A autoestima: Seis exercícios

0
0
1
s2smodern

Estes exercícios podem parecer um bocadinho "seca", mas estão a alertar a tua mente para algo que sabe que tu precisas de trabalhar. Vais ver que vais conseguir bons resultados. 

 

Se algum dos exercícios traz à tona algum sentimento que não seja assim tão positivo, não te preocupes, mas confia neste processo de cura e autoconhecimento.

1. Procura boas companhias: Rodeia-te de pessoas que são confiam nelas próprias e sabem relativizar os problemas. Aprende com elas e absorve alguns dos seus pensamentos e atitudes para a tua vida. Simultaneamente, procura passar algum tempo contigo próprio, em silêncio, semanalmente.

2. Evita as más companhias: Parece mais um cliché, mas esta é uma condição essencial para desenvolveres a confiança em ti mesmo. Distancia-te de pessoas que te fazem sentir mal ou que de alguma forma procuram fazer sentir-se superiores, atacando-te de alguma forma. Se não te sentes pronto para aceitar este desafio, vai fazendo os restantes exercícios até que te sintas preparado para esta tarefa. Não esperes grande ajuda de pessoas que preferem ver-te em baixo. 

3. Escreve uma lista de todas as tuas qualidades e capacidades: Podes incluir qualidades que as outras pessoas vão falando sobre ti. Lê-as quantas vezes quiseres, mas age acreditando nessas todas. O que muda na tua vida? 

4. Faz uma pasta com todas as coisas boas que disseram sobre ti: Coleciona, guarda todo o feedback positivo que tens tido sobre ti. Mensagens, cartões, testemunhos, cursos, fichas de avaliação ... Certifica-te que escreves mesmo todas as coisas positivas que as pessoas te dizem, de forma a assegurar que nunca te vais esquecer. Coleciona elogios. Isto no futuro tornar-se-à uma ferramenta importante para os dias menos bons.

5. Conquista algo novo todos os dias: Um record na aula de Educação Física, uma conversa difícil onde conseguiste dizer tudo o que pensavas. Orgulha-te dessas conquistas, todos os dias! 

6. Não tenhas vergonha: Celebra, expressa e valoriza ativamente as características que te tornam único, diferente e especial, tal como as características em cmoum com os teus amigos. 

Marcações: Valores, Adolescentes, Autoestima, Meditação, Autoconhecimento

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Premios Sophia: O melhor da cultura portuguesa que deves conhecer!

    Premios Sophia: O melhor da cultura portuguesa que deves conhecer!

    A longa-metragem de Sérgio Tréfaut, que adapta o romance 'Seara de Vento', de Manuel da Fonseca,ganhou onten seis prémios Sophia, entre os quais o de melhor atriz principal, Isabel Ruth, melhor ator principal, Hugo Bentes, melhor ator secundário, Adriano Luz, e melhor fotografia, Acácio de Almeida.

  • "Once Upon a Time in Hollywood": o filme que junta Leonardo Di Caprio e Brad Pitt

    Se 2019 já se revelava um bom ano para o cinema, há mais um que temos de colocar na lista! Once Upon a Time in Hollywood , com dois dos mais conhecidos atores de Hollywood e realizado por Quentin Tarantino.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma | Domingo III da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma | Domingo III da Quaresma

    Jesus conta agora uma parábola. A figueira é uma das plantas mais comuns e generosas da Palestina. Geralmente é plantada no meio das vinhas e produz fruto sem cessar. O dono da vinha procura fruto, mas nada encontra.

  • Moçambique: Como posso ajudar?

    Moçambique: Como posso ajudar?

    A passagem do ciclone Idai pelo centro de Moçambique, e as cheias que se seguiram, deixaram um rasto de destruição que provocou mais de 200 mortos. De organizações a clubes de futebol, há muitas formas de poder ajudar. Fica a conhecer algumas.

  • Quaresma - Só mais um esforço!

    Quaresma - Só mais um esforço!

    Para viver melhor a Quaresma como tempo de conversão, mais orientado para Deus e assim experimentar uma relação mais próxima com Ele, depois do Jejum e da esmola, a Igreja diz-nos que neste tempo devemos cultivar outra atitude fundamental dos cristãos: a oração!

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.