Não acreditas no aquecimento global? 4 factos que te vão fazer mudar de ideias

0
0
1
s2smodern

Este é um assunto que frequente na mesa do bar: afinal, o aquecimento global existe ou não ? Trata-se de uma preocupação legítima ou de apenas uma invenção dos governos para alcançar os seus próprios objetivos? 

Contra factos não há argumentos - a estatística prova que sim, existe uma mudança climática em andamento. Aqui vão 4 dados para explicares aos teus amigos:

1. A quantidade de CO2 na atmosfera está cada vez maior

Se faltaste a algumas aulas de Fisico-Química, CO2 é a fórmula do dióxido de carbono, um gás sem cheiro e sabor, expelido por máquinas que utilizamos diariamente, como os carros. A libertação de CO2 é natural (os humanos fazem isso ao respirar, caso tenhas faltado a mais aulas do que pensávamos); o problema é o seu excesso, causado principalmente pela combustão de combustíveis fósseis.

Os cientistas medem a concentração de dióxido de carbono como partes por milhão (ppm). Atualmente, essa medição já atinge a marca de 405,67 ppm — sendo que se estima que, há milhares de anos, quando os seres humanos ainda estavam “a nascer”, rondavam os 290 ppm. Quanto mais CO2 na atmosfera na Terra, maior é a temperatura do planeta — e é aí que entra o aquecimento global.

2. O nível médio das águas do mar estão mais altos

Como o planeta ficou mais quente, as camadas de gelo vão-se derretendo e transformando-se em água, o que faz com que os mares subam de nível, engolindo cidades costeiras e — quem sabe, a longo prazo — uma metrópole inteira.

Não acreditas? O aumento do nível médio da água do mar é medido em milímetros por ano (mm/year, em inglês). A medição mais recente apontou uma taxa de 3,4 mm/year, sendo que, desde o século 19, as águas já subiram cerca de 20 cm de “altura”. 

3. Está a ficar mesmo quente! 

Não, aquele calor absurdo que sentiste há pouco tempo não foi por acaso. O ano de 2016 foi considerado o mais quente registado na História, com uma temperatura global média 1,69 ºF (cerca de 16 ºC) mais alta do que aquelas do século passado. Além do calor excessivo causar o derretimento dos glaciares, gera outros fenómenos, como ciclones, furacões e principalmente queimadas — que, por sua vez, aumentam o volume de CO2.

4. O gelo do Ártico e da Antártida está a desaparecer

Estas regiões, dominadas por glaciares gigantescos, estão prestes a desaparecer do mapa. Em janeiro de 2017, a extensão de gelo no Ártico era de 13,4 milhões sq km (square kilometers ou quilómetros quadrados), o que representa uma perda de 1,3 milhões sq km entre os anos de 1981 e 2010. Já a Antártida perdeu 0,6 sq km durante esse mesmo período, permanecendo hoje com 4 sq km.

Esta redução, para além de causar o aumento do nível médio da água dos mares, afeta a fauna local, como focas, pinguins e até mesmo os famosos ursos-polares. 

Marcações: Ambiente, Terra, Planeta, Mar

0
0
1
s2smodern

Últimas Notícias

  • Como serão os raios-x de animais?

    Como serão os raios-x de animais?

    As imagens que vais ver a seguir consistem em radiografias que foram feitas pelo pessoal do Jardim Zoológico de Oregon, nos EUA, como parte dos exames de rotina aos animais que lá vivem. Como podes comprovar abaixo, além de reveladores — do ponto de vista científico e veterinário —, as imagens são mesmo fascinantes. 

  • 4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    4 Filmes para veres a 2,50 euros na Festa do Cinema

    A Festa do Cinema decorre até ao dia 24 de outubro (quarta-feira), com mais de 10 mil sessões em todo o país. Parece muito? Não sabes por onde começar? Nós damos uma ajuda. 

  • Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    Pawel Kuczynski: Ilustrações que desafiam

    As contradições da vida moderna encontram na obra de Pawel Kuczynski um lugar de destaque. Os temas que o artista aborda nos seus desenhos giram em torno da relação da humanidade com o mundo que a cerca — desde o vício das redes sociais às estratégias da TV para fisgar a audiência. 

  • 15 Factos matemáticos divertidos

    15 Factos matemáticos divertidos

    Quem disse que a Matemática é uma seca, não leu este artigo!

  • Filmes que Desafiam:

    Filmes que Desafiam: "Capitão Fantástico"

    O filme desta semana fala-nos da importância da família e da importância que as coisas simples tem na nossa vida. 

  • Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Sans Forgetica: o novo tipo de letra que ajuda a memorizar o que escreves

    Um grupo de investigadores da Universidade de RMIT, na Austrália, criou um tipo de letra – a Sans Forgetica, e garante que a mesma é capaz de aumentar a capacidade de memorização.

  • Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Quem é que inventou os TPC? São mesmo precisos?

    Não adianta negar: um dos maiores pesadelos dos alunos são os trabalhos de casa. Muitas vezes questionam-se porque é que devem estudar ainda mais do que já estudam na escola, e ainda que esses questionamentos deem lugar à aceitação (ou quase) na adolescência e na fase adulta, a verdade é que sempre temos que rever em casa o conteúdo lecionado durante o dia.

  • As marcas mais poderosas do mundo

    As marcas mais poderosas do mundo

    A Interbrand é uma importante consultora de marcas e todos os anos avalia as marcas mais poderosas. Já é conhecida a lista deste ano, sabes quais são?

  • Porquê adotar um cão?

    Porquê adotar um cão?

    São cada vez mais os adeptos da adoção de cães em vez de compra. Para além de "salvar" a vida do companheiro de 4 patas, o custo é irrisório quando comparado aos preços praticados por lojas de animais. 

  • Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    Escuta, Arrisca e ... Simpatiza!

    O Evangelho desta semana conta-nos uma história que te deve ser conhecida.

  • #respectbattles - a música como

    #respectbattles - a música como "arma" do respeito

    Podemos não concordar com os pontos de vistam, com as opções de vida que algumas pessoas ao nosso redor tomam. Mas se há algo que é obrigatório (e que vemos a desvanecer-se aos poucos) é o respeito pelo outro. A APAV não ficou indiferente e criou uma campanha original.

  • Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Os padrões de beleza ao longo do tempo

    Se há algo muito debatido nos dias de hoje, são as regras de beleza, às quais muitos tentam corresponder. Mas sabias que nem sempre foi assim?