Porque é que os casais dão as mãos?

0
0
1
s2smodern

Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

De facto, há. A razão pela qual damos as mãos pode basear-se em razões biológicas, psicológicas e culturais. Podes não ter noção, mas o simples ato de dar as mãos pode ser bastante complexo. 

Reduz o Stress

Se estás a ver um filme assustador, e de repente aparece um monstro assustador: O que é que podemos fazer? Se estás com o teu bae, provavelmente vais agarrar as suas mãos numa tentativa de procurar esforço. Claro, se o monstro for real, agarrar a mão de outra pessoa pode não salvar-te, mas não torna esse gest mais trivial. Dar as mãos, foi provado que reduz stress e ajuda o cérebro a responder melhor a situações mais ameaçadoras. 

O toque é uma forma de comunicação

A comunicação não verbal não é nenhuma novidade - provavelmente já ouviste a expressão "há gestos que valem mais que palavras" - mas a ideia de que conseguimos comunicar com o toque é algo que os psicólogos começaram a explorar na última década, e o toque consegue ser tão eficaz como qualquer outra forma de comunicação. 

Num estudo conduzido por psicólogos norte-americanos, as conclusões indicam que nós somos capazes de enviar sinais emocionais através do toque. No estudo, os participantes comunicaram diferentes emoções através do toque, com o receptor deste sinal a perceber 75% da mensagem. Por isso, se sentires que não consegues comunicar efetivamente com aquela pessoa de quem gostas muito, dá-lhe a mão e talvez fique tudo dito. 

Aquece-nos

Uma das melhores formas de preservar o calor? Pele com pele! Por isso, se te esqueceste das luvas em casa, ou o aquecedor está avariado e já tens três camadas de roupa, agarra a mão da pessoa que te é querida e aproveita os benefícios da biologia.

 

É uma forma de dizer que se gosta 

Imagina que estás a caminhar pelo corredor da escola e, de repente, vês a Inês e o Bernardo juntos, de mãos dadas. Agarras o teu telemóvel e envias mensagem a toda a gente a contar que eles namoram. Que outra razão teriam para dar a mão?

É verdade, dar as mãos pode ser uma grande afirmação de amor. Diz ao mundo que estás com aquela pessoa a valer. Por isso, quando dás as mãos, quando fazes essa afirmação ao mundo, pode ser uma grande coisa e pode significar muito para a tua relação.

Marcações: Relações, Namorados, Raparigas, Rapazes, Dia dos Namorados, Casais

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Escuta, Arrisca e ... Aventura-te!

    Depois de ter passado uma noite em oração e de ter escolhido os doze, Jesus encontra agora dois grupos de pessoas: numerosos discípulos e uma grande multidão. A multidão sente-se desorientada e procura Jesus por dois motivos: quer ouvir a sua Palavra e ser curada dos seus males.

  • "Tolkien": Uma viagem pela mente do criador de "O Senhor dos Anéis"

    A pergunta mais velha do mundo que se faz a qualquer mente criativa é: "Como é que surgiu esta ideia?". Pois este ano vamos poder conhecer uma das mais brilhantes mentes do século XX. 

  • Música: porque gostamos tanto dela?

    Música: porque gostamos tanto dela?

    Independentemente do teu estilo musical favorito, com uma coisa podemos concordar: ouvir música faz bem e deixa-nos felizes. Companheira de viagens, caminhadas e, para os mais sortudos, presente também na hora do trabalho, a música é algo que tem a capacidade de melhorar o nosso humor e, inclusive, fazer com que a nossa concentração melhore, mas já te perguntaste como é que isto é possível?

  • Will Smith em tons de azul - o novo trailer de

    Will Smith em tons de azul - o novo trailer de "Aladdin"

    Durante  a cerimónia dos Grammys 2019 foi divulgado um novo trailer do remake do filme "Aladdin" da Disney. 

  • Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Grammys: a noite em que o rap foi estrela

    Ontem à noite decorreu a 61ª edição dos prémios Grammy, que distingue o que de melhor se fez na música no ano que passou.

  • Escuta, Arrisca e ... Confia!

    Escuta, Arrisca e ... Confia!

    No Evangelho deste Domingo, Pedro tem um gesto de confiança: Pela tua palavra, porque és Tu a dizê-lo, para Te dar um prazer, por Ti … lanço as redes.

  • O capitalismo: O que é?

    O capitalismo: O que é?

    Provavelmente já ouviste algumas pessoas falarem sobre esta coisa chamada capitalismo. Se já ouviste os teus pais a reclamar sobre o capitalismo ou algum dos teus professores a abordar este assunto, hoje explicamos-te este tema de uma forma simples. 

  • Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Dia dos Namorados: 10 canções para dedicar

    Quer estejas a planear algo especial com o teu namorado(a) ou um jantar com as amigas, aqui vão algumas ideias.

  • Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Escuta, Arrisca e ... Conhece!

    Jesus está no início da sua vida pública. Na sinagoga de Nazaré lê uma citação do profeta Isaías e actualiza-a, aplicando o conteúdo da profecia a si mesmo e à sua missão.

  • A ansiedade nas palavras deles

    A ansiedade nas palavras deles

    Tem sido crescente a atenção dos media para as questões relacionadas com a saúde mental. Também algumas figuras públicas aproveitam o espaço que lhes é dado para falar destas questões e como as ultrapassaram. 

  • Porque é que os casais dão as mãos?

    Porque é que os casais dão as mãos?

    Quer estejas a ver um filme, a caminhar na rua, ou simplesmente dar uma volta, não há nada mais inato do que o ato de dar as mãos. Mas porque é que fazemos isso?  Há algo mais para além do conforto de estar com o teu mais que tudo?

  • O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    O #10YEARCHALLENGE que vale a pena ver!

    Toda a gente nas redes sociais participou no “Desafio dos 10 Anos”, a brincadeira que, basicamente, consiste em partilhar uma foto atual ao lado de uma de há 10 anos atrás para mostrar o quanto ou o quão pouco mudamos ao longo da última década, certo?