Escuta, Arrisca e ... Grita!

0
0
1
s2smodern

O texto do evangelho deste domingo 30 do tempo comum é um dos episódios mais bonitos escritos por São Marcos.

 DOMINGO XXX DO TEMPO COMUM | MC 10, 46-56

Jesus continua o seu caminho, decidido em levar por diante a missão que o Pai lhe tinha dado de anunciar o Reino de Deus. Neste caminho encontra um cego. Um cego de quem toda a gente se afasta e que tentam afastar de Jesus. No entanto o cego grita! Grita porque quer ser ouvido. Vive na escuridão e, ao ouvir dizer que Jesus ia passar por ali, sente que aquela é a única esperança de ter luz na sua vida. E não desiste de gritar. Mesmo quando os outros tentam calá-lo ele grita ainda mais alto.

Ao ouvir os gritos do cego Jesus pára. Chama o cego. Jesus não o afasta como os outros mas inclui o cego no meio dos que o seguiam. Pergunta-lhe o que quer. O Cego, naturalmente pede para ver e Jesus diz-lhe: “Vai!”. Que estranho… a resposta adequada ao pedido do cego seria: “Vê!”, mas Jesus diz: “Vai!”. E o cego vai… põe-se no caminho atrás de Jesus e segue-o.

Este cego não é simplesmente mais um desgraçado que Jesus encontra. Ele espelha a nossa vocação cristã. De facto este texto de Marcos parece mais um chamamento que uma cura. Jesus chama o cego, ele deixa todas as seguranças que tem como o manto e as esmolas, encontra Jesus, muda radicalmente a sua vida e segue-o no caminho. É a vocação de todos nós. Passarmos da escuridão em que vivemos quando estamos longe de Jesus, quando estamos fora do caminho de Jesus, para a luz que só ele pode trazer à nossa vida. E a única forma desta mudança se atuar também em nós é gritando! Temos de gritar a por Jesus. Temos de pedir que nos olhe e nos ajude a mudar.

Esta semana a nossa oração pode ser:

“Senhor Jesus, chama por mim! Inclui-me no teu amor. Ilumina a minha vida e torna-me num fiel seguidor, que caminha atrás de ti, no teu caminho de luz!”

Bom domingo

Marcações: Valores, Evangelho, Jesus , Comentário

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias