
Os sonhos: 7 curiosidades
Os sonhos são uma das experiências mais misteriosas e interessantes das nossas vidas. As histórias que vivemos durante o sono – que muitas vezes parecem ser reais – intrigam especialistas e curiosos. Na procura de explicações descobrimos uma série de curiosidades que valem a pena partilhar.
É normal esquecermo-nos dos sonhos
É-te muito difícil lembrares-te de um sonho? É normal. Segudno os especialistas, a maior parte das pessoas esquece-se de metade de um sonho cinco minutos depois de acordar. E após de um período de 10 minutos, esquecese de 90% do que sonhou.
Todos os rostos nos sonhos são familiares
O nosso cérebro não é capaz de inventar rostos. Por isso, se algum estranho aparecer nos teus sonhos, ficas a saber que já viste esse rosto antes. Todas as feições com as quais sonhamos são de pessoas reais – quer te recordes delas ou não. Como vemos milhares de pessoas ao longo da vida, o nosso cérebro tem um stock bem grande de personagens para intensificar as tuas histórias.
Nem toda a gente sonha a cores
Sabias que 12% das pessoas sonham exclusivamente a preto e branco? Para os restantes 88%, as imagens que aparecem durante o sono são sempre coloridas. Curiosamente, estudos realizados entre 1915 e 1950 apontavam para que a maior parte das pessoas sonhava a preto e branco, mas essa estatística começou a mudar a partir da década de 1960. Atualmente, apenas 4,4% dos sonhos de pessoas com menos de 25 anos são a preto e branco. Pesquisas recentes acreditam que isso seja um reflexo da modernização do cinema e da televisão que passaram a ser exibidos a cores.
Os sonhos são simbólicos
Desvendar o significado dos sonhos é uma tarefa que intriga muitos. Aqueles que se preocupam em encontrar uma explicação para o que vivemos durante o sono sabem que os sonhos são constituídos por uma linguagem profundamente simbólica. A verdade é que, qualquer que seja o elemento com que sonhamos, tem sempre um significado complexo.
As emoções mais comuns
De todas as emoções que podemos vivenciar durante um sonho, a mais comum é a ansiedade. Além disso, os sentimentos negativos costumam manifestar-se com mais frequência do que os positivos.
Sonhamos muito
Em média, é possível ter 4 a 7 sonhos numa única noite. Isto significa que podes sonhar o que quiseres num período de uma a duas horas todas as noites.
Os animais também sonham
Estudos realizados com diversos animais mostraram que estes apresentam as mesmas ondas cerebrais que os humanos durante o sono. De facto, é comum apanhar os animais a mexer as patas como se estivessem a correr e a fazer sons como se estivessem à caça.