A Coroa do Advento: uma ajuda para esperar pelo Natal!

0
0
1
s2smodern

Basta olhar pela janela ou sair à rua para ver que “já é Natal”! Desde o início de novembro que já se veem luzes, já se ouvem cantos, já há promoções… muitos dizem que “chegou o Natal”!

Ora, nós cristãos sabemos que isto não é o Natal. Natal é outra coisa completamente diferente e não chega quando nós queremos. Chega com Jesus a 25 de dezembro. É preciso saber esperar! E para nos ajudar a esperar a Igreja dá-nos uma ajuda grande: a coroa de advento!

De facto, neste primeiro domingo do advento, em todas as igrejas, aparece uma coroa com quatro velas que serve para marcar o ritmo dos domingos de advento. É uma forma bonita de ir percorrendo o caminho até ao Natal de Jesus. A cada domingo a luz vai aumentando até chegar a noite santa em que a Luz do mundo, Jesus Cristo, nasce para nós.

A coroa do advento é usada pela Igreja católica já desde o final século XVI.

É composta por uma estrutura circular com azevinho e grinaldas e quatro velas, três rochas e uma rosa. Há também quem coloque uma quinta vela branca simbolizando o dia de Natal.

coroa

A forma circular da coroa é sinal da eternidade e da unidade. Tal como o amor de Deus que vem ao mundo em Jesus, não tem princípio nem fim. É eterno.
Os ramos verdes que a embelezam são símbolo da esperança e da vida: está a chegar o Senhor que vence todos os nossos medos.

As quatro velas, como já dissemos, são símbolo do caminho até ao Natal e por isso acendem-se uma de cada vez. São três roxas e uma rosa para representar as cores litúrgicas dos domingos do advento: o roxo que manifesta a nossa espera e o desejo de sermos melhores para receber Jesus e o rosa que representa a alegria da espera do messias.

Constrói também em casa uma coroa do advento.

É fácil e vai ajudar toda a família a preparar-se bem para receber Jesus no natal!

Lá fora, no barulho das luzes, ninguém quer esperar. Toda a gente quer que seja já Natal. Mas nós, cristãos, esperamos com vigilância e alegria a chegada de Jesus. A coroa do advento ajuda-nos a viver melhor essa espera.

Marcações: Valores, Tradição, Natal, Advento, Tradições

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias