Project People - Qual é o teu tipo de personalidade?

0
0
1
s2smodern

Desde os tempos da Grécia antiga, a humanidade tenta decifrar e compartimentar os tipos de personalidade como forma de conhecer os caminhos da mente humana. 

The Personality Project

The Personality Project trata-se de um estudo da Northwestern University, uma universidade localizada em Illinois, EUA. Com tecnologias relacionadas ao tratamento de dados, os investigadores conseguiram recolher os dados de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Inicialmente, os mecanismos tradicionais de aglomeração dos dados identificaram 16 nichos distintos de personalidade. Contudo, os investigadores conseguiram restringir e peneirar a forma como os algoritmos recebem os dados; assim, chegaram a 4 tipos distintos: egocêntrico, reservado, comum e exemplar.

"A metodologia aplicada é a principal contribuição do estudo para a ciência". Estas são as palavras de William Revelle, professor de Psicologia do departamento de Artes e Ciências da Northwestern University. Os dados dos questionários confirmavam sempre um dos mesmos quatro tipos de personalidades, mostrando-se cada vez mais densos.

O quarteto tem bases em cinco características ou traços de personalidade amplamente aceitos e bem definidos: neuroticismo, extroversão, abertura de mente, afetividade e autoconsciência.

Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, tais como raiva, preocupação e tristeza, mostrando-se sensível nas relações interpessoais.

Extroversão é a característica típica de alguém comunicativo, com tendência a dominar o ambiente; um apreciador de conversas e convívios.

Abertura de mente representa a abertura para novas experiências, sejam ideias, artes, valores, sentimentos ou comportamentos.

Afetividade é a tendência que se tem a concordar com os outros ou se deixar levar por ideias alheias, sem expressar opiniões próprias ou escolhas pessoais.

Autoconsciência é a tendência para seguir regras, ser esforçado, pontual, batalhador e cuidadoso.

Egocêntricos

Pessoas egocêntricas tem pontuações altas ao nível da extroversão e estão abaixo da média no que toca à abertura de mente, afetividade e autoconsciência.

Reservados

São pessoas emocionalmente estáveis, não neuróticas, porém pouco disponíveis à mudança. Também não são particularmente extrovertidos, mas tendem a ser mais agradáveis e com autoconsciência.

Comum

Quem se enquadra nesta categoria por norma são neuróticos e extrovertidos. É o tipo de personalidade mais comum entre as pessoas analisadas pelo estudo. 

Exemplar

Uma personalidade exemplar é que tem pontuação mais alta em todos os domínios, menos no neuroticismo. Mostram-se grandes líderes e abertos a novas ideias.

Para validar a precisão dos resultados, os investigadores analisaram um grupo notoriamente pertencente a um dos nichos. Usaram como amostra um grupo de adolescentes do sexo masculino, que se comportam de maneira bastante egocêntrica. Os resultados confirmaram que jovens homens predominam no grupo dos egocêntricos, enquanto mulheres acima de 15 anos quase não estão representadas nesse grupo.

Os investigadores estão otimistas de que tais resultados possam contribuir para uma melhor análise do perfil de candidatos para contratações nas empresas. Tornaram as informações e os dados da pesquisa públicos para que outros possam realizar análises independentes.

 

 

 

Marcações: Valores, Ciência, Crescer, Adolescentes, Personalidade

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!