"Gosto muito de ti", "Desculpa" e "Perdoo-te" - As 3 frases de uma relação

0
0
1
s2smodern

O ser humano foi feito para se relacionar. Fomos construídos para nos relacionarmos porque nós também crescemos a partir dos papéis que assumimos nas relações - filhos, irmãos, melhor amigo, bom amigo, namorado, sobrinho, primo, tio, neto, padrinho, etc.

Dito isto, eu não sou uma perita em relações. Mas com a experiência, porém, aprendi que qualquer tipo de relação requer boa comunicação, respeito, sacrifício, compreensão e compromisso. Aprendi também que estas frases são chaves para qualquer tipo de relação:

Gosto muito de ti.
Desculpa.
Eu perdoo-te.

Gosto muito de ti 

São Tomás de Aquino definiu o amor como o desejo de um bem maior para o outro. Não há nada melhor como sentir-se amado; saber que alguém deseja-te mesmo o melhor da vida, todos os dias (e não quando é o dia do teu aniversário). Temos de gastar mais tempo nas coisas que realmente importam - promovendo os relacionamentos que nos fortalecem e nos tornam felizes.

Depois dos ataques do 11 de setembro na cidade de Nova Iorque, as pessoas que perderam membros da família foram entrevistadas sobre o que é que eles gostavam que o seu familiar soubesse antes do falecimento. Foi emocionante porque todos disseram que queriam poder contar ao seu ente querido, mais uma vez, o quanto o amavam.

Às vezes hesitamos em dizer "Gosto muito de ti". Às vezes, medo, preocupação, vergonha e as reações e percepções das pessoas dominam-nos. Embora possa haver barreiras para nos impedir de expressar essa frase, vamos reconhecê-las e não permitir que elas prejudiquem a nossa capacidade de expressar o amor que temos pelos outros - pais, irmãos e amigos. Mas não apenas com palavras, mas com ações. Nós podemos mostrar amor, tomando o tempo para escrever uma carta, enviando uma mensagem atenciosa, estando presente e oferecendo um ouvido atento. 

Peço desculpa

Esta frase é um aspecto essencial de todos os relacionamentos saudáveis ​​e é o primeiro passo para o processo de "cura". Desculpar-se apenas por se desculpar não tem sentido. Não podemos pedir desculpa sinceramente se não pudermos admitir para nós mesmos que cometemos um erro nas nossas ações e/ou que magoamos alguém. É também aqui que entra a humildade. Oferecer um pedido de desculpas a alguém ajuda a derrubar as paredes e criar um ambiente mais pacífico.

Pedir desculpa é mais do que admitir que se está certo ou errado. O mesmo dá esperança para reconstruir relações e expressa quanto alguém valoriza o relacionamento.

Eu perdoo-te

Perdoar é tomar uma decisão consciente de abandonar a amargura, o ressentimento, mágoa e rancor. Quando chegamos a um acordo com a magnitude do facto de que Deus é perfeito conhece cada um dos nossos pecados, e mesmo assim escolhe amar-nos e perdoar-nos vezes sem conta, é mais fácil perdoar os outros.

É importante dizer, porém, que o perdão é um processo. É um processo de libertação para que possamos seguir em frente. O perdão leva à transformação da própria vida e das  relações humanas. Impulsiona-nos a estar abertos a receber a graça e o amor de Deus, para que possamos, por sua vez, oferecer isso aos outros.

As relações são difíceis, confusas, mas valem a pena. Sempre que há um conflito, há também uma oportunidade de crescimento.

Marcações: Valores, Família, Amizade, Relações, Relacionamento, Namorados

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "Bestiário" de Julio Cortázar

    Esta semana entramos no mundo do surrealismo. Julio Cortázar é um escritor argentino que nos leva até ao mundo de personagens fantasmagóricas e universos que nunca tinhas pensado. 

  • Óscares 2019: E os nomeados são...

    Óscares 2019: E os nomeados são...

    Chega aquela altura do ano em que vale a pena fazer maratonas de filmes! Os nomeados dos Óscares deste ano foram revelados há pouco tempo. 

  • Não consigo concentrar-me

    Não consigo concentrar-me

    TPC´s, trabalhos, apresentações, testes ... Como conseguir fazer todas as tarefas?

  • Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Escuta, Arrisca e ... Alegra-te!

    Neste domingo, Jesus participa num banquete de casamento. É o primeiro acontecimento da vida pública de Jesus, depois do seu baptismo e de ter chamado os primeiros discípulos, também eles presentes na festa.

  • Como posso ser um bom namorado(a)?

    Como posso ser um bom namorado(a)?

    O amor é um labirinto complicado que precisa ser abordado com cuidado, especialmente numa relação. Não sabes como mostrar que és um namorado(a) à altura da sua relação? Aqui vão algumas dicas para mostrares que és melhor que os filmes.

  • Livros que Desafiam:

    Livros que Desafiam: "O Principezinho"

    Continuamos a viagem pelo mundo dos livros. Este de certeza que já leste ... Senão, ainda vais a tempo de adicionar mais um livro à tua lista de favoritos. 

  • "Bullet Journal" : Um novo formato de diário que vais querer ter

    Quando procuramos inspiração para criar um diário (e cumprir o nosso desafio de hoje nas redes sociais) encontramos muitos cadernos decorados como estas imagens. Mas afinal do que se trata um "Bullet journal"?

  • O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    O anúncio da Gilette que está a dar que falar

    Um dos assuntos do dia no twitter é #Gillette. A marca de produtos de barbear lançou um pequeno vídeo que, apesar da sua mensagem ter o que só podemos supor ser a melhor das intenções, está a ser arrasado no Youtube e nas restantes redes sociais.

  • Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Casa Branca: Os Hambúrgueres que não tem piada nenhuma

    Se estás atento às notícias internacionais, há uma que tem dado que falar: Donald Trump recebeu uma equipa de futebol americana com ... hambúrgueres do Mc Donald's. Pode até ter piada, mas fomos descobrir o motivo e olha que é bastante sério. 

  • Os filmes mais aguardados de 2019

    Os filmes mais aguardados de 2019

    Não precisamos dizer-te muito para ficares entusiasmado com o que aí vem. Basta olhar para esta lista.

  • Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    Escuta, Arrisca e ... Encontra!

    No centro do Evangelho deste domingo não se coloca o facto do baptismo, mas sim o abrir-se do céu: o céu abre-se como uma brecha nas paredes, como quando abrimos os braços aos amigos, aos pais, à família. Desta abertura do céu irrompe a vida, nele entra vida.

  • Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    Barbie chega ao grande ecrã ... e o elenco está (quase) escolhido!

    2019 ainda não começou mas as novidades não param. A Mattel e a Warner Bros. confirmaram a longa-metragem da boneca Barbie.