Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

0
0
1
s2smodern

Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

 A música que te propomos hoje é da autoria de Sufjan Stevens. Já falamos dele algumas vezes, mas hoje a música tem tudo (ou nada?) a ver com o Natal. Chama-se "Christmas Unicorn":

A música tem mais de 12 minutos e com ela surge uma mensagem intrigante sobre a natureza do Natal. Como seria de esperar de Sufjan, as letras são ao mesmo tempo lúdicas e profundas, comunicativas e ao mesmo tempo indescritíveis (e alusivas).

letra2

Nas primeiras frases, apercebemo-nos que Sufjan está a misturar categorias que não parecem ser "da mesma laia".

O que é que o Natal tem a ver com unicórnios? O que isso tem a ver com bodes e escudos de feiticeiros?

Na segunda estrofe, conseguimos decifrar um pouco melhor do que se está a falar - de facto, o nosso Natal tem algumas "raízes pagãs". Quando ouvimos as palavras "hysterically american", o cantor começa a aprofundar aquilo que nós estamos a fazer do Natal - uma mistura de tradições com o consumismo impulsivo, sem nexo e afastado da sua essência. 

Se pensarmos bem, o natal que se publicita no século XXI é uma confusão confusa de categorias. Tantos setores da nossa sociedade moderna olham para esta época festiva e vêem coisas muito diferentes. Mas será que isso é bom ou mau? A música termina com o refrão: “Está tudo bem! Eu gosto muito de ti!"

A visão de Natal de Sufjan é explicada na obra de arte que é Silver & Gold (que inclui um belo ensaio sobre as conotações escatológicas da época do advento pelo pastor protestante Vito Aiuto e um ensaio sobre o significado da árvore de Natal escrita pelo próprio Sufjan ). 

Numa entrevista sobre este álbum, Sufjan Stevens explica que o Natal é o que fazemos dele. Alguns escolhem ignorar Jesus no Natal, mas trata-se apenas de uma escolha. Muitos de nós afirmam que o Natal é sobre Jesus, mas comportam-se como se tratasse apenas do consumismo e das bebidas sazonais do Starbucks. O Natal é o que fazemos dele.

Mas no seu melhor, o Natal reflete “mistério e magia”. Parece que a nossa sociedade como um todo tem a sensação de que isso é verdade, e isso aparece nas histórias sobre o Pai Natal, elfos, e uma simpática rena de nariz vermelho. O Natal também aparece numa bela (e verdadeira) história de um Criador que apareceu misteriosamente numa manjedoura, foi adorado por pastores e reis e, finalmente, passou a salvar o mundo. Isso sim é pura magia! 

Marcações: Valores, Jesus , Música, Natal, Advento, Mensagem

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.