós aceitam a violência emocional sem perceber. A violência física implica hematomas que podes ver, mas o abuso emocional é caracterizado por comentários manipuladores e comportamentos controladores que causam insegurança.

O comportamento dos agressores emocionais pode parecer insignificante no início, mas o tratamento degradante continuamente é representativo de uma questão muito mais profunda. Comportamentos para ficares atento incluem humilhar-te à frente de familiares, amigos ou colegas de trabalho, forçando-te você a pedir autorização antes de poder ir a algum lugar, descontando em ti a raiva de qualquer problema, insultando-te e chamando-te de nomes cruéis, ameaçando-te para te controlares - e a lista continua.

O abuso emocional a longo prazo leva a uma baixa autoestima, afastamento da família e dos amigos, depressão, doença, ansiedade. Não mereces esse tratamento, mas reconhecer e afastar-te um agressor emocional é um processo que demora. Recorre à tua família e aos teus amigos para teres a ajuda necessária para saíres dessa relação.

Agressão física

Se o teu parceiro está a maltratar-te fisicamente, reúne a coragem, força e capacidade de sair. Sê bom para contigo, reconhecendo também que não mereces esse tratamento e que tens todo o direito de deixar essa relação. Quando decidires que estás preparado para sair, há precauções e etapas a serem tomadas para tornar a tua transição mais fácil e segura. Isso inclui falar com os teus pais ou então, com a APAV que te ajudará a tomar as devidas decisões.

Humilhação

Quando o teu parceiro te envergonha pelo teu peso, aparência, etc., não se trata apenas de crueldade, imaturidade, mas também pode ser uma maneira manipuladora de convencer-te de que  nunca serás bom o suficiente ; que não podes deixar a vossa relação, porque mais ninguém te vai amar. É um método doentio de estabelecer domínio e controlo num relacionamento. Tu és lindo(a). Os teus amigos e família sabem que és linda(o). Não tens de ficar com apenas uma pessoa que te tenta convencer do contrário. 

 

Marcações: Valores, Relações, Violência, Namoro, Não Violência, Relacionamento

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.