"Gosto muito de ti", "Desculpa" e "Perdoo-te" - As 3 frases de uma relação

0
0
1
s2smodern

O ser humano foi feito para se relacionar. Fomos construídos para nos relacionarmos porque nós também crescemos a partir dos papéis que assumimos nas relações - filhos, irmãos, melhor amigo, bom amigo, namorado, sobrinho, primo, tio, neto, padrinho, etc.

Dito isto, eu não sou uma perita em relações. Mas com a experiência, porém, aprendi que qualquer tipo de relação requer boa comunicação, respeito, sacrifício, compreensão e compromisso. Aprendi também que estas frases são chaves para qualquer tipo de relação:

Gosto muito de ti.
Desculpa.
Eu perdoo-te.

Gosto muito de ti 

São Tomás de Aquino definiu o amor como o desejo de um bem maior para o outro. Não há nada melhor como sentir-se amado; saber que alguém deseja-te mesmo o melhor da vida, todos os dias (e não quando é o dia do teu aniversário). Temos de gastar mais tempo nas coisas que realmente importam - promovendo os relacionamentos que nos fortalecem e nos tornam felizes.

Depois dos ataques do 11 de setembro na cidade de Nova Iorque, as pessoas que perderam membros da família foram entrevistadas sobre o que é que eles gostavam que o seu familiar soubesse antes do falecimento. Foi emocionante porque todos disseram que queriam poder contar ao seu ente querido, mais uma vez, o quanto o amavam.

Às vezes hesitamos em dizer "Gosto muito de ti". Às vezes, medo, preocupação, vergonha e as reações e percepções das pessoas dominam-nos. Embora possa haver barreiras para nos impedir de expressar essa frase, vamos reconhecê-las e não permitir que elas prejudiquem a nossa capacidade de expressar o amor que temos pelos outros - pais, irmãos e amigos. Mas não apenas com palavras, mas com ações. Nós podemos mostrar amor, tomando o tempo para escrever uma carta, enviando uma mensagem atenciosa, estando presente e oferecendo um ouvido atento. 

Peço desculpa

Esta frase é um aspecto essencial de todos os relacionamentos saudáveis ​​e é o primeiro passo para o processo de "cura". Desculpar-se apenas por se desculpar não tem sentido. Não podemos pedir desculpa sinceramente se não pudermos admitir para nós mesmos que cometemos um erro nas nossas ações e/ou que magoamos alguém. É também aqui que entra a humildade. Oferecer um pedido de desculpas a alguém ajuda a derrubar as paredes e criar um ambiente mais pacífico.

Pedir desculpa é mais do que admitir que se está certo ou errado. O mesmo dá esperança para reconstruir relações e expressa quanto alguém valoriza o relacionamento.

Eu perdoo-te

Perdoar é tomar uma decisão consciente de abandonar a amargura, o ressentimento, mágoa e rancor. Quando chegamos a um acordo com a magnitude do facto de que Deus é perfeito conhece cada um dos nossos pecados, e mesmo assim escolhe amar-nos e perdoar-nos vezes sem conta, é mais fácil perdoar os outros.

É importante dizer, porém, que o perdão é um processo. É um processo de libertação para que possamos seguir em frente. O perdão leva à transformação da própria vida e das  relações humanas. Impulsiona-nos a estar abertos a receber a graça e o amor de Deus, para que possamos, por sua vez, oferecer isso aos outros.

As relações são difíceis, confusas, mas valem a pena. Sempre que há um conflito, há também uma oportunidade de crescimento.

Marcações: Valores, Família, Amizade, Relações, Relacionamento, Namorados

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • 4 filmes para ver no Dia do Pai

    4 filmes para ver no Dia do Pai

    No Dia do Pai, nada melhor que um "serão cinematográfico" para celebrar todo o amor que recebes do teu pai. Deixamos-te algumas sugestões de filmes para veres neste dia especial.

  • Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Mindfulness: Como é que nos pode ajudar na escola?

    Já muito se diz sobre o quão acelerados são os tempos em que vivemos. Além da distração,os mesmos aumentam os níveis de stress e ansiedade. Neste sentido, investigadores do Reino Unido debruçaram-se sobre como a meditação e o mindfulness pode contornar estes sintomas.

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo II da Quaresma

    Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa a rezar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

  • As cores da Quaresma

    As cores da Quaresma

    Na quaresma a cor litúrgica predominante é o roxo. Mas também se usa o rosa. E porque é que nas festas se usa o branco? Quantas cores há na liturgia afinal?

  • Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Síndrome do pensamento acelerado: será que o tens?

    Provavelmente já ouviste alguma pessoa mais velha da tua família a começar uma frase com a expressão “No meu tempo..." Este padrão nostálgico tem a ver com o facto de que tudo, tudo mesmo, muda a uma velocidade absurda. Queres um exemplo? As pessoas nascidas nos anos 80 ou antes disso têm lembranças nítidas de como era a vida sem internet, sem redes sociais e, inclusive, sem telemóvel.

  • Quaresma - dar a vida em esmola

    Quaresma - dar a vida em esmola

    Depois de termos aprofundado o sentido do jejum hoje falamos sobre a segunda “arma” que a Igreja nos aconselha para vencer o pecado neste tempo da quaresma: a esmola.

  • Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Moda: cada vez mais pessoas escolhem marcas amigas do ambiente

    Não é segredo nenhum que a indústria da moda é a que mais contribui para a poluição do nosso planeta. Entre aterros acumulados com roupas deitadas fora, toneladas de água desperdiçada usadas para tingir tecidos todos os dias e microfibras prejudiciais que são colocadas nos oceanos, a necessidade de grandes mudanças nunca foi tão grande.

  • Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Histórias para Crescer: A Palmeira e a Pedra

    Ben Sadok não tinha um caráter fácil. Tinha sobretudo o vício de destruir tudo o que de belo e bom via à sua volta.

  • O que é isso do

    O que é isso do "Momo Challenge"?

    A não ser que andes a viver numa toca, de certeza que tens sido bombardeado com uma imagem de uma boneca assustadora, a entupir o teu feed no instagram, aterrorizando-te no Twitter ou no facebook. Bem-vindo ao Desafio MOMO.

  • Vem aí uma série sobre

    Vem aí uma série sobre "O Senhor dos Anéis"

    Se antes os nossos pais tinham de comprar pacotes de canais televisivos da mesma operadora, hoje temos de pedir para aderir a mais do que um serviço de streaming. A Amazon Prime está a preparar uma das séries mais caras de sempre - Senhor dos Anéis. 

  • 40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    40 dias de “penitência”… porquê tanto tempo?

    Há pouco tempo acompanhei uma missão juvenil e um dos missionários perguntou-me, mais ou menos com estas palavras: “Não se podia resolver isto da preparação para a Páscoa mais depressa? Sei lá…uma novena (9 dias) ou um tríduo (3 dias)?”. Eu respondi exatamente com estas palavras: “poder, podia…mas não era a mesma coisa!”

  • Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    Escuta, Arrisca e Vive a Quaresma! | Domingo I da Quaresma

    O deserto é um lugar misterioso, onde tanto a sobrevivência como a morte caminham lado a lado. Um lugar desafiante, onde também Deus conduz os profetas para lhes poder falar ao coração, onde caminha com o povo hebreu, partilhando a sua vida.