Não acreditas no aquecimento global? 4 factos que te vão fazer mudar de ideias

0
0
1
s2smodern

Este é um assunto que frequente na mesa do bar: afinal, o aquecimento global existe ou não ? Trata-se de uma preocupação legítima ou de apenas uma invenção dos governos para alcançar os seus próprios objetivos? 

Contra factos não há argumentos - a estatística prova que sim, existe uma mudança climática em andamento. Aqui vão 4 dados para explicares aos teus amigos:

1. A quantidade de CO2 na atmosfera está cada vez maior

Se faltaste a algumas aulas de Fisico-Química, CO2 é a fórmula do dióxido de carbono, um gás sem cheiro e sabor, expelido por máquinas que utilizamos diariamente, como os carros. A libertação de CO2 é natural (os humanos fazem isso ao respirar, caso tenhas faltado a mais aulas do que pensávamos); o problema é o seu excesso, causado principalmente pela combustão de combustíveis fósseis.

Os cientistas medem a concentração de dióxido de carbono como partes por milhão (ppm). Atualmente, essa medição já atinge a marca de 405,67 ppm — sendo que se estima que, há milhares de anos, quando os seres humanos ainda estavam “a nascer”, rondavam os 290 ppm. Quanto mais CO2 na atmosfera na Terra, maior é a temperatura do planeta — e é aí que entra o aquecimento global.

2. O nível médio das águas do mar estão mais altos

Como o planeta ficou mais quente, as camadas de gelo vão-se derretendo e transformando-se em água, o que faz com que os mares subam de nível, engolindo cidades costeiras e — quem sabe, a longo prazo — uma metrópole inteira.

Não acreditas? O aumento do nível médio da água do mar é medido em milímetros por ano (mm/year, em inglês). A medição mais recente apontou uma taxa de 3,4 mm/year, sendo que, desde o século 19, as águas já subiram cerca de 20 cm de “altura”. 

3. Está a ficar mesmo quente! 

Não, aquele calor absurdo que sentiste há pouco tempo não foi por acaso. O ano de 2016 foi considerado o mais quente registado na História, com uma temperatura global média 1,69 ºF (cerca de 16 ºC) mais alta do que aquelas do século passado. Além do calor excessivo causar o derretimento dos glaciares, gera outros fenómenos, como ciclones, furacões e principalmente queimadas — que, por sua vez, aumentam o volume de CO2.

4. O gelo do Ártico e da Antártida está a desaparecer

Estas regiões, dominadas por glaciares gigantescos, estão prestes a desaparecer do mapa. Em janeiro de 2017, a extensão de gelo no Ártico era de 13,4 milhões sq km (square kilometers ou quilómetros quadrados), o que representa uma perda de 1,3 milhões sq km entre os anos de 1981 e 2010. Já a Antártida perdeu 0,6 sq km durante esse mesmo período, permanecendo hoje com 4 sq km.

Esta redução, para além de causar o aumento do nível médio da água dos mares, afeta a fauna local, como focas, pinguins e até mesmo os famosos ursos-polares. 

Marcações: Ambiente, Terra, Planeta, Mar

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Escuta, Arrisca e ... Partilha

    Escuta, Arrisca e ... Partilha

    João Batista é a figura central deste tempo do Advento. Prepara. Encaminha. Endireita. Conduz. Aqueles que o ouvem encontram nele uma pergunta: que devemos fazer?

  • Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Novena de Natal | 17 de Dezembro

    Iniciamos hoje uma proposta de meditação um bocado diferente da habitual. Estás preparado?

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Presépio de Lata" de Rui Veloso

    Nesta quadra festiva, propomos-te uma viagem por músicas que nos propõe refeltir sobre como vivemos o Natal. Esta semana convidamos-te a ouvir Rui Veloso. 

  • 5 coisas a fazer no Advento

    5 coisas a fazer no Advento

    Estamos todos naquela fase do ano em que pensamos "como é que passou tão depressa?". Com o tempo a passar, o ano de 2019 está mesmo ali no virar da esquina. Podes estar a perguntar-te como aproveitar ao máximo a vida antes do ano acabar? Aqui vão umas ideias:

  • Vem aí um novo filme do SONIC - e o

    Vem aí um novo filme do SONIC - e o "teaser" divide opiniões

    O live-action do Sonic, que terá Ben Schwartz como Sonic e Jim Carrey como o vilão Robotnik, tem o primeiro teaser oficial.  E, bem, o vídeo não está a agradar os fãs.

  • 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Onde estamos hoje?

    Segundo a Amnistia Internacional, os direitos humanos continuam a não ser cumpridos na totatlidade. Os ativistas dos direitos humanos e movimentos de justiça social enfrentam uma batalha difícil.

  • Vida para além da Terra - é possível?

    Vida para além da Terra - é possível?

    A possibilidade de encontrar vida fora da Terra sempre instigou a imaginação humana. A primeira missão espacial que procurou sinais extraterrestes aconteceu em 1979. O programa Viking, conduzido pela NASA, chegou a enviar sondas para Marte, à procura de indícios. A missão, na época, acabou por não ter resultados. 

  • Escuta, Arrisca e... Muda!

    Escuta, Arrisca e... Muda!

    “Uma voz clama no deserto”… Esta expressão do Evangelho é parecida ao mundo de hoje, quando vemos grandes figuras nos filmes, concertos, jogos de futebol … Achamos sempre que, dessas pessoas que admiramos, sai um raio de luz inesperado, algo que nos poderá deixar uma marca para a vida.

  • 25 possibilidades de fazer voluntariado

    25 possibilidades de fazer voluntariado

    Gostavas de te dedicar ao voluntariado mas não sabes onde te dirigir? Começa por definir as tuas áreas de interesse.

  • Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Ser voluntário: um compromisso que muda a vida!

    Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Muito mais do que dar quando nos apetece ou porque fica bem no futuro CV, ser voluntário é assumir um compromisso, uma responsabilidade - a de ir ter com o outro sempre que ele precise.

  • Para lá da música:

    Para lá da música: "Christmas Unicorn" de Sufjan Stevens

    Quando pensamos em músicas de Natal pensamos logo na Mariah Carey, no Michael Bublé, nos Wham!, no Coro de Santo Amaro de Oeiras ... a variedade não acaba. Hoje propomos-te um "registo" natalício diferente.

  • Não consigo dormir!

    Não consigo dormir!

    Passas o dia inteiro com sono, mas depois chega a hora de dormir e aguentavas uma direta? Isto é para ti!