Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Não acreditas no aquecimento global? 4 factos que te vão fazer mudar de ideias

0
0
0
s2sdefault

Este é um assunto que frequente na mesa do bar: afinal, o aquecimento global existe ou não ? Trata-se de uma preocupação legítima ou de apenas uma invenção dos governos para alcançar os seus próprios objetivos? 

Contra factos não há argumentos - a estatística prova que sim, existe uma mudança climática em andamento. Aqui vão 4 dados para explicares aos teus amigos:

1. A quantidade de CO2 na atmosfera está cada vez maior

Se faltaste a algumas aulas de Fisico-Química, CO2 é a fórmula do dióxido de carbono, um gás sem cheiro e sabor, expelido por máquinas que utilizamos diariamente, como os carros. A libertação de CO2 é natural (os humanos fazem isso ao respirar, caso tenhas faltado a mais aulas do que pensávamos); o problema é o seu excesso, causado principalmente pela combustão de combustíveis fósseis.

Os cientistas medem a concentração de dióxido de carbono como partes por milhão (ppm). Atualmente, essa medição já atinge a marca de 405,67 ppm — sendo que se estima que, há milhares de anos, quando os seres humanos ainda estavam “a nascer”, rondavam os 290 ppm. Quanto mais CO2 na atmosfera na Terra, maior é a temperatura do planeta — e é aí que entra o aquecimento global.

2. O nível médio das águas do mar estão mais altos

Como o planeta ficou mais quente, as camadas de gelo vão-se derretendo e transformando-se em água, o que faz com que os mares subam de nível, engolindo cidades costeiras e — quem sabe, a longo prazo — uma metrópole inteira.

Não acreditas? O aumento do nível médio da água do mar é medido em milímetros por ano (mm/year, em inglês). A medição mais recente apontou uma taxa de 3,4 mm/year, sendo que, desde o século 19, as águas já subiram cerca de 20 cm de “altura”. 

3. Está a ficar mesmo quente! 

Não, aquele calor absurdo que sentiste há pouco tempo não foi por acaso. O ano de 2016 foi considerado o mais quente registado na História, com uma temperatura global média 1,69 ºF (cerca de 16 ºC) mais alta do que aquelas do século passado. Além do calor excessivo causar o derretimento dos glaciares, gera outros fenómenos, como ciclones, furacões e principalmente queimadas — que, por sua vez, aumentam o volume de CO2.

4. O gelo do Ártico e da Antártida está a desaparecer

Estas regiões, dominadas por glaciares gigantescos, estão prestes a desaparecer do mapa. Em janeiro de 2017, a extensão de gelo no Ártico era de 13,4 milhões sq km (square kilometers ou quilómetros quadrados), o que representa uma perda de 1,3 milhões sq km entre os anos de 1981 e 2010. Já a Antártida perdeu 0,6 sq km durante esse mesmo período, permanecendo hoje com 4 sq km.

Esta redução, para além de causar o aumento do nível médio da água dos mares, afeta a fauna local, como focas, pinguins e até mesmo os famosos ursos-polares. 

Marcações: Ambiente, Terra, Planeta, Mar

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.