Não consigo dormir!

0
0
0
s2sdefault

Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti! 

1. Afasta-te dos aparelhos eletrónicos

Está comprovado cientificamente que a luz emitida pelos aparelhos eletrónicos — tais como smartphones e TV's — interfere diretamente na nossa produção de melatonina, a hormona responsável pelo sono. Como se não bastasse, mexer no telemóvel antes de dormir faz com que o cérebro entenda que ainda não é hora de dormir.

2. Prepara-te para a rotina

Se for difícil levantar da cama depois de uma noite de sono, começa a praticar o hábito de te organizares para o dia seguinte antes de dormir. Assim, evitas o incómodo de ter de correr para preparar a mochila o mais rápido possível e pode, inclusive, dar alguns minutinhos a mais de sono sem nenhum sentimento de culpa.

3. Controla o barulho

Dormir ao lado de um frenético centro urbano ou no quarto ao lado de alguém que ronca pode interferir negativamente na qualidade do sono. Nestes casos, as dicas são as seguintes: utilizar tampões de ouvido para reduzir os sons externos ou usar outros barulhos, os chamados “ruídos brancos” — por exemplo, o barulho da chuva — que, ao serem monótonos e contínuos, ajudam a induzir o estado de sonolência.

4. Caminha!

Caminhar ao longo do dia acelera a produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. A adrenalina deixa o corpo em melhor disposição nas horas seguintes ao exercício e faz com que adormeça mais depressa no fim do dia. E a melhor parte: incluir caminhadas na tua rotina, ao contrários dos medicamentos, não tem custo algum.

5. Troca a roupa de cama pelo menos uma vez por semana

Trocar regularmente a roupa da cama — sobretudo se os teus animais de estimação dormem contigo — é um ponto importante a ser considerado para quem deseja dormir melhor. Dessa forma, além de aumentar o tempo de vida útil do teu colchão e travesseiro, deixas de alimentar colónias de ácaros e outros parasitas e melhoras, diretamente, a qualidade do teu sono.

Marcações: Desporto, Saúde , Dormir, Sono, Descanso, Caminhada

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.