6 dicas para se tornar num bom ouvinte

0
0
0
s2sdefault

Ser um bom ouvinte torna-nos melhores pessoas, isto porque cultiva a nossa maturidade emocional, a generosidade e a empatia. É possível tornar-mo-nos num bom ouvinte? Claro que sim, com estas pistas! 

 Aqui estão seis maneiras de desenvolver uma atitude de escuta ativa:

1. Interessa-te: Por vezes pensa-se que escutar significa estar quieto até que seja a sua vez de falar. Mas um verdaeiro ouvinte é altruísta. Implica dedicar a tua atenção a outra pessoa. Essa atenção não pode ter julgamentos associados. Mantém a tua mente aberta, sempre respeitando a opinião do outro.

2. Ouvir é receber: Recebe-se a confiança e a vulnerabilidade da outra pessoa. Tal como uma tela em branco, deiza que o teu amigo lance ideias, sentimentos, pensamentos contraditórios, o que quer que esteja a surgir.

3. Sê subtil: Mostra que estás interessado acenando com a cabeça, murmurando "mmm hmmm", uma palavra ou frase curta aqui e ali.

4. Adapta-te: Um bom ouvinte olha nos olhos, mas também pode sentar-se lado a lado e olhar diretamente para a frente, permitindo a intimidade e a privacidade do interlocutor. Por exemplo, se a pessoa olha para baixo ou para longe, baixa o olhar também de vez em quando. Dessa forma, a pessoa sentir-se-á aceite em vez de ser examinada. Adapta-te ao seu ritmo.

5. Espera por uma pausa orgânica: Evita interromper - é um presente incrível para fornecer espaço suficiente para alguém deitar tudo cá para fora. Quando a pessoa parece ter-se acalmado, esse é o teu momento. 

Vivemos numa era em que se interrompem muito as conversas. Mesmo que isso seja aceitável socialmente, não funciona quando alguém realmente precisa de um ombro para chorar ou falar. 

6. Sê sensato: Ser bom ouvinte não implica silêncio completo. Por exemplo, se a tua amiga disser em voz alta: “O meu namorado almoçou com a ex! Não me quer contar o que falou com ela, será que devo acabar com ele?” Como bom ouvinte, deixa-a desabafar. Não digas: “Acalma-te!”, mas sim  “Ok, o teu namorado almoçou com a ex dele ontem. Agora sentes-te um bocado excluída e com medo de que ele ainda possa amá-la e querer voltar para ela? ”

A tua amiga vai sentir-se “ouvida” porque soubeste ouvir e analisar o que te foi dito, em vez de tentar acalmá-la. Usa um tom de voz mais sensato do que propriamente reativo.

 

Marcações: Valores, Amizade, Escutar, Amigos, Tempos Livres

0
0
0
s2sdefault

Últimas Notícias