Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

0
0
1
s2smodern

Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

 A música que te propomos hoje é da autoria de Sufjan Stevens. Já falamos dele algumas vezes, mas hoje a música tem tudo (ou nada?) a ver com o Natal. Chama-se "Christmas Unicorn":

A música tem mais de 12 minutos e com ela surge uma mensagem intrigante sobre a natureza do Natal. Como seria de esperar de Sufjan, as letras são ao mesmo tempo lúdicas e profundas, comunicativas e ao mesmo tempo indescritíveis (e alusivas).

letra2

Nas primeiras frases, apercebemo-nos que Sufjan está a misturar categorias que não parecem ser "da mesma laia".

O que é que o Natal tem a ver com unicórnios? O que isso tem a ver com bodes e escudos de feiticeiros?

Na segunda estrofe, conseguimos decifrar um pouco melhor do que se está a falar - de facto, o nosso Natal tem algumas "raízes pagãs". Quando ouvimos as palavras "hysterically american", o cantor começa a aprofundar aquilo que nós estamos a fazer do Natal - uma mistura de tradições com o consumismo impulsivo, sem nexo e afastado da sua essência. 

Se pensarmos bem, o natal que se publicita no século XXI é uma confusão confusa de categorias. Tantos setores da nossa sociedade moderna olham para esta época festiva e vêem coisas muito diferentes. Mas será que isso é bom ou mau? A música termina com o refrão: “Está tudo bem! Eu gosto muito de ti!"

A visão de Natal de Sufjan é explicada na obra de arte que é Silver & Gold (que inclui um belo ensaio sobre as conotações escatológicas da época do advento pelo pastor protestante Vito Aiuto e um ensaio sobre o significado da árvore de Natal escrita pelo próprio Sufjan ). 

Numa entrevista sobre este álbum, Sufjan Stevens explica que o Natal é o que fazemos dele. Alguns escolhem ignorar Jesus no Natal, mas trata-se apenas de uma escolha. Muitos de nós afirmam que o Natal é sobre Jesus, mas comportam-se como se tratasse apenas do consumismo e das bebidas sazonais do Starbucks. O Natal é o que fazemos dele.

Mas no seu melhor, o Natal reflete “mistério e magia”. Parece que a nossa sociedade como um todo tem a sensação de que isso é verdade, e isso aparece nas histórias sobre o Pai Natal, elfos, e uma simpática rena de nariz vermelho. O Natal também aparece numa bela (e verdadeira) história de um Criador que apareceu misteriosamente numa manjedoura, foi adorado por pastores e reis e, finalmente, passou a salvar o mundo. Isso sim é pura magia! 

Marcações: Valores, Jesus , Música, Natal, Advento, Mensagem

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.