A autoestima: Seis exercícios

0
0
1
s2smodern

Estes exercícios podem parecer um bocadinho "seca", mas estão a alertar a tua mente para algo que sabe que tu precisas de trabalhar. Vais ver que vais conseguir bons resultados. 

 

Se algum dos exercícios traz à tona algum sentimento que não seja assim tão positivo, não te preocupes, mas confia neste processo de cura e autoconhecimento.

1. Procura boas companhias: Rodeia-te de pessoas que são confiam nelas próprias e sabem relativizar os problemas. Aprende com elas e absorve alguns dos seus pensamentos e atitudes para a tua vida. Simultaneamente, procura passar algum tempo contigo próprio, em silêncio, semanalmente.

2. Evita as más companhias: Parece mais um cliché, mas esta é uma condição essencial para desenvolveres a confiança em ti mesmo. Distancia-te de pessoas que te fazem sentir mal ou que de alguma forma procuram fazer sentir-se superiores, atacando-te de alguma forma. Se não te sentes pronto para aceitar este desafio, vai fazendo os restantes exercícios até que te sintas preparado para esta tarefa. Não esperes grande ajuda de pessoas que preferem ver-te em baixo. 

3. Escreve uma lista de todas as tuas qualidades e capacidades: Podes incluir qualidades que as outras pessoas vão falando sobre ti. Lê-as quantas vezes quiseres, mas age acreditando nessas todas. O que muda na tua vida? 

4. Faz uma pasta com todas as coisas boas que disseram sobre ti: Coleciona, guarda todo o feedback positivo que tens tido sobre ti. Mensagens, cartões, testemunhos, cursos, fichas de avaliação ... Certifica-te que escreves mesmo todas as coisas positivas que as pessoas te dizem, de forma a assegurar que nunca te vais esquecer. Coleciona elogios. Isto no futuro tornar-se-à uma ferramenta importante para os dias menos bons.

5. Conquista algo novo todos os dias: Um record na aula de Educação Física, uma conversa difícil onde conseguiste dizer tudo o que pensavas. Orgulha-te dessas conquistas, todos os dias! 

6. Não tenhas vergonha: Celebra, expressa e valoriza ativamente as características que te tornam único, diferente e especial, tal como as características em cmoum com os teus amigos. 

Marcações: Valores, Adolescentes, Autoestima, Meditação, Autoconhecimento

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias