Project People - Qual é o teu tipo de personalidade?

0
0
1
s2smodern

Desde os tempos da Grécia antiga, a humanidade tenta decifrar e compartimentar os tipos de personalidade como forma de conhecer os caminhos da mente humana. 

The Personality Project

The Personality Project trata-se de um estudo da Northwestern University, uma universidade localizada em Illinois, EUA. Com tecnologias relacionadas ao tratamento de dados, os investigadores conseguiram recolher os dados de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Inicialmente, os mecanismos tradicionais de aglomeração dos dados identificaram 16 nichos distintos de personalidade. Contudo, os investigadores conseguiram restringir e peneirar a forma como os algoritmos recebem os dados; assim, chegaram a 4 tipos distintos: egocêntrico, reservado, comum e exemplar.

"A metodologia aplicada é a principal contribuição do estudo para a ciência". Estas são as palavras de William Revelle, professor de Psicologia do departamento de Artes e Ciências da Northwestern University. Os dados dos questionários confirmavam sempre um dos mesmos quatro tipos de personalidades, mostrando-se cada vez mais densos.

O quarteto tem bases em cinco características ou traços de personalidade amplamente aceitos e bem definidos: neuroticismo, extroversão, abertura de mente, afetividade e autoconsciência.

Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, tais como raiva, preocupação e tristeza, mostrando-se sensível nas relações interpessoais.

Extroversão é a característica típica de alguém comunicativo, com tendência a dominar o ambiente; um apreciador de conversas e convívios.

Abertura de mente representa a abertura para novas experiências, sejam ideias, artes, valores, sentimentos ou comportamentos.

Afetividade é a tendência que se tem a concordar com os outros ou se deixar levar por ideias alheias, sem expressar opiniões próprias ou escolhas pessoais.

Autoconsciência é a tendência para seguir regras, ser esforçado, pontual, batalhador e cuidadoso.

Egocêntricos

Pessoas egocêntricas tem pontuações altas ao nível da extroversão e estão abaixo da média no que toca à abertura de mente, afetividade e autoconsciência.

Reservados

São pessoas emocionalmente estáveis, não neuróticas, porém pouco disponíveis à mudança. Também não são particularmente extrovertidos, mas tendem a ser mais agradáveis e com autoconsciência.

Comum

Quem se enquadra nesta categoria por norma são neuróticos e extrovertidos. É o tipo de personalidade mais comum entre as pessoas analisadas pelo estudo. 

Exemplar

Uma personalidade exemplar é que tem pontuação mais alta em todos os domínios, menos no neuroticismo. Mostram-se grandes líderes e abertos a novas ideias.

Para validar a precisão dos resultados, os investigadores analisaram um grupo notoriamente pertencente a um dos nichos. Usaram como amostra um grupo de adolescentes do sexo masculino, que se comportam de maneira bastante egocêntrica. Os resultados confirmaram que jovens homens predominam no grupo dos egocêntricos, enquanto mulheres acima de 15 anos quase não estão representadas nesse grupo.

Os investigadores estão otimistas de que tais resultados possam contribuir para uma melhor análise do perfil de candidatos para contratações nas empresas. Tornaram as informações e os dados da pesquisa públicos para que outros possam realizar análises independentes.

 

 

 

Marcações: Valores, Ciência, Crescer, Adolescentes, Personalidade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Há vida para além de

    Há vida para além de "A Guerra dos Tronos"?

    8 anos e 8 temporadas depois, "A Guerra dos Tronos" chegou ao fim este fim de semana. Mas, e agora? O que fazer ao tempo dedicado a esta série? Aqui vão algumas sugestões:

  • "Estou sempre a adormecer"

    Quantas vezes dás por ti a adormecer nas aulas? Seja por uma noite mal dormida ou uma tarefa entediante, estar constantemente a fechar os olhos a todo o momento não é algo agradável. Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão algumas dicas. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo V da Páscoa

    Judas sai para entregar Jesus. Quem fica, alimenta-se de Deus, através de Jesus. A saída de Judas da presença dos discípulos cria o ambiente para a intimidade com os seus. É o tempo da despedida, do testamento final.

  • Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Os 7 filmes biográficos que tens de ver

    Ok, A Guerra dos Tronos não está a ser assim tão fixe. Mas há mais vida (e conteúdo) para além da série! Aqui vão umas sugestões de filmes sobre pessoais reais e que deixam uma importante mensagem para a nossa vida. 

  • 5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    5 coisas que podem fazer de ti uma pessoa feliz

    O que te faz feliz? Ficar até mais tarde na cama, encontrar dinheiro esquecido no bolso das calças ou o teu prato favorito para o jantar são bons palpites. Mas a felicidade não é percebida da mesma maneira, podendo ir muito além do que imaginamos.

  • Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    Festa do Cinema: Filmes a 2,5€ para todos!

    A Festa do Cinema conta este ano com quase 20 filmes da recente produção portuguesa. Na quarta edição, de 13 a 15 de Maio, há mais de 94 mil lugares com bilhetes a 2,5 euros, em mais de 10 mil sessões de filmes em cartaz e em todas as salas de cinema.

  • Qual a origem do nome das cores?

    Qual a origem do nome das cores?

    Já imaginaste a viver num mundo sem cores? Precisamente por estarem presentes em todos os elementos do nosso dia a dia, as cores foram ganhando importância ao longo do tempo. Mas nem sempre existiu uma variedade tão grande como a que conhecemos hoje. 

  • Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Escuta, Arrisca e Vive a Palavra | Domingo IV da Páscoa

    Usando a metáfora do pastor e das ovelhas, Jesus, identificando-se com o pastor diz, num primeiro momento, que as suas ovelhas escutam a sua voz.

  • Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Queres um Super Poder? Experimenta a Calma!

    Cultivar a calma apesar do que acontece à nossa volta é um grande superpoder. Não me digas que és daquelas pessoas que acha que não tem calma nenhuma e que, à mínima coisa perde a calma (principalmente na altura dos testes ou dos exames!) A boa notícia é que podemos aprender a fazer isso! Como? Ora vamos lá aprender!

  • Para lá da Música:

    Para lá da Música: "Uma Frase Não faz uma canção"

    A sugestão para hoje é bem portuguesa e o seu videoclip acaba de ser lançado. Faz parte do álbum "Liga, Desliga" de Isaura e conta com a participação de Luísa Sobral. 

  • O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    O que é que a tua aparência pode dizer de ti?

    Se dissermos que absolutamente NADA na aparência de uma pessoa nos chama atenção, estaríamos a mentir. Não precisa de ser atenção no sentido sexual da coisa, mas toda a gente tem um traço que parece mais chamativo – uma barba volumosa, um olho com formato diferente, lábios generosos, sardas, o formato do nariz, a largura dos ombros, tatuagens pelo corpo...

  • Novo trailer de

    Novo trailer de "Homem Aranha: Far From Home" já está aqui, mas cuidado com os spoilers!

    O novo trailer de "Homem Aranha" está aqui, mas só os que viram "Endgame" é que podem ver este trailer.