Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Notice: Trying to access array offset on value of type int in /home/www/html/templates/yoo_bento/warp/src/Warp/Config/Repository.php on line 243

Os sonhos: 7 curiosidades

0
0
0
s2sdefault

Os sonhos são uma das experiências mais misteriosas e interessantes das nossas vidas. As histórias que vivemos durante o sono – que muitas vezes parecem ser reais – intrigam especialistas e curiosos. Na procura de explicações descobrimos uma série de curiosidades que valem a pena partilhar.

É normal esquecermo-nos dos sonhos

É-te muito difícil lembrares-te de um sonho? É normal. Segudno os especialistas, a maior parte das pessoas esquece-se de metade de um sonho cinco minutos depois de acordar. E após de um período de 10 minutos, esquecese de 90% do que sonhou.

Todos os rostos nos sonhos são familiares

O nosso cérebro não é capaz de inventar rostos. Por isso, se algum estranho aparecer nos teus sonhos, ficas a saber que já viste esse rosto antes. Todas as feições com as quais sonhamos são de pessoas reais – quer te recordes delas ou não. Como vemos milhares de pessoas ao longo da vida, o nosso cérebro tem um stock bem grande de personagens para intensificar as tuas histórias.

Nem toda a gente sonha a cores

Sabias que 12% das pessoas sonham exclusivamente a preto e branco? Para os restantes 88%, as imagens que aparecem durante o sono são sempre coloridas. Curiosamente, estudos realizados entre 1915 e 1950 apontavam para que a maior parte das pessoas sonhava a preto e branco, mas essa estatística começou a mudar a partir da década de 1960. Atualmente, apenas 4,4% dos sonhos de pessoas com menos de 25 anos são a preto e branco. Pesquisas recentes acreditam que isso seja um reflexo da modernização do cinema e da televisão que passaram a ser exibidos a cores.

Os sonhos são simbólicos

Desvendar o significado dos sonhos é uma tarefa que intriga muitos. Aqueles que se preocupam em encontrar uma explicação para o que vivemos durante o sono sabem que os sonhos são constituídos por uma linguagem profundamente simbólica. A verdade é que, qualquer que seja o elemento com que sonhamos, tem sempre um significado complexo. 

As emoções mais comuns

De todas as emoções que podemos vivenciar durante um sonho, a mais comum é a ansiedade. Além disso, os sentimentos negativos costumam manifestar-se com mais frequência do que os positivos.

Sonhamos muito 

Em média, é possível ter 4 a 7 sonhos numa única noite. Isto significa que podes sonhar o que quiseres num período de uma a duas horas todas as noites.

Os animais também sonham

Estudos realizados com diversos animais mostraram que estes apresentam as mesmas ondas cerebrais que os humanos durante o sono. De facto, é comum apanhar os animais a mexer as patas como se estivessem a correr e a fazer sons como se estivessem à caça.

Marcações: Valores, Saúde , Emoções, Dormir, Sono, Descanso

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias

  • Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    Sexta-Feira Santa: O dia do silêncio

    A celebração de Sexta-Feira Santa é a mais original de todas as da Liturgia romana: Não há eucaristia. O silêncio, o jejum, a oração, as devoções tradicionais, sobretudo as que ajudam a meditar e orar o mistério da cruz, elemento central deste dia ... 

  • Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Quinta-Feira Santa: A melhor lição de Jesus

    Com a missa da Ceia do Senhor começa o Tríduo Pascal da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. São João dá-nos a chave de tudo o que vivemos: "Amou-nos até ao extremo". 

  • Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    Nos passos de Jesus: A fome no mundo

    A nossa proposta de reflexão de hoje centra-se nas milhares de pessoas que passam fome no mundo. Hoje propomos-te os números da fome no mundo. O que podemos nós fazer para inverter esta situação? 

  • O meu pai é o melhor do mundo!

    O meu pai é o melhor do mundo!

    É a maior frase feita do mundo, já sabemos. Infelizmente, contudo, nem toda a gente tem a felicidade de ter um pai tão fixe como os nossos. É por isso que hoje decidimos agradecer a todos os pais fixes do mundo. 

  • Como lidar com

    Como lidar com "bullies"?

    Se estás a ser vítima de "bullying", há muito que podes fazer. Enquanto táticas diferentes funcionam para pessoas diferentes, lembra-te que nunca estás sozinho.

  • Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos passos de Jesus: A vida no Hospital

    Nos hospitais também há crianças e adolescentes. Os acidentes ou as doenças não escolhem idades. Vale a pena dialogar acerca do que é a vida no hospital.

  • Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Imigrantes: o que posso aprender com eles?

    Portugal tem sido um país de acolhimento de variadas culturas. Motivações económicas e políticas são as principais causas para muitas pessoas largarem aquilo que conhecem como casa, como lar. O que podemos aprender com estas histórias de vida?

  • 5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    5 factos sobre o Dia Internacional da Mulher

    Há mais de 100 anos que o dia 8 de março ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Ainda que tenha diferentes significados em vários pontos do globo, hoje é preciso fazer mais do que publicar uma foto com uma hashtag catita.

  • Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Nos passos de Jesus: perseguidos pela fé

    Segundo o relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo, a Fundação da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), 20% dos países do mundo não respeitam a liberdade religiosa.

  • O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    O meu amigo está a experimentar drogas, o que posso fazer?

    Hoje a nossa proposta de reflexão é a da liberdade dos vícios. São situações muito difíceis de gerir e às quais temos de ter um grande nível de empatia e compreensão. 

  • Sábado Santo: O dia do

    Sábado Santo: O dia do "nada"

    A celebração de Sábado Santo consiste em não ter celebrações. 

  • Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Nos passos de Jesus: O que posso fazer pelos refugiados?

    Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, no final de 2017, estavam deslocadas contra a sua vontade 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo, em resultado de guerras, conflitos armados ou violação dos direitos humanos.