Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

"Gosto muito de ti", "Desculpa" e "Perdoo-te" - As 3 frases de uma relação

0
0
0
s2sdefault

O ser humano foi feito para se relacionar. Fomos construídos para nos relacionarmos porque nós também crescemos a partir dos papéis que assumimos nas relações - filhos, irmãos, melhor amigo, bom amigo, namorado, sobrinho, primo, tio, neto, padrinho, etc.

Dito isto, eu não sou uma perita em relações. Mas com a experiência, porém, aprendi que qualquer tipo de relação requer boa comunicação, respeito, sacrifício, compreensão e compromisso. Aprendi também que estas frases são chaves para qualquer tipo de relação:

Gosto muito de ti.
Desculpa.
Eu perdoo-te.

Gosto muito de ti 

São Tomás de Aquino definiu o amor como o desejo de um bem maior para o outro. Não há nada melhor como sentir-se amado; saber que alguém deseja-te mesmo o melhor da vida, todos os dias (e não quando é o dia do teu aniversário). Temos de gastar mais tempo nas coisas que realmente importam - promovendo os relacionamentos que nos fortalecem e nos tornam felizes.

Depois dos ataques do 11 de setembro na cidade de Nova Iorque, as pessoas que perderam membros da família foram entrevistadas sobre o que é que eles gostavam que o seu familiar soubesse antes do falecimento. Foi emocionante porque todos disseram que queriam poder contar ao seu ente querido, mais uma vez, o quanto o amavam.

Às vezes hesitamos em dizer "Gosto muito de ti". Às vezes, medo, preocupação, vergonha e as reações e percepções das pessoas dominam-nos. Embora possa haver barreiras para nos impedir de expressar essa frase, vamos reconhecê-las e não permitir que elas prejudiquem a nossa capacidade de expressar o amor que temos pelos outros - pais, irmãos e amigos. Mas não apenas com palavras, mas com ações. Nós podemos mostrar amor, tomando o tempo para escrever uma carta, enviando uma mensagem atenciosa, estando presente e oferecendo um ouvido atento. 

Peço desculpa

Esta frase é um aspecto essencial de todos os relacionamentos saudáveis ​​e é o primeiro passo para o processo de "cura". Desculpar-se apenas por se desculpar não tem sentido. Não podemos pedir desculpa sinceramente se não pudermos admitir para nós mesmos que cometemos um erro nas nossas ações e/ou que magoamos alguém. É também aqui que entra a humildade. Oferecer um pedido de desculpas a alguém ajuda a derrubar as paredes e criar um ambiente mais pacífico.

Pedir desculpa é mais do que admitir que se está certo ou errado. O mesmo dá esperança para reconstruir relações e expressa quanto alguém valoriza o relacionamento.

Eu perdoo-te

Perdoar é tomar uma decisão consciente de abandonar a amargura, o ressentimento, mágoa e rancor. Quando chegamos a um acordo com a magnitude do facto de que Deus é perfeito conhece cada um dos nossos pecados, e mesmo assim escolhe amar-nos e perdoar-nos vezes sem conta, é mais fácil perdoar os outros.

É importante dizer, porém, que o perdão é um processo. É um processo de libertação para que possamos seguir em frente. O perdão leva à transformação da própria vida e das  relações humanas. Impulsiona-nos a estar abertos a receber a graça e o amor de Deus, para que possamos, por sua vez, oferecer isso aos outros.

As relações são difíceis, confusas, mas valem a pena. Sempre que há um conflito, há também uma oportunidade de crescimento.

Marcações: Valores, Família, Amizade, Relações, Relacionamento, Namorados

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.